sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CARTÃO POSTAL! Dnit anuncia construção da ponte Santa Filomena/Alto Parnaíba


Com 18 m de largura e 185 m de comprimento, ponte estaiada de Santa Filomena será o novo cartão-postal do Piauí
Aconteceu por volta das 11h30 desta sexta-feira (31), na superintendência regional do DNIT/PI, em Teresina, a assinatura de convênio e o lançamento do processo licitatório para a construção da ponte na BR-235/PI/MA, entre Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), a 927 km da capital do Piauí.

A ponte de Santa Filomena será do tipo “estaiada”, com duas torres, com 18 metros de largura e 185 metros de comprimento. Segundo o superintendente do DNIT/PI, Ribamar Bastos, serão gastos R$ 28,5 milhões e, se tudo ocorrer bem, em menos de 90 dias as obras poderão ser iniciadas. Tomara!

Edital de Licitação da Ponte de Santa Filomena, assinado pelo superintendente do DNIT/PI, Ribamar Bastos
“A ponte é uma velha reivindicação da comunidade, sobretudo dos produtores de grãos da região. A ponte vai garantir a ligação com o Maranhão através de Alto Parnaíba”, declarou Ribamar Bastos, superintendente do DNIT/PI

HÁ 14 ANOS SÓ NO PAPEL - De acordo com o Edital nº 0312/2004-18, relativo ao Processo nº 50618.000271/2002-55, o EDITAL CONVITE para seleção de empresa de consultoria para elaboração de Projeto Executivo de ponte sobre o Rio Parnaíba e seus acessos, na rodovia BR-235/PI (Trecho Divisa BA/PI – Divisa PI/MA), após o km 443,8, entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, foi publicado 14 anos atrás, em novembro de 2004, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

DATA HISTÓRICA! Há 147 dias, em 04 de abril de 2018, começava a campanha #QueremosNossaPonte
147 DIAS DE LUTA O Movimento Comunitário intitulado #QUEREMOS NOSSA PONTE, idealizado pelo professor Saulo Pinheiro Nogueira e apoiado por José Bonifácio Bezerra (BLOG DO JOSÉ BONIFÁCIO), Antonio Nogueira Neto, Amanda Sobreira, Pedro Maia, Lúcio Ronner, Ana Paula Silva, Rádio Comunitária Rio Taquara FM e, enfim, por todos os filomenenses e alto-parnaibanos,  teve início na manhã do dia 7 de abril de 2018 (sábado), quando centenas de moradores das cidades de Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí, e de Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, interditaram a BR-235/PI, na entrada de Santa Filomena, no Bairro Novo Horizonte. 

Os manifestantes cobraram dos políticos piauienses e maranhenses a construção da ponte sobre o rio Parnaíba, que separa as duas cidades, tirando do atraso, de forma definitiva, essas potenciais comunidades. 

Reportagem produzida por Gil Santos, da TV Mirante, levou o nosso grito aos políticos, que nos ouviram!
Apoio da imprensa foi fundamental - Além da divulgação do ato em diversos portais do Piauí e do Maranhão, e em dois canais de TV (Rede TV e Record) da cidade de Balsas, a Rede Mirante, afiliada Rede Globo no Maranhão, fez a cobertura do movimento #QUEREMOS NOSSA PONTE.

Com imagens de Marcos Vinicius e reportagem de Gil Santos, o evento foi um dos destaques do JMTV 1ª Edição, edição do dia 09/04 (segunda-feira), que com a manchete “Moradores do Maranhão e Piauí realizam manifestação por construção de ponte”, mostrou a situação durante 5 minutos.

E a reportagem do Gil Santos foi exibida também nos programas Mirante Rural, da TV Mirante, e Clube Rural, da TV Clube, de Teresina. Agradecemos o apoio que nos foi dado pelas afiliadas da Globo.


Senador e deputados também tiraram suas selfies em frente ao banner #QUEREMOS NOSSA PONTE
Políticos “compraram” nossa causa - Como não poderia deixar de ser, somos gratos a todos os políticos que se mobilizaram em defesa do movimento #QUEREMOS NOSSA PONTE. Dentre eles, podemos citar: o senador Ciro Nogueira (PP-PI); o senador Elmano Férrer (Pode-PI), que está destinando R$ 3 milhões de suas emendas parlamentares, a fim de que a obra seja iniciada após a licitação; a deputada federal Iracema Portela (PP-PI); o deputado federal Marcelo Castro (MDB-PI); o prefeito Dr. Carlos Braga; e até o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), que também solicitou ao DNIT informações acerca da construção da ponte sobre o Rio Parnaíba.

Filomenense Ana Francisca Lustosa Pires lendo edital de licitação da ponte de Santa Filomena, no DNIT/PI
Gato escaldado tem medo de água fria – O povo filomenense já foi por diversas vezes iludido com promessas, motivo pelo qual o ‘desconfiômetro’ está sempre ligado. Quem não se lembra da esdrúxula afirmação que um conhecido deputado piauiense fez aqui em Santa Filomena em setembro de 2000 (18 anos), dizendo: “se esta ponte de Santa Filomena não for construída, eu visto saia! E se for construída, vou trazer um caminhão de chita pra fazer saia pra quem não está acreditando!... Lembram?

Por essa razão, ainda são muitos os que seguem duvidando da construção da obra. Mas vamos torcer – e muito! – para que o processo licitatório seja concluído e a ordem de serviço possa ser expedida até 31 de dezembro (final do atual Governo). Que DEUS nos ajude e o assunto PONTE DE SANTA FILOMENA não caia no esquecimento depois das Eleições 2018.

Um comentário:

  1. Esse foi um passo enorme, mas a caminhada ainda é grande!! Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir