terça-feira, 21 de agosto de 2018

22 de Agosto de 2018: 20 anos da Rádio Comunitária Rio Taquara 87.9 FM


Sede própria da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, construída em 2012, na gestão de Kilson Nogueira
Primeira e única Rádio Comunitária de Santa Filomena, distante 925 quilômetros de Teresina, e uma das pioneiras no Serviço de Radiodifusão Comunitária em todo o Estado, a Rio Taquara FM está celebrando 20 anos de vida, na luta por uma comunicação democrática no sudoeste do Piauí.

Exatamente às 15h25min do dia 22 de agosto de 1998, o eletrotécnico José Augusto Alves Pereira falava - após instalar o sistema irradiante - falou pela primeira vez ao microfone da Rádio Rio Taquara FM, entrando para a história como sendo o primeiro locutor/apresentador da emissora filomenense.

Ata de fundação, solicitação ao MiniCom e primeira licença de funcionamento da Rádio Rio Taquara FM
Inserida e aceita nas comunidades de Santa Filomena (PI) e de Alto Parnaíba (MA), a iniciativa que tivemos de criar uma emissora avançou, graças a Deus e à colaboração de muitos amigos, e se tornou possível depois da publicação da Lei 9.612/98, que instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária.

A Rio Taquara FM, com prefixo ZYD 349 e frequência 87,9 Mhz, é permissionária da ACRA - Associação Comunitária de Radiodifusão Associadas FM da cidade de Santa Filomena, no Estado do Piauí, fundada em 22/11/1997. O estatuto foi registrado no Cartório do 2° Ofício, pela oficial Francisca Vasconcelos Alcântara Avelino, em 02 de dezembro de 1997.

 Depois,
o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ/MF).

José Augusto Alves Pereira, instalador e primeiro apresentador da Rádio Comunitária Rio Taquara FM
A primeira diretoria da ACRA contou com os seguintes membros: Carlos Sérgio Weber (Presidente), José Ferreira de Carvalho (Vice-Presidente), Excelsa Maria Santos Nogueira (1ª Secretária), Zildamaria Pereira Lima (2ª Secretária), José Bonifácio Bezerra (1º Tesoureiro), Nilton Neres Bezerra (2º Tesoureiro) e o saudoso Gilberto Lustosa de Matos (Relações Públicas).

A atual diretoria da ACRA, com mandato até 08 de novembro de 2018, é formada por: Eroilson Pires de Alencar (Coordenador Geral), Salomão Damasceno Nogueira Neto (Secretário Geral), Alessandro Ribeiro da Silva (Diretor de Programação), Éder Rodrigues de Couto (1º Tesoureiro), Afonso Nogueira Filho (2º Tesoureiro) e Paulo Henrique Santos Nogueira (Diretor de Patrimônio). De acordo com o artigo 15, § único do Estatuto Social, a missão da diretoria é de 4 anos, permitida mais de uma reeleição consecutiva.

Estúdio da Rádio Comunitária Rio Taquara FM, com novos equipamentos, todos doados pela comunidade
O Conselho Fiscal da ACRA, eleito junto com a diretoria executiva, é atualmente presidido pelo senhor Francisco Antonio Vieira de Oliveira (Pastor Oliveira) e tem três Suplentes (Marcelo Soares Nazário, Antonio Francisco Gomes, Carlos Francisco de Oliveira e Marilda de Sousa) e um Secretário (Paulo Lustosa Nogueira), além de um Relator (Nilton Neres Bezerra).

Por determinação da Lei de RadCom e, evidenciando o caráter plural da ACRA, foi instituído e instalado, no dia 19 de dezembro de 2011, o Conselho de Entidades Comunitárias, órgão auxiliar de fundamental importância para o bom funcionamento da RÁDIO COMUNITÁRIA RIO TAQUARA FM.


Ofício do MCTIC comunicando a nova licença de funcionamento da Rádio Rio Taquara FM por 10 anos
O Conselho de Entidades Comunitárias, cujo objetivo principal é acompanhar a programação da Rádio Rio Taquara FM, visando o atendimento do interesse exclusivo da comunidade e dos princípios estabelecidos no art. 4º da Lei nº 9.612 de 1998, é composto por Adão Vieira Ramos, Inácia Luíza Nogueira, José Alves da Silva, Lúcia Maria Nunes Lopes e Moisés Pereira Leite.

UM LONGO CAMINHO – Embora a Associação (ACRA) tenha sido fundada em 22 de novembro de 1997, somente no dia 20 de agosto de 1998 é que conseguimos dar entrada na “solicitação de demonstração de interesse para o Serviço de Radiodifusão Comunitária", na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações no Estado do Piauí, em Teresina.

Locutores Eroilson Pires, Tony Santos, Reginaldo Pires, Zé Antonio, Luna, Salomão, Bonifácio e Biah
A licença para funcionamento da estação saiu mais de 4 anos depois, em 21 de março de 2002, emitida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), após o Projeto de Decreto Legislativo ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. A validade da outorga era até 03 de dezembro de 2004, com renovação automática, fato que vem ocorrendo.

Ao completar 20 anos de existência, a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, de Santa Filomena, uma das mais de 101 emissoras outorgadas no Piauí, de um total de 4.756 em todo o Brasil, conseguiu a renovação da outorga junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Licença para Funcionamento, com prazo aprovado de 10 anos, conforme o Ofício nº 45559/2017/SEI-MCTIC, de 19/10/2017, assinado eletronicamente por Inalda Celina Madio, coordenadora-geral de Radiodifusão Comunitária.


Pastor Oliveira e Reginaldo Negreiros, apresentadores dos programas da Igreja Assembleia de Deus
20 ANOS DE PARCERIA – A Igreja Evangélica Assembléia de Deus se mantém na programação da Rádio Comunitária Rio Taquara FM desde agosto de 1998, quando a emissora entrou no ar. O Programa MENSAGEM DO AMOR DE DEUS, apresentado pelo Pastor Oliveira, vai ao ar das 17h00 às 18h00, de segunda a sábado. E, aos domingos, das 7h00 às 8h00, tem o MUSICAL BOAS NOVAS, com apresentação de Reginaldo Negreiros.

A RÁDIO RIO TAQUARA FM - A VOZ DE SANTA FILOMENA está no portal Radios.com.br e no aplicativo RadiosNet, para acesso em qualquer parte do Mundo, através do PC ou do celular Android e iOS (iPhone/iPad).

Nenhum comentário:

Postar um comentário