quinta-feira, 29 de maio de 2014

Delegacia de Polícia de Santa Filomena está em situação de total abandono

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)DESCASO! Delegacia de Polícia de Santa Filomena se encontra fechada e em situação de abandono há mais de 2 anos

A Delegacia de Polícia de Santa Filomena, cidade localizada no sudoeste do Piauí, a 925 quilômetros de Teresina, está há mais de dois anos em situação de completo abandono.

Quem passa pela rua 7 de Setembro, no Bairro Bela Vista, percebe que se trata de um prédio público desprezado, sem utilização, que não recebe nenhum tipo de reforma faz muito tempo.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)A área que seria destinada ao "banho de sol" dos presos já se transformou em um matagal, evidenciando o abandono

Na área central da DP, que era destinada ao chamado “banho de sol” dos detentos, até já se transformou em um matagal, literalmente, denunciando o descaso da Secretaria de Estado da Segurança Pùblica para com a Cadeia Pública, a qual servia também para custodiar presos.

No gabinete do Delegado, apenas móveis destruídos e papéis espalhados pelo chão, em meio à sujeira. Em outros pontos, como no corredor de acesso à cela, um colchão cheio de fungos.

E por causa das precárias condições em que se encontra a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Filomena, quando alguém é detido por qualquer delito cometido, tem que ser enviado para o Quartel da Polícia Militar de Santa Filomena (3ª CIA - 7º BPMPI), onde fica custodiado.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)No interior da Delegacia, apenas móveis destruídos, papéis e até um colchão espalhado pelo chão, no meio da sujeira

Para resolver o problema faz-se necessário o empenho da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, haja vista a "SEGURANÇA PÚBLICA ser um DEVER DO ESTADO e uma obrigação de TODOS", conforme lembra a frase que está escrita na entrada da Delegacia de Polícia, construída em 1986, durante a primeira gestão do ex-prefeito Almérico Lustosa de Alencar.

Além da intervenção do Governo do Estado, seria bom a Prefeitura de Santa Filomena colocar à disposição servidores civis para trabalhar na administração interna da Delegacia e oferecer apoio logístico nas ações policiais no município. Com esse trabalho em conjunto ficaria bem mais fácil prevenir a criminalidade e dar uma tranquilidade maior à população filomenense.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Construída há 28 anos, a Cadeia Pública de Santa Filomena necessita do empenho da Secretaria de Segurança Pública

Cobrança das Autoridades - No dia 11 de junho de 2013 foi protocolado na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, recebido pelo próprio secretário Robert Rios, o Ofício nº 08/2013, de 04 de junho de 2013, assinado pelo prefefeito, pelo vice-prefeito e pelos nove vereadores, solicitando a nomeação de um delegado de Polícia residente em Santa Filomena e uma reforma imediata na Delegacia de Polícia, conforme cópia documental postada abaixo.

No tocante à lotação do delegado, o secretário Robert Rios deferiu de imediato. Contudo, o delegado nomeado nunca residiu na cidade. Por motivos alheios ao nosso conhecimento, o titular apenas visita Santa Filomena, quando é necessário, acompanhado de uma agente.

Quanto à reforma da Delegacia Policial, o Governo do Piauí ainda não atendeu à solicitação.

Veja cópia do Ofício nº 08/2013, recebido pelo secretário Robert Rios em 11/06/2013:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deve-se contar pelo menos com dois Agentes e um Escrivão de polícia civil.
    Peça para as autoridades locais brigar para que nesse próximo concurso que vai sair em 2018, tenha no mínimo esses três servidores.
    Santa Filomena necessita.
    Com essa pavimentação da rodovia, a cidade vai ter um grande fluxo de pessoas.

    ResponderExcluir