Imagem: José Bonifácio/GP1
TERREMOTO? A BR-235/PI nem foi concluída, mas fissuras estão por toda parte, nos acostamentos e pistas de rolamentoA BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena) começou a ser construída em janeiro de 2012 e ainda não foi concluída. Além da ladeira das Novas, com extensão de 2,5 quilômetros, que se encontra deteriorada devido às chuvas e ao sistema de drenagem ineficiente, os últimos 12 quilômetros (entre a localidade Campeira e o Rio Parnaíba, na zona urbana de Santa Filomena) nunca recebeu asfalto: a obra está parada desde fevereiro de 2015.
Como se não bastasse a estrada Gilbués/Santa Filomena estar no rol das
inúmeras obras inacabadas deste nosso Brasil, corre o risco de se tornar
intrafegável, tanto nos trechos de terra ainda, quanto em alguns pontos
pavimentados há mais de 2 anos, onde o asfalto TSD (Tratamento
Superficial Duplo) já tem fissuras nos acostamentos e nas pistas de
rolamento.
Imagem: José Bonifácio/GP1A fina camada de TSD (Tratamento Superficial Duplo) está se "desmanchando", não suportando o peso dos caminhões
Andando pela pista, percebemos que um trecho de aproximadamente 500 metros, no km 67 (sentido Gilbués/Santa Filomena), à altura da Fazenda Jatobá, apresenta rachaduras em tosos os sentidos. “Quase 40 por cento da rodovia está fissurada. Isto é uma vergonha!”, disse o empresário Cláudio Saldanha, em vídeo que postamos na rede social Facebook.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Na ladeira das Novas, que nunca foi pavimentada, processos erosivos (crateras) alertam que o tráfego será interrompidoO caso causa indignação, não só aos que transitam pela BR, mas principalmente para os moradores de Santa Filomena que, ao receberem uma obra mal-acabada e, ainda por cima, inacabada, passam a se sentir como se fossem cidadãos de segunda ou de quinta categoria.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Na ladeira do Saquinho, próximo ao Povoado Matas e a 42 km de Santa Filomena, pedras soltas indicam desmoronamentos
“É um serviço mal feito, não merecíamos isso”, desabafa o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB).
Mas os problemas não param por aí. Há afundamento da pista também em outros pontos, como nas proximidades da localidade Couro e na Fazenda Refresco; erosões na ponte do Riacho Certeza, deslizamento na Pedra Preta; e desmoronamento na ladeira do Saquinho.
Imagem: José Bonifácio/GP1
E nos 12 quilômetros restantes da BR-235, os buracos e os bicos de pedras estão atormentando motoqueiros e motoristas
Na ladeira das Novas, as águas pluviais estão abrindo enormes valas na pista cascalhada. Caso as chuvas se intensifiquem e não se tomem providências, o tráfego será interrompido.
Perspectiva - Ainda não se sabe ao certo como irá ficar a situação da estrada Gilbués/Santa Filomena. Vai ser concluída? Quando? Afinal, quem poderia nos dar uma simples explicação?
MAIS IMAGENS DA BR-235/PI (GILBUÉS/SANTA FILOMENA), À ALTURA DO KM 67:
Nenhum comentário:
Postar um comentário