segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Escolas municipais reduzem tempo de aula devido ao calor e à baixa umidade

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1) Devido à secura, Secretaria de Educação de Santa Filomen (PI) decide reduzir em uma hora os turnos matutino e vespertino

O calor ao redor de 40ºC e a umidade relativa do ar entre 20% e 12% fizeram com que a Secretaria de Educação de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, decidisse reduzir o horário de aula das escolas municipais. A medida adotada diminui em uma hora o tempo de aula.

Para o turno matutino (manhã), o horário de entrada passa a ser 7h15, com saída às 10h40. Já no período vespertino (tarde), os alunos entram às 14h00 e saem às 17h35.
 
Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:j)
4(Imagem:j)
5(Imagem:j)
Diretores mandam jogar água no piso das Escolas para amenizar o calor, que hoje chegou a 39ºC, com a sensação de 41ºC

A redução é de 10 minutos em cada uma das cinco aulas diárias. O secretário municipal de Educação, Pedro Eimard Maia de Sousa, informa que os intervalos também serão suprimidos para que os alunos sejam liberados mais cedo. "As escolas estão em dia com o cronograma de aulas e, dessa forma, os alunos não serão prejudicados pela redução", ressalta o gestor.

Ainda conforme Pedro Maia, a medida visa prevenir a ocorrência de casos de crianças com mal-estar causado pelo calor e baixa umidade. A situação está sendo agravada também pelas queimadas que vem ocorrendo, próximas à cidade e em todo o município de Santa Filomena.
 
Imagem: José Bonifácio/GP1Pedro Maia:(Imagem:José Bonifácio/GP1)
PEDRO MAIA: "As escolas estão em dia com seus cronogramas de aulas e os alunos não serão prejudicados pela redução"

A decisão é por tempo indeterminado e valerá até quando o clima volte a oferecer condições razoáveis para que as aulas possam retornar aos horários normais.

Estado de Alerta – Com a umidade relativa do ar abaixo de 20%, devem ser suprimidos exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Também é recomendável evitar aglomerações em ambientes fechados e, ainda, usar soro fisiológico para olhos e narinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário