terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pequenos agricultores de Santa Filomena estão à espera das sementes de feijão e milho

Sementes de feijão e milho para o município de Santa Filomena ainda estão no EMATER de Corrente

São 210 toneladas de feijão, 100 toneladas de sementes de milho, 500 mil raquetes de palma forrageira e 1 milhão de mudas de caju. A ação irá beneficiar 45 mil famílias de agricultores familiares, em todos os 224 municípios piauienses. Para tanto, foram investidos R$ 5.549.000 pelo Governo do Piauí, por intermédio da SDR.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, as sementes serão repassadas para as gerências regionais do EMATER, de onde serão distribuídas para os municípios. “O planejamento é de que as entidades de cada município (Prefeitura, EMATER e STTR) possam cadastrar agricultores familiares que sejam beneficiados por programas sociais do governo federal ou estadual e que possuam o documento de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ”, explica Limma.

A distribuição das sementes iniciou no último dia 16, nos municípios de Bom Jesus e Corrente. De acordo com levantamento feito pela SDR, 17 regionais do EMATER já receberam sementes de milho e continuam recebendo as sementes de feijão.

Governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), na solenidade de entrega de sementes, na sede da SDR
SANTA FILOMENA - Todos os municípios da região de Corrente já receberam as sementes distribuídas pelo Governo do Piauí: menos Santa Filomena.

Segundo a coordenação regional do EMATER, na cidade de Corrente, são 600 quilos de sementes de feijão e 400 quilos de sementes de milho destinados ao município de Santa Filomena. Mas nem a Prefeitura, nem o STTR, foi buscar os insumos.

A denúncia está sendo formulada pelo ex-vereador Raimundo Antonio de Queiroz (Raimundo Firmino), que esteve na manhã desta terça-feira (24) no escritório do EMATER, em Corrente, se propondo a trazer as sementes e entregá-las no EMATER, Prefeitura ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mas lhe foi dito que somente alguém da Prefeitura ou do STTR tinha autorização para receber.

Pedimos, pois, ao secretário municipal de Desenvolvimento Rural, senhor Gustavo Nogueira Bezerra, que providencie buscar esses 1.000 kg de sementes em Corrente.

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Em atenção ao nosso pedido, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, senhor Gustavo Nogueira Bezerra, enviou o seguinte comunicado: "Saí agora de uma reunião com o prefeito e ficou definido que quinta-feira (26) iremos buscar as sementes em Corrente, juntamente com um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário