quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Eletrobrás desativa antiga subestação mas deixa torre no meio da rua

Imagem: Marcelo Soares1(Imagem:Marcelo Soares)Eletrobrás Piauí desativou antiga subestação de Santa Filomena mas nunca retirou cerca nem a torre de comunicação

A antiga subestação da ex-CEPISA (Centrais Elétricas do Piauí, depois Companhia Energética do Piauí), na cidade de Santa Filomena, instalada ainda no final dos anos 1980, no Bairro Novo Horizonte, foi desativada pela hoje concessionária Eletrobrás Distribuição Piauí.

Mas uma torre com cerca de 30 metros de altura continua no meio da Rua 15 de Agosto, dificultando o trânsito e oferecendo riscos de graves acidentes, como já ocorreu no local.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Rua 15 de Agosto, ainda com a Subestação da Cepisa, instalada no final dos anos 80, antes da torre de comunicação
Imagem: Marcelo Soares2(Imagem:Marcelo Soares)Rua 15 de Agosto, após desativação da Subestação da CEPISA, mas com torre de comunicação no meio da via pública

Na época, a área ainda era desabitada. Entretanto, já deveria estar planejado de que ali seria o prolongamento da Rua 15 de Agosto, que começa na Rua Antonino Freire. Porém, nem a então CEPISA, muito menos os fiscais da Prefeitura Municipal, atentaram para o fato.

A Rua 15 de Agosto é uma das “portas de entrada” de Santa Filomena para quem chega pela BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), portanto, com bom fluxo de veículos. O referido obstáculo, promovido pela CEPISA há mais de 20 anos, obriga a uma curva acentuada e ao estreitamento da via pública, tornando-se risco potencial de acidentes com carros e motos.


Imagem: Marcelo Soares4(Imagem:Marcelo Soares)Além do obstáculo, a torre da Eletrobrás Piauí representa grande transtorno a condutores de veículos e/ou transeuntes

Além do obstáculo, não há nenhuma sinalização no local, alertando condutores de veículos e/ou transeuntes. Resta saber quem responde - até que a Eletrobrás Piauí retire a torre - pelos danos decorrentes de eventual acidente de trânsito causado pela deficiência ou inexistência de sinalização indicativa daquele empecilho, que representa sérios perigos.

Segundo relatos de moradores da área, servidores da Eletrobrás Piauí disseram que a torre seria desmontada logo em seguida à desinstalação da subestação. Como tal providência ainda não ocorreu, apelamos à direção da Eletrobrás, para que isso aconteça logo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário