quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Vereadores denunciam demolição de escola municipal sem autorização da Câmara

Vereadores Zé de Zé Biga (PSD), Cristóvão (PSB) e Renato Vieira (PTB) denunciam demolição de Escola

Recebemos a informação, através dos vereadores Cristóvão Dias Soares (PSB), José Damasceno Nogueira Filho (PSD) e Renato Vieira Miranda (PTB), bem como do professor Mussolini Lustosa Nogueira Filho, de que o prédio da Escola Municipal Esdras Avelino (desativada), localizada na localidade Ponta da Serra, na margem da BR-235, a 23 quilômetros da cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, está sendo demolida pela Prefeitura Municipal, e sem autorização da Câmara de Vereadores.

“A escola da Ponta da Serra está sendo demolida, isso não pode acontecer! Por que em vez de destruir não transforma em um ponto de apoio à nossa cultura, inclusive com vigilante, já que o prédio fica a 50 metros da BR-235 e a menos de 200 metros do Cemitério dos Escravos”, questiona o vereador Cristóvão Dias Soares, no exercício do seu quarto mandato consecutivo.

Escola Municipal Esdras Avelino, construída entre 1999 e 2000, pelo ex-prefeito João Lustosa Avelino
O vereador Renato Vieira também entende que o ato é irregular, já que não houve nenhuma consulta à Casa Legislativa de Santa Filomena. “Considero um desrespeito o Poder Executivo demolir um prédio público construído há quase 20 anos, sem ouvir a população e sem autorização da Câmara. Não se justifica usar o material de uma Escola para reformar a sede da Prefeitura”, diz com indignação o vereador Renato Vieira Miranda.

O vereador José Damasceno (Zé de Zé Biga) tem o mesmo entendimento sobre o caso. “É uma pena a gente ver a destruição de uma Escola Municipal, quando se deveria estar pensando em construir mais salas de aulas”. E acrescenta: “A escola da Ponta da Serra poderia continuar sendo utilizada como ponto de apoio para os moradores, tendo em vista que ali é uma tradicional parada dos ônibus e do caminhão da linha”.  

Mussolini Filho: "Já que a questão é política, não seria mais fácil mudar o nome do que destruir a Escola?
Quem igualmente está revoltado com a medida que vem sendo tomada pela gestão municipal é o professor e pecuarista Mussolini Lustosa Nogueira Filho. Para ele, se trata de revanchismo político, que são resquícios do coronelismo. “Já que a questão é política, não seria mais fácil mudar o nome do que destruir a Escola?”, pontifica o ex-chefe de gabinete da Prefeitura.

Sobre o polêmico assunto, o ex-secretário municipal de Educação, professor Pedro Eimard Maia de Sousa, disse que desativou a Escola por causa da redução de alunos, mas que mesmo assim, funcionou durante 6 anos e não pediu para que a mesma fosse demolida. “Pregaram na campanha política que iriam reativar as escolas fechadas e agora estão é demolindo uma Escola? Que contradição é essa? Qual a explicação?”, lembra.

Pedro Maia: "Diziam que iam reabrir as escolas desativadas e agora estão é demolindo. Qual a explicação?"
Para o ex-prefeito João Lustosa Avelino, gestor responsável pela construção do prédio, nos anos 1999/2000, a Escola Municipal Esdras Avelino poderia continuar funcionando como Escola Pólo, beneficiando todo o médio Taquara. 

“Sobre a denominação da Escola, é tradição no Brasil homenagear prédios públicos com pessoas do Município”, pondera o ex-presidente da Câmara, João Lustosa, que foi prefeito de Santa Filomena entre 1997 e 2000.

Realmente, os moradores da Ponta da Serra e toda a região do Médio Rio Taquara e, enfim, a sociedade de Santa Filomena, precisam de respostas convincentes para essas indagações: por que o prédio da Escola Municipal Esdras Avelino, construído na gestão do ex-prefeito João Lustosa Avelino, há 18 anos, está sendo demolido sem a devida autorização dos Vereadores?

Imagens registradas na manhã desta quinta-feira (19/01/2017) mostram telhas, portas e janelas retiradas
Mesmo que a Escola Municipal Esdras Avelino ou Escola da Ponta da Serra estivesse desativada, o prédio foi construído com recursos municipais e, portanto, se trata de um Patrimônio Público. Tudo bem que a mencionada escola estava um pouco deteriorada, abandonada e desativada; mas pertence aos moradores da Ponta da Serra, do vale do Taquara, de Santa Filomena.

Os vereadores da oposição estão indignados com a atitude da nova administração municipal e deverão formar uma comissão para tratar do assunto; os questionamentos serão levados ao presidente da Câmara, Fernando de Lêda (PMDB). O caso é polêmico e pode acabar em denúncias. 

Os parlamentares poderão usar todas as prerrogativas legais que lhes são conferidas, acionando, inclusive, o Ministério Público Estadual e Federal.

Tony Santos: "O abandono que deram à zona rural fizeram com que aquela Escola ficasse naquela situação"
O OUTRO LADO - O Blog do José Bonifácio entrou em contato com o secretário municipal de Educação, vereador licenciado Tony Santos, pedindo explicações sobre o ato. Em resposta, via áudio no WhatsApp, ele relatou

Estivemos fazendo vistorias em algumas escolas da zona rural, dentre elas a da Ponta da Serra, e constatamos que, por causa do abandono dos governos anteriores, ela está sucateada, com janelas quebradas, portas retiradas, sumiu caixa d'água, prateleiras, cadeiras das salas ... Inclusive tem um bar próximo da escola, com cadeiras da escola, uma irresponsabilidade muito grande ter deixado isso acontecer. Andando lá com Dr. Carlos, ele percebeu que, como a escola da Ponta da Serra não tem viabilidade de funcionamento, estando abandonada a tanto tempo, inclusive pela gestão do Esdras, ele resolveu consertar o teto da Escola das Matas e também da Aldeinha, com o material da Escola da Ponta da Serra, já que as duas escolas estão funcionando e têm uma quantidade expressiva de alunos. O abandono que deram à zona rural fizeram com que aquela escola ficasse naquela situação. Mais tarde vou redigir um texto e postar nas redes sociais. A explicação que tenho é esta", disse Antonio Santos de Sousa Silva, secretário de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário