O objetivo central da campanha é mobilizar a sociedade filomenense |
Segundo Rita de Cássia, a magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. O consumo das drogas abrange não só o usuário e traficante, mas toda a sociedade. Isto pode ser perceptível, através dos agravos sociais tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e o crescente número de assaltos, homicídios, sequestros, entre outros que são realizados no intuito de financiar o tráfico.
Estudos indicam que há diversas classificações possíveis para as drogas, dependendo do enfoque a que se propõem os pesquisadores ou interessados no assunto. Classificação quanto aos efeitos farmacológicos, o qual leva em consideração o efeito e ação da droga sobre o cérebro são elas: depressoras, estimulantes e perturbadoras.
As depressoras de ação central ou psicolépticas são substâncias capazes de lentificar ou diminuir a atividade do cérebro, possuindo também alguma propriedade analgésica. Pessoas sob o efeito de tais substâncias tornam-se sonolentas, lerdas, desatentas e desconcentradas. Exemplos: álcool, opióides, solventes, benzodiazepínicos.
Todas as Escolas serão convidadas a participar do envento |
As drogas perturbadoras ou alucinógenas, a exemplo da maconha, do LSD e também dos anticolinérgicos, são aquelas relacionadas à produção de quadros de alucinação ou ilusão. O cérebro passa a funcionar fora do seu normal e a atividade fica perturbada.
Outra forma de classificar as drogas é com relação a sua liberação. As lícitas são aquelas que são liberadas como álcool e cigarro, enquanto que as ilícitas ficam proibidas à venda, como: cocaína, cânabis (maconha, marijuana, ganja ou suruma) e crack, entre outras.
O consumo gera o tráfico, que por sua vez cresce porque aumenta o número de usuários de drogas, que aumenta porque cresce o tráfico de drogas, num círculo vicioso. Não adianta apenas combater o tráfico. É necessário identificar as causas que levam a busca pelas drogas, e com isso, tentar sensibilizar as pessoas sobre a magnitude das consequências.
"O que chamou atenção no intuito de criar esse projeto foi a realidade a qual vivenciamos, o uso e abuso das drogas virou uma pandemia. O crack é considerado hoje o “mal do século”. Um mal que vem destruindo famílias e prejudicando a sociedade como um todo. Em Santa Filomena, cidade interiorana, que sempre foi calma, pacata, não é diferente, atualmente vem aumentando o número de adultos, adolescentes e crianças, as quais estão se adentrando no mundo das drogas", afirma a enfermeira Rita de Cássia.
RITA DE CÁSSIA: "Em Santa Filomena vem aumentando o número de adultos, adolescentes e crianças viciados em drogas" |
Tudo acontecerá em apenas um dia: pela manhã serão realizados jogos de queimada, futsal e vôlei, maratonas de 200 metros masculino e feminino, maratona de bicicleta e outras disputas com premiações. À tarde, serão realizados: gincana de perguntas e respostas sobre o tema drogas, teatro com o mesmo tema e no final a escola que obtiver maior pontuação ganhará um prêmio. E para encerrar, haverá uma mesa redonda com autoridades da área sobre drogas. Durante o evento haverá distribuição de lanches.
“A união sempre foi vista como a melhor maneira de solucionar problemas. Isso porque, quando várias mentes pensam em um bem comum, maior será a velocidade de se alcançar a resolução do problema. Além disso, haverá um alicerce bem mais forte e resistente. Portanto, percebe-se o quão esse trabalho pode ser útil e importante para nossa sociedade”, finaliza Rita de Cássia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário