sábado, 4 de fevereiro de 2017

Açougueiro denuncia proibição de abater gado aos sábados no Matadouro Público

Açougueiro Moisés Alves de Carvalho, que abateu uma vaca no chão, na porta do Matadouro Público

Açougueiros de Santa Filomena, cidade posicionada no sudoeste do Piauí, a 910 quilômetros de Teresina, denunciam - em especial, o Moisés Carvalho - que estão sendo proibidos de abater animais nas madrugadas de sábado, exatamente o dia da Feira Municipal, que acontece no centro da cidade, no cruzamento das Ruas Presidente Getúlio Vargas com Leônidas Melo, ao lado do Mercadinho M&C.

Segundo o açougueiro Moisés Alves de Carvalho, que na manhã deste sábado (04) abateu um bovino em frente ao matadouro, em cima de plásticos, porque o abatedouro público estava fechado. O novo administrador do Matadouro Público Agenor Lobato, que também é açougueiro e o único da cidade a dispor de câmara fria, determinou que os abates só vão acontecer nas madrugadas de segunda a sexta, e não mais nas tardes de sexta nem aos sábados, como era comum.

Açougue do Moisés, localizado na Rua Pres. Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Filomena (PI)
























O que diz o açougueiro Moisés Alves, estabelecido à Rua Pres. Getúlio Vargas:

Nós tivemos uma reunião com o secretário do Prefeito e com o administrador do Matadouro e ficou combinado que agente ia matar gado de segunda a sábado. E vinha continuando bem, mas começou a complicar no sábado passado, e neste agora já fui barrado. O encarregado disse que eu não podia matar hoje, sábado, só de segunda a sexta de manhã, que na sexta de tarde e no sábado de manhã eu não tinha mais direito de matar gado lá. 

Então fui no secretário do prefeito, ontem, e ele garantiu que eu poderia matar gado na sexta à tarde. Comprei a vaca, botei lá no matadouro, e cheguei 4 horas da tarde de ontem para dizer a ele qual era minha vaca. Quando cheguei ele já tinha matado a dele, tava tirando o couro, aí perguntei: o senhor não matou a minha também? E ele respondeu: eu não já disse prá você que não mato gado prá você nem sexta de tarde e nem sábado pela manhã? Eu já lhe disse, eu não mato, prá ninguém! Aí eu respondi: tá beleza, não vou discutir não, o senhor tá certo!

Matadouro Público Agenor Lobato: localizado a 100 metros da BR-235, já se acha em área residencial ...
























Fui de novo no secretário do prefeito, pois o prefeito tava viajando, e comuniquei o fato. Ele me prometeu que ia ter uma solução para isso. Como eu tenho compromisso de pagar ao vendedor do gado e também com os meus clientes, peguei a vaca, puxei pro lado de fora do curral, levei uma capa, tirei as palhas, matei, tirei o couro na frente do Matadouro, e to aqui cortando no meu açougue. Fiz porque fui obrigado a fazer. Mas não queria agir dessa forma. O próprio administrador do matadouro contribuiu para que eu agisse de forma errada.

Quero pedir ao senhor prefeito, Dr. Carlos, que olhe para esse lado e veja que a gente tem que ter um gado com carne de qualidade, uma carne do mesmo dia, cheirosa, que os clientes compram e ficam satisfeitos. Eu não tenho câmara fria, os outros também não tem, por isso todos vinham matando nos sábados pela manhã. Por que agora ele quer mudar? Digo que 100 por cento dos açougueiros estão querendo matar gado de manhã, estamos unidos, e estavam comigo hoje lá no Matadouro, me dando apoio, porque lá é de todos, é da sociedade.

... e, pelas informações, parece que será transferido para outro local na administração do Dr. Carlos Braga
























Hoje só foi abatido o meu gado. E ontem de tarde, só o dele, que tem câmara fria, prá levar prá feira hoje. Eu queria que isso não acontecesse mais, prá gente fazer as coisas certas. Nós investimos lá, ajudando a comprar balança, calçamos o curral, então, acho que ele não podia recusar meu gado. Mesmo que ele não quisesse ir, me entregava a chave, eu entregava o Matadouro limpinho, não deveria dizer um não pra mim. Fiquei muito chateado, por isso que agi da maneira que não era para agir. Mas graças a Deus, deu tudo certo”, finaliza Moisés Alves de Carvalho.

Importância do Açougueiro – Açougue é um estabelecimento comercial que vende carne verde, ou seja, fresca, não salgada. E tem sua importância na sociedade. Ou alguém duvida disso? Portanto, pedimos ao prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga, que certamente estará sensível ao problema, e tente resolver esses casos pontuais, a fim de que sua administração não seja prejudicada. Quem ganhará com isso será a população filomenense, sobretudo os que apostaram na mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário