terça-feira, 17 de setembro de 2013

Umidade do ar pode ir a 12% em Santa Filomena e já atinge níveis de deserto

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
É CLIMA DE DESERTO! Umidade relativa do ar pode cair ao nível de 12% e Santa Filomena entrar em 'estado de emergência'


Desde o último sábado (14), o município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, vem registrando o menor índice de umidade relativa do ar, abaixo de 17%. Segundo os institutos  AccuWeather e Tempo Agora, a partir da próxima sexta-feira (20) a umidade deverá cair para 13% ou até 12% à tarde, com ventos soprando do leste, à velocidade média de 17 km/h.

Essa baixa umidade no cerrado piauiense é considerada crítica, semelhante à umidade do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15% de umidade. Também de acordo com a Defesa Civil do Estado, o  nível de 13% já é considerado ‘estado de alerta’, quando devem ser evitadas atividades físicas e aglomerações em locais fechados, entre 10h e 16h.

Imagem: Reprodução2(Imagem:Reprodução)
3(Imagem:Re)
Devido à pouca quantidade de água no ar dos Cerrados, a meteorologia prevê temperaturas de até 39°C nos próximos dias

Além da secura, a temperatura máxima prevista para os próximos dias é de 34 a 39ºC em Santa Filomena, com sensação térmica acima dos 40°C. E a previsão até o final do mês é de predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens, sem possibilidade de chuva.

Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)Baixa umidade relativa do ar pode causar sérios problemas à saúde, como complicações alérgicas e doenças respiratórias

A pouca quantidade de água no ar pode causar sérios problemas à saúde. Nessa condição, as pessoas ficam mais sujeitas a complicações alérgicas e doenças respiratórias, além de sofrer com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

Conforme a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20%, 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário