Conhecida como a rodovia da morte, a BR-135/PI
deverá ser totalmente interditada na manhã de sábado (01/07), em diversos
pontos, entre as cidades de Bom Jesus e Cristalândia, no extremo sul do
Piauí. A BR-135/PI é considerada uma verdadeira armadilha. Pelo menos 45 acidentes já
ocorreram na região, com 35 mortes somente nesses seis meses de 2017.
Na semana passada, padres celebraram missas ao
longo da BR-135, de Bom Jesus a Cristalândia. “Estamos cansados de pedir
providencias ao poder público para o alargamento da BR, mas o Governo Federal
não adota providências e muita gente vem morrendo em tragédia por cima de
tragédia”, disse Israel Guerra, organizador do Movimento SOS BR 135, ao Portal AZ.
A intenção dos manifestantes é interditar a
BR-135/PI por tempo indeterminado. A própria Polícia Rodoviária Federal já fez
um estudo e informou ao Governo Federal a necessidade da via ser interditada
até que se construa acostamentos e se promova o alargamento das pistas de rolamento.
A BR-135 começa em São Luís (MA) e vai até Belo
Horizonte (MG). No Piauí, seu trecho vai de Guadalupe a
Cristalândia, na divisa com a Bahia, num total de aproximadamente 500
quilômetros. Porém, os trechos mais perigosos se estendem desde Elizeu Martins até
Gilbués e de Corrente à divisa PI/BA.
“O trecho piauiense é cada vez mais a estrada da
morte. Uma ruela asfáltica, sem acostamento e com sinalização precária, onde
trafegam gigantes (bitrens, rodotrens) da estrada, junto com caminhões, ônibus,
camionetas, carros de passeios e motos”, diz o conceituado jornalista Zózimo Tavares.
E Zózimo Tavares vai além:
“é como se fosse um equilibrista percorrendo um fio nas artes circenses. De um
lado, os motoristas e usuários dessa perigosa estrada, transitando em sua mão,
são oprimidos pela ausência da área de escapamento e pela presença de abismos à
beira da rodovia causadas pelo aumento da altura de suas margens devido a
constantes recapeamentos”.
Na última segunda-feira (26), o senador Ciro
Nogueira (PP-PI) esteve em audiência com o presidente Michel Temer, em Brasília. De
acordo com o parlamentar piauiense, Temer foi receptivo ao atendimento da
demanda e teria ligado para os ministros dos Transportes e do Planejamento,
Maurício Quintella e Dyogo Oliveira. PERGUNTA-SE: será que agora "vai ou racha"?
Diante do imbróglio que envolve
o enfraquecido presidente da República, após as denúncias de Janot e as conclusões da
Polícia Federal, fica cada vez mais difícil as melhorias urgentes
na BR-135/PI, a rodovia da morte; vai depender da bancada do Piauí, que sempre diz amém ao Governo Temer.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário