quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Santa Filomena realiza pela quarta vez desfile cívico em homenagem ao Dia do Piauí


Pela quarta vez não consecutiva (2013, 2014, 2015 e 2017), as três Escolas da Rede Estadual (G. E. Prof. Lourenço Filho, U. E. Profª Delfina Queiroz e Educandário São José) em Santa Filomena realizaram o desfile cívico em homenagem ao 195º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil, destacando a importância da participação do Estado nas lutas pela independência do País, episódios que ficaram de fora dos livros de História.

O desfile, que teve início às 17h00, partiu do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho em direção à Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), percorrendo a Rua Pres. Getúlio Vargas e, por fim, a Avenida Barão de Santa Filomena, onde se localizam a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e o Educandário São José (conhecido por todos como Colégio das Freiras).

O desfile, organizado pelas escolas estaduais sob a liderança dos professores Lucélia Maia de Sousa e Saulo Pinheiro Nogueira, contou com a participação de quase 500 alunos, em 15 Alas, representando o “baixo" e o "alto" Cerrado, mostrando vaqueiros, lavradores, pecuaristas, extrativismo e artesanato.

Logo na abertura, à frente das primeiras fileiras, 07 (sete) alunos das escolas estaduais carregavam as letras formando a palavra CERRADO. Um dos destaques do desfile em louvor ao Dia do Piauí, a aluna Lilian Paula, portava banner com o tema central: AS RIQUEZAS DO CERRADO PIAUIENSE.

Outras faixas (banner) se seguiram no desfile cívico, com algumas frases de efeito que provocam emoção: PIAUÍ TERRA QUERIDA; RIO PARNAÍBA, UMA MORTE ANUNCIADA; BR-235, NOSSO SONHO, NOSSA REALIDADE. 

Entre as diversas Alas, as balizas, com alunas apresentando coreografias. 

Na ala Porta-Bandeiras, estavam as bandeiras do Brasil, do Piauí, de Santa Filomena, do Grupo Escolar Professor Lourenço Filho, da Unidade Escolar Delfina Sobreira Queiroz, do Educandário São José e da Alemanha (terra natal da Madre Elizabeth Weismantel, fundadora do Educandário São José).

Outra preocupação dos organizadores foi tentar mostrar como aconteceu a ocupação do “Alto Cerrado”, onde estão as empresas do agronegócio. Teve a Rainha do Arroz, representando a primeira lavoura mecanizada no cerrado de Santa Filomena (PI), cujo cultivo começou no final da década de 1970.

E na Ala FORMAÇÃO ATUAL DO ALTO CERRADO, apareceu até a maquete do Galpão da antiga CIBRAZÉM (Companhia Brasileira de Armazenamento), instalado no início dos anos 1980, na Fazenda Cabeceira do Riachão.

Além da lembrança dos desbravadores do Cerrado, o desfile apresentou ainda outra maquete da PI-254 (estrada da Serra), principal via de acesso da época, que continua sendo utilizada para o escoamento da safra de grãos.

Por fim, na Ala BR 235, NOSSO SONHO, NOSSA REALIDADE, foram mostrados alguns dos problemas que vieram após a inauguração da rodovia BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena) e a própria exploração agrícola.

Frases clamavam sobretudo por um modelo de desenvolvimento sustentável, alertando para a falta de preservação ambiental e apontando os sérios problemas que o Bioma Cerrado vem enfrentando (poluição, desmatamento, queimadas, lixo), causando inclusive a morte de afluentes do Rio Parnaíba.

O encerramento das festividades em homenagem ao DIA DO PIAUÍ ocorreu na Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), no início da noite desta quinta-feira, 19 de outubro de 2017, em frente à Igreja Matriz de Santa Filomena, com a presença do Padre Isaias Pereira, oportunidade em que organizadores, professores, alunos, sindicalistas e autoridades locais puderam se manifestar.

Falou a presidente do SINTE-PI (Regional de Corrente), professora Sandra Marília, que elogiou o desfile e sua organização, assim como agradeceu à banda do PROJOVEM de Corrente, gentilmente cedida para o evento. “Foi um desfile rico em detalhes, está cada vez melhor”, disse. Também se pronunciaram o vice-prefeito de Santa Filomena, senhor Almérico Alencar (PMDB) e o professor Saulo Pinheiro Nogueira, agradecendo a todos (as).


DIA DO PIAUÍ - O 19 de outubro, Dia do Piauí, é a primeira de quatro datas que marcam a participação do Piauí no processo de independência do Brasil. Foi no dia 19 de outubro de 1822 (um mês após o grito do Ipiranga de 7 de setembro) que a Câmara Municipal de Parnaíba fez a aclamação da Independência. No dia 22 de janeiro do ano seguinte, portanto, 1823, as tropas de independentes declararam a emancipação brasileira em Piracuruca. E, em seguida, enfrentaram as tropas de Portugal na Lagoa do Jacaré.

Já em 24 de janeiro de 1823, houve a adesão formal do Governo da Província do Piauí ao governo proclamado do Império, ocorrido em 7 de setembro de 1822. E em 13 de março de 1823, aconteceu o episódio sangrento da Batalha do Jenipapo, na atual Campo Maior, onde camponeses enfrentaram tropas do colonizador numa luta campal pela liberdade. Viva o Piauí, Terra Querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário