segunda-feira, 23 de junho de 2014

Se o IBAMA deixar, Santa Filomena terá o mais novo cartão-postal do Piauí

Imagem: Ilustração1(Imagem:Ilustração)A ponte estaiada de Santa Filomena será bem parecida com essa, construída sobre o rio Tocantins, em Imperatriz (MA)

A cidade de Santa Filomena, distante 925 quilômetros de Teresina, ganhará até o início de 2015 a primeira ponte “biestaiada” do Piauí. Segundo o superintendente regional do DNIT, Sebastião Ribeiro, a ponte ligando o Piauí ao Maranhão será o “PORTAL DO CERRADO”.

Mas para que isso ocorra, é necessário que o IBAMA conclua o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), cujo processo de licenciamento ambiental foi aberto em 04 de julho de 2008.

Custa-nos acreditar que durante 6 anos o IBAMA não tenha conseguido encontrar subsídios para a avaliação e elaboração do diagnóstico dos impactos gerados pelo empreendimento e que fomente o estabelecimento das devidas medidas preventivas/corretivas de preservação ambiental, objetivando a fase de implantação, operação e desativação da obra da ponte.


Imagem: Reprodução2(Imagem:Reprodução)O mais novo Cartão-Postal do Piauí ou o Portal do Cerrado terá 16 metros de altura por 120 metros de comprimento

O NOVO CARTÃO POSTAL – A ponte planejada para ser implantada na BR-235, sobre o Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), orçada em cerca de 16 milhões de reais, é do tipo biestaiada, com 16 metros de altura e 120 m de comprimento, mais 40 metros de aterro para cada lado, totalizando 200 metros de extensão. O moderno projeto prevê apenas 2 torres fora do leito do rio, portanto, quase sem impacto ambiental.

A ponte de Santa Filomena – no caso, biestaiada - representará uma grande evolução na construção civil. Além de ser visualmente bela (por isso será considerada o novo Cartão-Postal do Piauí), colocará em evidencia o momento de inovação da arquitetura do Brasil .


Imagem: Reprodução3(Imagem:Reprodução)Sustentada por cabos de aço em pilares de concreto, a ponte estaiada de Santa Filomena será em forma de "leques"

Atualmente, diversos projetos estão saindo das pranchetas de arquitetos renomados e se tornando tendência para o setor. Como uma opção tecnológica na construção de pontes, as pontes estaiadas nasceram como soluções intermediárias entre uma ponte fixa e uma pênsil.

Sustentada por cabos de aço em pilares de concreto, moldados conforme a necessidade da estrutura, a fixação da ponte pode ser feita em forma de harpa ou leque, onde os cabos passam paralelos ou conectam-se. A de Santa Fillomena será em forma de leques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário