quarta-feira, 3 de junho de 2015

Santa Filomena vai comemorar seu 150º aniversário de fundação

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Apesar dos 150 anos de história, Santa Filomena é uma das poucas cidades que não comemoram a data de fundação

No dia 25 de agosto de 2015 a cidade de Santa Filomena, posicionada no sudoeste do Piauí, distante 910 quilômetros de Teresina, estará comemorando seus 150 anos de fundação.

Mas Santa Filomena é - talvez - a única entre as 5.570 cidades do Brasil que não se habituou a comemorar o aniversário de emancipação política, nem tampouco a data de sua fundação.

E mais; além de não comemorar a criação ou a independência administrativa, Santa Filomena ainda não possui a Bandeira, o Hino ou sequer o Brasão, símbolos oficiais da municipalidade.


Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)Em alusão aos 150 anos da cidade, propomos a construção do busto do Barão de Santa Filomena, na Praça da Matriz

Na tentativa de se preencher essa omissão de 150 anos de história e solidificar fragmentos culturais, estamos propondo ao prefeito municipal de Santa Filomena, senhor Esdras Avelino Filho (PTB), e ao secretário municipal de Educação (SEME), professor Pedro Eimard Maia de Sousa, a realização de concurso para que se escolham o HINO, a BANDEIRA e o BRASÃO.

Também sugerimos a construção do BUSTO do fundador da cidade, Coronel José Lustosa da Cunha, mais tarde agraciado com o título nobiliárquico de Barão de Santa Filomena, na Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), como parte das comemorações alusivas ao 150º Aniversário (Sesquicentenário) de criação do município de Santa Filomena com a atual denominação, que deverão acontecer no dia 25 de Agosto de 2015, terça-feira, em conformidade com a Resolução Provincial nº 586, de 25 de Agosto de 1865.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Praça Barão de Paraim (José da Cunha Lustosa), que era irmão de José Lustosa da Cunha (Barão de Santa Filomena)

Portanto, Santa Filomena foi estabelecida através da Resolução Provincial nº 586, de 25 de agosto de 1865, assinada pelo então governador da Província do Piauhy, Franklin Américo de Meneses Dória (1864-1866), primeiro e único Barão de Loreto, advogado, magistrado, político, orador e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A ação governamental, criando oficialmente o município e instituindo a Vila de Santa Filomena, teria sido uma espécie de prêmio pelo embarque em Teresina do 2º Corpo de Voluntários da Pátria, comandado pelo Coronel José Lustosa da Cunha, o Barão de Santa Filomena.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Avenida Barão de Santa Filomena, única homenagem prestada ao Coronel José Lustosa da Cunha, fundador da cidade

Pelo relevante motivo, Santa Filomena figura nos anais da História-Pátria por sua participação - contribuiu com 234 voluntários, dentre os 404 do efetivo piauhyense - na sangrenta Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai). Iniciada com a invasão da província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López, a guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

Aguardamos, pois, que o prefeito Esdras Avelino Filho e o secretário Pedro Eimard Maia de Sousa (Educação) estejam sensíveis às razões do pedido, e tentem viabilizar as festividades alusivas ao 150º aniversário de fundação de Santa Filomena, no Alto Parnaíba Piauiense.

Veja cópia do REQUERIMENTO Nº 026/2015, votado e aprovado em 1º de junho de 2015:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário