quarta-feira, 12 de abril de 2017

Escolas da rede estadual promovem Caminhada da Paz nas ruas de Santa Filomena

Alunos das escolas Delfina Queiroz, Lourenço Filho e Educandário São José fazem a Caminhada da Paz



Cerca de 400 estudantes e professores das escolas Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz e Educandário São José, da Rede Estadual de Ensino, além de pessoas da comunidade, participaram na manhã desta quarta-feira (12), pelas principais vias públicas de Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí, distante 910 km de Teresina, de uma Caminhada Pela Paz.

Segundo a professora e supervisora de ensino, Iglésia Nogueira, o projeto vem sendo trabalhado pelas três Escolas da Rede Estadual, com um tema gerador bimestral. “Neste primeiro bimestre de 2017 trabalhamos o tema Paz. No próximo tema, saúde na Escola, abordaremos as drogas como problema de saúde pública”, diz Iglésia.

E pontifica: "Será realizada a culminância na primeira quinzena de junho, com atividades esportivas, palestras e exposições, na Praça da Matriz de Santa Filomena".


Antes da saída, professores e alunos interagiram em frente à U. E. Professora Delfina Sobreira Queiroz



A Caminhada da Paz teve início por volta das 7h00, na Rua Leônidas Melo, em frente à Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz. Antes da saída, professores palestraram e interagiram com os alunos, sob a coordenação do professor Saulo Pinheiro Nogueira, também diretor do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho.

Houve ainda a colaboração das assistentes sociais Elízia Sousa e Jackeline Moura e do Padre Izaias Pereira, que deram palestras no decorrer da Caminhada da Paz.


Caminhada da Paz passando pela Rua Pres. Getúlio e Av. Barão de Santa Filomena, rumo à Igreja Matriz
De acordo com o professor e gestor Saulo Pinheiro Nogueira, a Caminhada da Paz é um passo vital para que haja paz dentro e fora das escolas, já que há muitos conflitos dentro das escolas, uns entre turmas, outros entre turnos. E idéias assim podem mudar essa realidade, em parceria com os estudantes e a participação deles. "O projeto Paz na Escola faz parte de uma das temáticas geradoras propostas pela SEDUC/PI. É uma forma de priorizar a formação dos jovens e a cultura da Paz", afirma Saulo Pinheiro.

A Caminhada da Paz partiu do Delfina Queiroz, seguiu pelas ruas Leônidas Melo e Presidente Getúlio Vargas e pela Avenida Barão de Santa Filomena, passando na frente da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e do Educandário São José, até, finalmente, chegar na Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), quando os participantes se dirigiram em direção à Igreja Matriz de Santa Filomena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário