sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jesualdo Cavalcanti solicita criação do Campus da UFPI em Corrente

O prefeito eleito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros (PTB), acaba de encaminhar carta ao ministro da Educação, senador Aloízio Mercadante Oliva, para solicitar a criação do Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na capital da Cultura.

Ao justificar a necessidade de criação da Universidade Federal do Sudoeste para o ministro, o prefeito Guilherme destacou que o município de Corrente, com população de 25.000 habitantes, é centro tradicionalmente voltado para a educação há quase um século, quando nele se instalou, em 1920, o Instituto Batista Industrial, hoje Instituto Batista Correntino, que logo se transformaria em polo de atração de estudantes de quatro Estados: Piauí, Bahia, Goiás (hoje Tocantins) e Maranhão.

Jesualdo argumenta ainda que Corrente é sede da administração do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, com cerca de 733.000 km2, destinado a proteger as nascentes de mananciais formadores das bacias hidrográficas do Parnaíba, São Francisco e Tocantins, constituindo-se em centro irradiador de ações de preservação dessa região, que apresenta características bastante diferenciadas, uma vez que nela ocorre a transição entre o semiárido, os cerrados e a região amazônica.

Eis a carta que Jesualdo Cavalcanti acaba de encaminhar ao Ministro da Educação, pleiteando a criação do Campus da UFPI (Universidade Federal do Piauí) em Corrente:

"Excelentíssimo Senhor
Senador Aloizio Mercadante
Digníssimo Ministro da Educação
Senhor Ministro,

Cumprimentando cordialmente Vossa Excelência pelo brilhante desempenho à frente desse Ministério, apresso-me em pleitear, na qualidade de prefeito recém-eleito, a implantação de um campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na cidade de Corrente, no Estado do Piauí, pelos motivos seguintes:

1. Corrente dista de Teresina, a capital, cerca de 846km. O campus da UFPI mais próximo, o de Bom Jesus, localiza-se a 246km;

2. Nosso município, com população de 25.000 habitantes, é centro tradicionalmente voltado para a educação há quase um século, quando nele se instalou, em 1920, o Instituto Batista Industrial, hoje Instituto Batista Correntino, que logo se transformaria em polo de atração de estudantes de quatro Estados: Piauí, Bahia, Goiás (hoje Tocantins) e Maranhão;

3. Por constituir porta de entrada dos cerrados piauienses, onde é praticada a agricultura com a apropriação de alta tecnologia na produção de grãos, também se tornou polo de atração econômica dos Estados vizinhos;

4. Reconhecido como o município com maior produção de gado bovino selecionado do Piauí, concentra, no seu entorno, cerca de 86% do rebanho registrado pela ABCZ no Estado;

5. É sede da administração do Parque Nacional das Nascentes, com cerca de 733.000km², destinado a proteger as nascentes de mananciais formadores das bacias hidrográficas do Parnaíba, São Francisco e Tocantins, constituindo-se em centro irradiador de ações de preservação dessa região, que apresenta características bastante diferenciadas, uma vez que nela ocorre a transição entre o semiárido, os cerrados e a região amazônica.

Por todas essas razões, impõe-se a implantação do referido campus no contexto da política de interiorização do ensino superior tão bem conduzida pelo governo federal, com vistas à inclusão de populações e áreas marginalizadas ao processo de desenvolvimento integrado e sustentável do País.

Vale salientar, outrossim, que, para facilitar a implantação desse empreendimento, por todos os títulos urgente e necessário, colocaremos à disposição do governo federal, sob a forma de doação à Universidade Federal do Piauí, uma área de 10 hectares, situada na zona urbana.

Atenciosamente,

Jesualdo Cavalcanti Barros
Prefeito Eleito de Corrente/PI"

Nenhum comentário:

Postar um comentário