quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Governador libera R$ 597 mil para recuperação de estrada na Serra da Fortaleza


Governador Wellington Dias em audiência, no Palácio de Karnak, com o prefeito Carlos Braga e com representantes da APROFORT






















Os produtores rurais da Serra da Fortaleza, município de Santa Filomena, onde estão sendo cultivados quase 40 mil hectares de soja, conseguiram do governador Wellington Dias (PT) autorização para Ordem de Serviço no valor de R$ 597.208,28 (Quinhentos e Noventa e Sete Mil, Duzentos e Oito Reais e Vinte e Oito Centavos) para a recuperação (levantamento, alargamento, revestimento primário com cascalho e rebaixamento da ladeira Ponta-de-Eixo) da rodovia PI-254, em um trecho de 42 quilômetros, entre a Bunge e a Fazenda Jatobá, no encontro com a BR-235/PI.

A solicitação teve início na audiência pública do prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga, e de representantes da APROFORT (Associação dos Produtores da Serra da Fortaleza) com o Governador Wellington Dias, transcorrida no dia 09 de janeiro de 2017, no Palácio de Karnak, oportunidade em que foi apresentada a necessidade da urgente recuperação da estrada PI-254, objetivando facilitar o transporte de insumos e o escoamento da produção agrícola da região de Santa Filomena. 

Ofício da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com autorização do governador Wellington Dias

No dia 26 de janeiro, graças aos pedidos feitos pela APROFORT (Associação dos Produtores da Serra da Fortaleza) e, de acordo com o produtor Amarildo dos Santos, ao apoio do atual prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga (PP), a Secretária de Desenvolvimento Rural Substituta, Patrícia Limma Vasconcelos, encaminhou o OFÍCIO Nº 15.101-069/2017-GS ao governador Wellington Dias, que, conforme demonstra o documento abaixo, autorizou a Ordem de Serviços, na forma da Lei.

A melhoria na PI-254 trará benefícios diretos e imediatos aos produtores das Serras da Fortaleza, do Riachão e das Guaribas, no escoamento da safra agrícola 2016/2017, que a colheita da soja deve começar na primeira quinzena de março. 

A autorização do governador Wellington Dias ocorreu na última segunda-feira (30), cuja liberação será dividida em 04 (quatro) parcelas, conforme o documento acima.

Reunião da Câmara Setorial do Agronegócio do Piauí, realizada em 18/01/2017, na cidade de Uruçuí (PI)

Os serviços serão executados pela empresa NM ENGENHARIA LTDA, por meio do Processo SDR Nº 0259/2017, em acordo com o Contrato Administrativo Nº 05/2013.

BR-330 e PONTE TASSO FRAGOSO - Na manhã de 18 de janeiro de 2017, durante a 4ª Reunião da Câmara Setorial do Agronegócio do Piauí, realizada na cidade de Uruçuí (PI), um dos assuntos demandados no encontro, de ampla representatividade,  foi a importância da implantação da BR-330, entre Bom Jesus (PI) e Tasso Fragoso (MA), bem como a construção da ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando o município de Santa Filomena à cidade de Tasso Fragoso, na qual foi sugerida uma audiência com o superintendente do DNIT/PI, Paulo de Tarso Mendes.

Reunião da APROFORT com Paulo de Tarso (DNIT/PI) e Dr. Carlos Braga (prefeito de Santa Filomena)
























Mas além do encontro na SDR e de outras importantes reuniões, a audiência do DNIT aconteceu na tarde da última quarta-feira (01), na sede do DNIT/PI, em Teresina, com as presenças de representantes da APROFORT, do Dr. Carlos Braga (prefeito de Santa Filomena), de João Hilton (assessor do senador Elmano Férrer - PMDB/PI), de Sérgio Vilela (coordenador das Câmaras Setoriais) e, é claro, de Paulo de Tarso Mendes (Superintendente do DNIT/PI), dentre outras lideranças.

Na pauta, a construção da ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando o município de Santa Filomena (PI) à cidade de Tasso Fragoso (MA). Segundo o produtor Almir Michelan, presidente da APROFORT, “novos encaminhamentos serão dados a partir de hoje”.

E conclui Almir Michelan: “Nós agricultores é que vamos construir a ponte no Rio Parnaíba. Na parceria, o Governo entrará apenas com o licenciamento ambiental”.

Rio Parnaíba, entre Santa Filomena (PI) e Tasso Fragoso (MA), onde os agricultores irão construir a ponte

O agricultor paranaense - radicado no cerrado do Piauí - disse ainda que a ponte, que irá beneficiar diretamente a Serra da Fortaleza e o Condomínio Boa Esperança, faz parte do projeto da BR-330, de Bom Jesus (PI) a Tasso Fragoso (MA). Entretanto, como a mencionada rodovia não foi incluída no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, os estudos de viabilidade seguem a passos de tartaruga.

Serra da Fortaleza - Também deverá ser realizada, com recursos dos produtores e a pareceria da Prefeitura Municipal, uma operação tapa-buracos na estrada vicinal da Serra da Fortaleza à Balsa Pipes, que faz a travessia do Rio Parnaíba entre a zona rural do município de Santa Filomena (PI) e a cidade de Tasso Fragoso (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário