quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

IBAMA acaba de liberar a construção da ponte de Santa Filomena

Imagem: DNIT/PI1(Imagem:DNIT/PI)
CARTÃO POSTAL! Projeto da Ponte Estaiada entre Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA, com extensão total de 200 metros

A superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Estado do Maranhão (IBAMA-MA) acaba de liberar o licenciamento ambiental para a construção da ponte que interligará as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba/MA.

A esperada liberação ocorreu na tarde da última terça-feira (26), durante uma audiência do governador do Piauí, Wellington Dias, e do secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires, com o superintendente do IBAMA-MA, senhor Pedro Leão da Cunha Soares Filho.

Imagem: Divulgação2(Imagem:CCOM)
Reunião entre o governador Wellington Dias, secretário Guilhermano Pires e o superintentendente do Ibama/MA, Pedro Leão

O secretário Guilhermano Pires ressaltou ainda que com o licenciamento ambiental da ponte, por parte do IBAMA do Maranhão e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto do novo cartão postal já pode ser encaminhado para captação de recursos.

“A ponte que será construída para ligar as cidades de Santa Filomena, no Piauí, e Alto Parnaíba, no Maranhão, será do tipo estaiada e deve custar algo em torno de R$ 25 milhões.
Com essa liberação, ela já pode ser encaminhada para disposição financeira”, acrescentou.


Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Caso o projeto saia do papel, a ponte será construída neste local, à altura dos residenciais Boa Esperança I e Santa Clara

Ainda sobre as obras situadas no Cerrado piauiense, o secretário de Transportes do Piauí afirmou que o licenciamento também pode contribuir para a conclusão de outras obras.

“Com a conclusão da rodovia BR-235/PI, esperamos concluir até o final do ano, e agora com o licenciamento ambiental, podemos trabalhar junto ao DNIT e ao Ministério dos Transportes os recursos para interligar os dois estados e concluir a Transcerrados”, esclareceu Pires.

Imagem: Google4(Imagem:Google)
Imagem de satélite mostra o exato local onde será construída a ponte e, ainda, o anel viário na cidade de Alto Parnaíba (MA)

Segundo Guilhermano Pires, a fim de que a estrada que liga Gilbués a Santa Filomena seja concluída, o Governo do Estado está mantendo diálogos com o Ministério dos Transportes.

“Quanto a finalização da estrada entre Gilbués e Santa Filomena, estamos dialogando com o Ministério dos Transportes para que sejam liberados os últimos R$ 10 milhões para que seja concluída a obra. Dos 130 quilômetros de extensão, faltam apenas 14 quilômetros para a conclusão da obra”, concluiu o secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires.


Fonte: CCOM, com informações de Celina Honório
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário