A cidade de Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão, se despediu de um dos seus filhos adotivos mais ilustres: o ex-prefeito José de Freitas Neto, o popular “Zé Paraíba”.
O prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Nunes Vieira, ex-vice-prefeito no primeiro mandato de Zé Paraíba, decretou luto oficial por 3 (três) dias em todo o território municipal.
O sepultamento, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 1º de maio de 2014, reuniu amigos, correligionários, familiares e dezenas de pessoas que foram homenagear o líder político.
De sua residência, no Bairro São José, o corpo foi conduzido para a Câmara Municipal, onde os poderes Legislativo e Executivo prestaram a última homenagem a José de Freitas Neto.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Da Câmara Municipal, o corpo de Zé Paraíba passou pela Igreja Matriz de N. S. das Vitórias, e foi direto para o Cemitério
Além do prefeito Itamar Nunes Vieira e dos vereadores de Alto Parnaíba, também estiveram se despedindo do velho amigo José de Freitas Neto (Zé Paraíba): o atual prefeito Antonio Carlos Rodrigues Vieira e o ex-prefeito Neto Coelho, de Tasso Fragoso (MA); e os ex-prefeitos José Alvino de Araújo Sousa, de Lizarda (TO), e Quirino Lustosa Avelino, de Santa Filomena (PI), dentre outras personalidades políticas, comerciantes, populares e lideranças comunitárias.
Após a cerimônia, presidida pela presidente da Câmara Municipal de Alto Parnaíba, vereadora Maria do Socorro Rodrigues Vieira, o corpo do ex-prefeito Zé Paraíba seguiu para a Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, para celebração da missa de corpo presente.
O corpo do ex-prefeito Zé Paraíba deixou a Igreja Matriz, por volta das 9h20 e se encaminhou para o cemitério público de Alto Parnaíba, na caminhonete de uma funerária local.
Imagem: Carlos BiahNatural de Sousa (PB), José de Freitas Neto (Zé Paraíba) foi chofer de caminhão, agricultor e prefeito de Alto Parnaíba
Histórico: “Zé Chofé”, como era conhecido desde que chegou à cidade de Alto Parnaíba, no extremo-sul do Maranhão, ao final da década de 1960, foi motorista de caminhão e recebeu apoio nas terras maranhenses dos ex-prefeitos Corintho Rocha e José Soares.
Mas tarde popularizado com o cognome “Zé Paraíba”, ajudou na criação dos bairros São José, Santo Antonio e Santa Cruz, em Alto Parnaíba, onde conseguiu grande amizade.
No inicio da década de 1980, Zé Paraíba foi agricultor no cerrado alto-parnaibano e boa parte da sua produção, na época de arroz, era distribuída para as famílias carentes da cidade de Alto Parnaíba, o que lhe rendeu o titulo de “Pai da Pobreza”. Naqueles anos, a população da passava por uma transição e o município sofria o fenômeno do êxodo rural; o trabalho era escasso e a base de alimentação de muita gente eram as mangas colhidas na “Pontinha”.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Na Câmara, a presidente Maria do Socorro Vieira e o prefeito Itamar Nunes Vieira se despediram do amigo Zé Paraíba
Anos depois Zé Paraíba entra na política, se elegendo prefeito em 1989, tendo como vice o atual prefeito Itamar Vieira, contando com o apoio de quase todas as forças políticas de Alto Parnaíba, de sertanejos de todas as regiões do município, de lideranças comunitárias, de setores ligados à Igreja Católica, de vários ex-prefeitos, como Renan Soares, Corintho Rocha, Raimundo Almeida e Gonzaga Lopes, que faziam parte de seu palanque, ajudando a derrotar seu opositor José Ribamar Nogueira, agricultor e vice-prefeito do então prefeito Antonio Rocha Filho, de quem recebera apoio. A eleição foi fácil, obtendo uma vantagem expressiva de votos.
Findando seu mandato e, como na época não havia reeleição, Zé Paraíba resolve apoiar a candidatura do agricultor mato-grossense Adalto Gomes da Silva, que venceu a médica Raimunda de Barros Costa, o dentista Ernani Soares e a líder comunitária Maria Filomena.
Depois da gestão de Adalto Gomes da Silva, Zé Paraíba se elege novamente prefeito de Alto Parnaíba, para seu segundo e último mandato, tendo como vice o dentista Ernani Soares.
Posteriormente, Zé Paraíba foi derrotado por duas vezes em eleições majoritárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário