segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Vereador do PSD denuncia falta de segurança pública em Santa Filomena

Já discutidos na Câmara de Vereadores por diversas vezes, o clima de insegurança, o consumo excessivo de drogas ilegais e o desrespeito permanente ao sossego público são notórios em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, a 925 km de Teresina.

Por decisão do próprio Governo do Piauí, a antes pacata, pequena e secular cidade não tem mais Delegado de Polícia próprio, nem Delegacia de Polícia e muito menos Cadeia Pública. O delegado de polícia que responde por Santa Filomena é o de Corrente, tornando impossível a eficiência desse elementar serviço público, já que a segurança não pode nem deve esperar.

“Louvamos aqui a instalação de um quartel da Polícia Militar em Santa Filomena. Entretanto, com praticamente a extinção da polícia civil ou judiciária na cidade, não sabemos a quem recorrer diretamente na maioria das ocorrências, tanto para o registro de um simples BO (Boletim de Ocorrência) ou até mesmo de um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência)”, afirma o vereador José Damasceno Nogueira Filho (PSD) em documento que está sendo encaminhado ao Promotor de Justiça que responde pela Comarca de Santa Filomena.

No requerimento, aprovado por unanimidade na sessão ordinária de hoje, segunda-feira (22), José Damasceno solicita ao douto representante do Ministério Público que adote medidas judiciais cabíveis à espécie, postulando junto ao Poder Judiciário que determine ao Secretário de Estado da Segurança Pública a nomeação de um Delegado de Polícia Civil, a reforma e a reabertura da DP e da Cadeia Pública, além do aumento do contingente policial civil e militar.

A bem da verdade, já se foi o tempo em que morar em cidades pequenas era garantia de tranquilidade e paz. No caso em tela, urge que o Governo do Estado do Piauí, que implantou o Ronda Cidadão em Teresina, cumpra o preceito constitucional e propicie segurança também ao cidadão filomenense, que começa a se tornar refém da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário