Imagem: José Bonifácio/GP1Usuários da Velox em Santa Filomena recorreram à Justiça, ainda em setembro de 2013, reclamando a falta de respeito
Usuários do sistema Oi Velox de acesso à internet nas cidades de Santa
Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA) estão - há meses - reclamando de
problemas diários na conexão. A principal queixa é a instabilidade da
rede que constantemente “cai” e prejudica tanto usuários domésticos como
de empresas. É uma total falta de respeito aos assinantes.
Segundo informações, os equipamentos existentes no prédio central da
Oi/Telemar em Santa Filomena não foram ampliados na mesma proporção que o
aumento da demanda. Ou seja; a Oi vendeu o produto, mas não preparou a
rede para suportar esse aumento de acesso.
Dizem que são apenas 8,0 Mbps disponíveis para atender aos mais de 200
assinantes nas duas cidades. Se for verdade, somente 0,04 Mbps é
disponibilizado a cada assinante, que comprou e está pagando 1,0 Mbps
(um Mega-bite por segundo).
Imagem: ReproduçãoNET TARTARUGA! Teste realizado ontem (16/10), às 09h40min, mostra a velocidade de download em torno de 80 Kbps
Para que se tenha noção da lentidão da Oi Velox em Santa Filomena e em
Alto Parnaíba, a velocidade de download aferida nos últimos dias está em
torno de 80 Kbps. A internet é tão lenta que chega a demorar vários
minutos para se abrir uma simples página de notícias.
Portanto, estamos pagando por um serviço não vem sendo prestado,
conforme estipulam os contratos, havendo clara lesão aos direitos do
consumidor (artigo 461, §§ 3º e 4º do Código de Processo Civil; art. 6º,
inciso VI, do CDC; e art. 48, do Código de Defesa do Consumidor).
Numa última tentativa de resolver amigavelmente a má prestação do
serviço pela Oi Fixo, pelo menos 10 (dez) usuários protocolaram, em
setembro de 2013, reclamação no Juizado Especial Cível e Criminal da
Comarca de Santa Filomena (Fórum Tabelião Benvindo Lustosa Nogueira).
Imagem: José Bonifácio/GP1Em audiência de conciliação, a Telemar Norte Leste (Oi) se comprometeu a fazer perícia para medir velocidade da velox
Decorridos mais de 12 meses, os reclamantes nunca não tiveram uma
manifestação do Poder Judiciário sobre o caso. Em uma audiência de
conciliação, realizada ainda no ano passado, a Telemar Norte Leste (Oi
Fixo) se comprometeu, sem estipular data, a fazer uma perícia para medir
a velocidade da banda larga, a “Oi Velox Residencial”.
Desconhecemos se tal procedimento ocorreu ou não. O certo é que a
empresa Oi, com seu famigerado sistema Velox, está deixando seus
clientes sem comunicação e sem nenhum pedido de desculpas, pelos
transtornos e prejuízos causados.
Se a Oi disser alguma coisa será algo do tipo "tivemos um problema
técnico", e nada mais. A cobrança, no final do mês, pelo "serviço" de
banda larga, virá intacta na fatura, sem nenhum desconto. Queixar-se ao
Procon, à Polícia ou ao Ministério Público, cobrando os diretos violados
dos consumidores da Oi Velox, talvez seja perda de tempo.
Buscar reparação na Justiça seria, quem sabe, o melhor caminho a seguir.
E assim o fizemos, requerendo explicações e ressarcimentos pelo que a
Oi Fixo está fazendo com seus usuários. Pena que a decisão judicial nos
parece pouco ágil; mais lenta, até, do que a própria Oi Velox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário