quinta-feira, 29 de maio de 2014

Delegacia de Polícia de Santa Filomena está em situação de total abandono

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)DESCASO! Delegacia de Polícia de Santa Filomena se encontra fechada e em situação de abandono há mais de 2 anos

A Delegacia de Polícia de Santa Filomena, cidade localizada no sudoeste do Piauí, a 925 quilômetros de Teresina, está há mais de dois anos em situação de completo abandono.

Quem passa pela rua 7 de Setembro, no Bairro Bela Vista, percebe que se trata de um prédio público desprezado, sem utilização, que não recebe nenhum tipo de reforma faz muito tempo.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)A área que seria destinada ao "banho de sol" dos presos já se transformou em um matagal, evidenciando o abandono

Na área central da DP, que era destinada ao chamado “banho de sol” dos detentos, até já se transformou em um matagal, literalmente, denunciando o descaso da Secretaria de Estado da Segurança Pùblica para com a Cadeia Pública, a qual servia também para custodiar presos.

No gabinete do Delegado, apenas móveis destruídos e papéis espalhados pelo chão, em meio à sujeira. Em outros pontos, como no corredor de acesso à cela, um colchão cheio de fungos.

E por causa das precárias condições em que se encontra a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Filomena, quando alguém é detido por qualquer delito cometido, tem que ser enviado para o Quartel da Polícia Militar de Santa Filomena (3ª CIA - 7º BPMPI), onde fica custodiado.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)No interior da Delegacia, apenas móveis destruídos, papéis e até um colchão espalhado pelo chão, no meio da sujeira

Para resolver o problema faz-se necessário o empenho da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, haja vista a "SEGURANÇA PÚBLICA ser um DEVER DO ESTADO e uma obrigação de TODOS", conforme lembra a frase que está escrita na entrada da Delegacia de Polícia, construída em 1986, durante a primeira gestão do ex-prefeito Almérico Lustosa de Alencar.

Além da intervenção do Governo do Estado, seria bom a Prefeitura de Santa Filomena colocar à disposição servidores civis para trabalhar na administração interna da Delegacia e oferecer apoio logístico nas ações policiais no município. Com esse trabalho em conjunto ficaria bem mais fácil prevenir a criminalidade e dar uma tranquilidade maior à população filomenense.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Construída há 28 anos, a Cadeia Pública de Santa Filomena necessita do empenho da Secretaria de Segurança Pública

Cobrança das Autoridades - No dia 11 de junho de 2013 foi protocolado na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, recebido pelo próprio secretário Robert Rios, o Ofício nº 08/2013, de 04 de junho de 2013, assinado pelo prefefeito, pelo vice-prefeito e pelos nove vereadores, solicitando a nomeação de um delegado de Polícia residente em Santa Filomena e uma reforma imediata na Delegacia de Polícia, conforme cópia documental postada abaixo.

No tocante à lotação do delegado, o secretário Robert Rios deferiu de imediato. Contudo, o delegado nomeado nunca residiu na cidade. Por motivos alheios ao nosso conhecimento, o titular apenas visita Santa Filomena, quando é necessário, acompanhado de uma agente.

Quanto à reforma da Delegacia Policial, o Governo do Piauí ainda não atendeu à solicitação.

Veja cópia do Ofício nº 08/2013, recebido pelo secretário Robert Rios em 11/06/2013:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

3 comentários: