segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Deputado visita a agonizante Lagoa de Parnaguá e quase fica atolado na lama

Imagem: AscomDeputado(Imagem:Ascom) Deputado Fernando Monteiro quase ficou atolado na Lagoa de Parnaguá que, devido à seca, corre o risco de desaparecer

No último sábado, o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB/PI) esteve na cidade de Parnaguá, no sul do Piauí, e visitou a lagoa de Parnaguá, considerada a maior de todo o território piauiense. A lagoa, devido à seca, se encontra em risco de desaparecimento.

Ao caminhar sobre a lama rachada, aparentemente endurecida, o atuante deputado Fernando Monteiro ficou literalmente atolado e foi resgatado por pessoas que o acompanhavam.

Oásis no Sertão - Eram 2.001 hectares de espelho d´água. Ninguém conseguia ver o outro lado da margem, pois era uma espécie de oásis no coração do sertão do Piauí, e chegou a disputar o título de “Sétima Maravilha do Piauí”, segundo informações do site O Nordeste (http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Lagoa+de+Parnagu%C3%A1,+Piau%C3%AD<r=l&id_perso=3099).

Imagem: ReproduçãoA(Imagem:Reprodução)
A Lagoa de Parnaguá, que tinha 2 mil hectares de espelho d'água, chegou a disputar o título de "Sétima Maravilha do Piauí"

Cercada de montanhas azuis, surgia descomunal e límpida a Lagoa de Parnaguá, a 900 quilômetros de Teresina, que chegou a disputar com outros 26 pontos turísticos lugar entre as 7 Maravilhas do Piauí, em votação através do Facebook, promovido pelo Sistema Meio Norte.

Nas margens e nas duas ilhas que possuia, a Ilha Pequena e a Ilha Grande, surgiam em grande quantidade a planta aquática denominada "orelha de onça", que são verdes como alface, mas com as folhas duras, as quais têm o formato de flores desabrochadas.

Nas Ilhas Pequena e Grande, língua de areia avançava sobre as águas cobertas de orelha de onça. A água batia nesses bancos de areia, formando pequenas ondas.

Para se percorrer de barco a motor toda a extensão da Lagoa de Parnaguá não se gastava menos de três horas. Infelizmente, em setembro de 2013, a maior lagoa do Piauí está seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário