terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Santa Filomena recebe caminhão coletor de lixo doméstico

A cidade de Santa Filomena, localizada no sudoeste do Piauí e distante 925 quilômetros de Teresina, acaba de receber um moderno caminhão coletor de lixo domiciliar. O veículo é um caminhão Agrale 8500, equipado com um coletor e compactador de lixo, no valor aproximado de R$ 250 mil, adquirido com recursos da CODEVASF/Ministério da Integração Nacional.

Santa Filomena passa a ser uma das 6 (seis) cidades do interior do Piauí a contar com esse tipo de veículo, antes pertencente somente a empresas terceirizadas. O equipamento é uma das aquisições de maior alcance social ao município, sobretudo no setor de saúde pública.

Por se tratar de um sistema de última geração, o caminhão com todos os seus equipamentos exige uma operacionalização especializada. O fabricante do referido caminhão deverá efetuar visita técnica, para instruir os operadores e orientar como proceder corretamente, para determinar uma vida útil mais longa ao caminhão e tirar maior proveito de sua sistemática.

Os maiores cuidados referem-se à coleta do lixo, que poderá ser apenas o doméstico. Daí a necessidade de orientar a população, no sentido da utilização da coleta seletiva. O caminhão, dadas as suas características, precisa ser utilizado com a máxima atenção, a fim de não prejudicar os equipamentos, especialmente os internos da compactação.

Assim, é preciso que ao acondicionar o lixo, tenha-se cuidado de não misturar restos de comida com outros materiais. Portanto, dever-se-á utilizar sacos plásticos, sendo uns para guardar materiais orgânicos (restos de comida) e outros para embalar paus, pedras, areia, folhas, vidros, objetos de plástico e demais resíduos sólidos.

O que vai definir a vida útil do caminhão é a sua utilização correta, e por isso, pede-se à comunidade que contribua, auxiliando os operadores, selecionando corretamente o seu lixo.   A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Obras e Infraestrutura estará, nos próximos dias, projetando uma campanha para melhor informar e esclarecer à população.

Um comentário:

  1. a cidade tava precisando..
    fico feliz por saber q nossa cidade ainda tem alguém q se preoculpa com a sujeira da cidade...

    ResponderExcluir