terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Consórcio de empresas do RN deverá construir a ponte de Santa Filomena


Essas duas construtoras do Rio Grande do Norte deverão construir a ponte Santa Filomena/Alto Parnaíba
Depois que a primeira colocada - BARA - CONSTRUÇÕES E PERFURAÇÕES EIRELI, da cidade de Paço do Lumiar (MA) - foi desclassificada, o consórcio formado pelas empresas CONSTRUTORA LUIZ COSTA LTDA., de Mossoró (RN), e DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA., de Natal (RN), deverá ser homologado e contratado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), através da Superintendência Regional do Piauí, para a construção da primeira ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba, entre Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA.

Devido ao preço mais baixo, a escolhida foi a BARA, mas a construtora foi desclassificada na fase de entrega da documentação de capacidade técnica, por descumprir os requisitos de qualificação solicitados no Edital.

Parte da Carta de Intenção de Constituição de Consórcio apresentada à Comissão de Licitação do DNIT/PI
Com a mudança, a obra da ponte passou a custar R$ 26.119.720,72; ou seja, R$ 1.477,30 a mais que a oferta feita pelo grupo maranhense.

A proposta apresentada pelo Consórcio CLC/DOIS obedecerá aos seguintes critérios de pagamento: Mobilização e Desmobilização - R$ 330.520,78 (1,265%); Instalação e Manutenção de Canteiro de Obras e Acabamento - R$ 821.782,21 (3,146%); Terraplenagem - R$ 943.839,31 (3,614%); Drenagem - R$ 1.105.939,69 (4,234%); Pavimentação - R$ 3.077.817,52 (11,784%); Obras de Arte Especiais - R$ 18.976.251,42 (72,651%); Sinalização - R$ 168.900,24 (0,647%); Obras Complementares - R$ 190.645,17 (0,730%); e Proteção Ambiental - R$ 504.024,38 (1,930%).

Conforme percebe-se, abaixo, o processo de indenização não está contemplado no orçamento. Havendo ocorrências desse tipo, a União manda um avaliador, levanta a demanda e abre o processo administrativo.

Critérios de pagamento das obras da ponte de Santa Filomena, apresentados pelo Consórcio CLC/DOIS A
Entretanto, a peça orçamentária prevê a implantação do Anel Viário de Alto Parnaíba, fazendo a ligação da BR-235 (ponte de Santa Filomena) com as rodovias MA-376 (A. Parnaíba/Lizarda) e MA-006 (Balsas/A. Parnaíba).

No consórcio, a CLC terá participação de 99% (noventa e nove por cento) e a DOIS entrará só com 1%. A documentação já está sendo analisada pela Comissão de Licitação, que estará decidindo nas próximas horas.

Quando uma consorciada entra com a participação de apenas 1% é, na verdade, somente para complementar a documentação exigida. 

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