O excesso de peso dos veículos de carga é uma das principais causas do envelhecimento precoce dos pavimentos das estradas, obrigando a que em algumas rodovias sejam feitas intervenções de recuperação com apenas 3 ou 4 anos de uso, quando o normal seriam 10.
Preocupados com o que possa acontecer na BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena), temos alertado sobre a necessidade de se implantar balanças para pesagens de veículos comerciais, uma no encontro com a BR-135 (entre Gilbués e Monte Alegre), e outra na cidade de Santa Filomena, na divisa com o estado do Maranhão, já que metade dos grãos produzidos no município são levados para Balsas (MA), onde existe representação das tradings agrícolas.
Ao tomar conhecimento da reportagem que postamos no Portal GP1, na última segunda-feira (20/05), sob o título “Vereador cobra balanças para pesagem de veículos pesados na BR-235/PI” (http://www.gp1.com.br/blogs/vereador-cobra-balancas-para-pesagem-de-veiculos-pesados-na-br-235pi-302065.html), o sempre solícito Sebastião Victor Braga Ribeiro, superintendente do DNIT/PI, nos comunicou, via e-mail, que as providências já estão sendo tomadas por aquele órgão, embora tenhamos que aguardar até o final do ano.
Imagem: DivulgaçãoMensagem via e-mail que nos foi encaminhada pelo superintendente regional do DNIT/PI, Sebastião Victor Braga Ribeiro
Segundo Sebastião Ribeiro, “este será um problema que teremos que conviver por mais alguns meses”. Mas acrescenta dando uma boa notícia, apesar de não afirmar se a BR-235, para a qual estamos reivindicando, aparece entre as rodovias piauienses contempladas com esses postos de medição de alta precisão: “Está em andamento no DNIT um programa para implantação de balanças nas BRs, que deverá ser implantado em novembro/2013”.
Pesagem automática - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) propõe alterações no atual Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem. O objetivo é instalar no Brasil um novo sistema de pesagem, mais moderno e semelhante ao de outros países, com componentes eletrônicos capazes de medir peso e dimensão dos caminhões automaticamente - portanto, em movimento -, sem necessidade de parada.
O novo sistema vem sendo desenvolvido desde agosto de 2012, numa parceria entre o Dnit e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com o órgão, a pesagem em movimento será uma inovação tecnológica para os padrões brasileiros.
Imagem: ReproduçãoPosto do DNIT, testando o novo modelo, que prevê pesagem e medição automática de caminhões nas rodovias federais
As vantagens são a diminuição no tempo de parada no processo de fiscalização e a redução do número de agentes públicos envolvidos no processo. O Dnit já iniciou a preparação dos editais para lançar o novo modelo no mercado, cuja licitação está prevista para junho.
A ideia tem total apoio da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). Para o diretor da área técnica, Neuto Gonçalves dos Reis, a mudança é positiva. "É preciso combater o excesso de peso. É ilusório pensar que carregar mais carga significa maior faturamento. O caminhão que roda com sobrecarga tem maior custo operacional, consome mais pneus e combustível, além de por em risco a segurança e possibilitar acidentes”, diz.
Neuto Gonçalves afirma que o novo método mudaria as técnicas de pesagem. “Não é um sistema convencional, será preciso mudar regulamentos técnicos, metodológicos, para que isso venha a ser implantado. É um sistema completamente automatizado, que dispensa a presença local do agente”, adverte o representante das transportadoras brasileiras.
Fonte: DNIT e Agência CNT
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