segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Paróquia comemora o 161º festejo em exaltação à padroeira de Santa Filomena

112 ANOS: Belíssima imagem da Igreja Matriz de Santa Filomena (PI), inaugurada em 15 de Agosto de 1905





A Paróquia de Santa Filomena, município localizado no sudoeste do Piauí, iniciou no último domingo (06), o 161º festejo comemorativo à Padroeira que deu nome à cidade. A jurisdição paroquial de Santa Filomena foi criada em 09 de janeiro de 1856, graças à Lei Provincial nº 413, de 09 de janeiro de 1856.

O Festejo de Santa Filomena 2017 começou às 5 horas da manhã do dia 06 (domingo) com caminhada, alvorada, reflexão da palavra de Deus, bênção e café da manhã compartilhado, no Espaço Cultural da Praça Barão de Paraim.

Celebração eucarística de abertura do Festejo de Santa Filomena 2017, presidida pelo Padre Izaias Pereira
A missa de abertura do Festejo, presidida pelo Padre Isaias Pereira da Silva, reuniu bom número de católicos na Praça Barão de Paraim, em frente à Igreja Matriz de Santa Filomena que, segundo o comerciante e historiador Dulfe Lustosa Nogueira, teria sido inaugurada em 15 de agosto de 1905 (112 anos).

Dentre as grandes atração das festividades 2017, uma certamente será a 10ª GRANDE NOITE DO VAQUEIRO, na segunda-feira (14), no penúltimo dia do Festejo de Santa Filomena, quando estarão sendo leiloados bezerros, garrotes, vacas, ovelhas, bodes e outras prendas, ao lado da Praça da Matriz, a fim de angariar recursos financeiros e a Paróquia de Santa Filomena possa continuar evangelizando o povo filomenense e mantendo obras assistenciais.

Grande número de fiéis compareceu na missa de abertura da Festa de Santa Filomena, na Praça da Matriz

Antes, no início da manhã, acontecerá a CAVALGADA, reunindo centenas de cavaleiros e amazonas, percorrendo as ruas de Santa Filomena, desde a BR-235/PI até a Igreja Matriz, quando ocorrem as bênçãos aos vaqueiros.

Idealizadas pelo magistrado Aderson Antonio Brito Nogueira, a Cavalgada e a Noite do Vaqueiro fazem parte das festividades alusivas ao Festejo de Santa Filomena, enaltecendo a atividade pecuária, que originou a povoação local.

Equipe de 'Cantos Litúrgicos', considerada essencial na liturgia renovada, pois facilita a participação dos fiéis

O encerramento da Festa de Santa Filomena 2017 será dia 15 (terça-feira), onde estão sendo convidados os produtores do Cerrado e as Comunidades Rurais, com a animação cultural a cargo dos moradores do Povoado Matas.

Para o tradicional BINGO, na noite do dia 15, foram confeccionadas milhares de cartelas e cada uma está sendo vendida pelo valor de R$ 10,00 (Dez Reais), valendo um valioso prêmio: 01 Moto Honda Pop 100, modelo 2017.

Como ocorre todos os anos, a moto é uma doação dos agricultores da Serra da Fortaleza, que participam ativamente das atividades da Igreja Católica.

Imagens: TONY SANTOS e JOSÉ OVERBECK
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário