domingo, 4 de maio de 2014

Morreu aos 80 anos e não realizou o sonho de ter luz elétrica em sua casa

Imagem: José Bonifácio/GP1Lúcio, em 2009:(Imagem:José Bonifácio/GP1)Lúcio Cunha, em 12/09/2009: "Sei que vou morrer e não vejo a luz elétrica chegar aqui. Já cansei de ouvir promessas"

Com a modernidade, são poucos os municípios do Piauí que não têm fornecimento de energia elétrica. Mas na zona rural de Santa Filomena, no próspero cerrado piauiense, ainda existe milhares  de moradores que estão à espera dos benefícios do Programa Luz para Todos.

O Programa Luz para Todos, que tem por finalidade atender a população residente no meio rural brasileiro, foi paralisado em setembro de 2012 e até agora só beneficiou 53 famílias no município de Santa Filomena, cuja sede fica a 925 quilômetros de Teresina.

Imagem: José Bonifácio/GP1Quase 5 anos depois,(Imagem:José Bonifácio/GP1)Cinco anos depois, o velório de Lúcio Rodrigues, que sonhava com a chegada da luz elétrica, foi na luz de motor diesel

Embora o coordenador do Programa Luz para Todos na Eletrobras Piauí, Erivaldo Oliveira, tenha dito que o programa seria retomado no município a partir do mês de fevereiro de 2014 (http://www.eletrobraspiaui.com/materia.php?id=817), já estamos em maio do último ano de vigência do PLP e, no entanto, continuamos apenas sonhando com o “Luz para Todos”.

O aposentado Lúcio Rodrigues da Cunha, que residia na localidade Campeira, a apenas 12 quilômetros da cidade de Santa Filomena, morreu na última sexta-feira (2), após passar 40 dias internado em Teresina, sem conseguir contar com o conforto da luz elétrica em casa.

Imagem: José Bonifácio/GP1Corpo de Lúcio Rodrigues(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
3(Imagem:1)Corpo de Lúcio Rodrigues da Cunha saindo da Capela de São Frnacisco de Assis em direção ao cemitério da Campeira

Lúcio Rodrigues, que no dia 5 de julho iria completar 80 anos, era um entusiasta pela chegada da eletrificação rural. Mas se dizia desencantado, pois segundo ele afirmava, já tinha ouvido inúmeras promessas, e que em razão disso, não teria mais motivos para acreditar.

Em reportagem que produzimos para o Portal GP1/Blog do José Bonifácio em 12 de setembro de 2009 (População rural ainda continua sonhando com o 'Luz para Todos'), o senhor “Lúcio da Campeira” fez o seguinte desabafo: “Sei que vou morrer e não vejo a luz elétrica chegar aqui. Já cansei de ouvir promessas. Não acredito em mais nada”.

E ele tinha mesmo motivos de sobra para desacreditar em tudo e em todos, pois a sua residência está a pouco mais 2 mil metros da rede de eletrificação, que se estendeu até a comunidade Barreiras, ainda no final dos anos 1990, por meio de financiamento não reembolsável do PCPR/Governo do Estado, via Associação do Brejo das Ovelhas.

Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
3(Imagem:1)
4(Imagem:1)Parentes e amigos se despedem de Lúcio Rodrigues da Cunha, que era conhecido na região como "Lúcio da Campeira"

Infelizmente, sua ‘profecia’ veio a se concretizar. Lúcio Rodrigues, que sofria de problemas cardíacos, não resistiu ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), também chamado de derrame.  

O corpo de Lúcio Rodrigues da Cunha foi velado na noite de ontem, sábado (3), em sua residência e na Capela de São Francisco, que estavam iluminados a luz de motor diesel.

Seu sepultamento ocorreu na manhã deste domingo, 4 de maio, no cemitério da Campeira.
Dezenas de parentes e amigos compareceram ao ato para o adeus a “Lúcio da Campeira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário