DNIT e IBAMA visitoriam o local onde será construída a ponte na BR-235, entre Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA)
Uma comitiva de técnicos do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) realizou na última quarta-feira (13/05) uma visita técnica ao local onde será construída mais uma ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA).
Na tarde do dia anterior (terça, 12) os técnicos já haviam se deslocado até as margens do rio Parnaíba, na altura do Residencial Boa Esperança I, em Santa Filomena, e dos bairros Santa Clara, Portelinha e Santo Antonio, em Alto Parnaíba, para vistoriarem o lugar previsto para a construção da ponte, final das obras da rodovia BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena).
As visitas dos técnicos do DNIT e IBAMA ao local projetado para a ponte 'estaiada' começaram na tarde de terça-feira (12)
E retornaram ao local na manhã seguinte (quarta, 13) para prosseguirem a vistoria. Estava presente o superintendente substituto do IBAMA/PI, senhor Manoel Borges de Castro, assim como o superintendente substituto do IBAMA/MA, Ricardo José Sá Fortes de Arruda, acompanhados de outros técnicos da superintendência regional do Maranhão.
E retornaram ao local na manhã seguinte (quarta, 13) para prosseguirem a vistoria. Estava presente o superintendente substituto do IBAMA/PI, senhor Manoel Borges de Castro, assim como o superintendente substituto do IBAMA/MA, Ricardo José Sá Fortes de Arruda, acompanhados de outros técnicos da superintendência regional do Maranhão.
Também se fizeram presentes o senhor Ataliba da Fonseca Nogueira Filho
(Superintendente Substituto do DNIT no Piauí), em companhia dos colegas
José Arimatéia Barroso da Costa (DNIT/PI), Evânia Guerra (DNIT/DF -
Coordenação Geral de Meio Ambiente) e Elaine Cristina Reis Cardoso, da
PROGAIA Engenharia e Meio Ambiente (Consultoria responsável pelo Estudo
Ambiental da Ponte), além de Francisco Soares, em nome da Construtora
Sucesso.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Na travessia do Parnaíba, um grande congestionamento na Balsa Pipes, mostrando aos técnicos a necessidade da ponte
Após visita à área, desde o Rio Parnaíba até o Brejo do Rapadura, a comitiva composta ainda por cidadãos de Santa Filomena (vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz; vereadores Cristóvão Dias Soares e José Bonifácio Bezerra; e os secretários municipais de Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos, e de Infraestrutura, José Nazário de Abreu) e de Alto Parnaíba (Carlos Biah, Smith Cesar, Segadilha, Lemos, Firmino e outros) seguiu para a Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, sendo muito bem recepcionada pelo chefe de Gabinete, senhor Alan Nunes Vieira, e por alguns auxiliares da administração alto-parnaibana.
Imagem: José Bonifácio/GP1Após visita à área, desde o Rio Parnaíba até o Brejo do Rapadura, a comitiva composta ainda por cidadãos de Santa Filomena (vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz; vereadores Cristóvão Dias Soares e José Bonifácio Bezerra; e os secretários municipais de Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos, e de Infraestrutura, José Nazário de Abreu) e de Alto Parnaíba (Carlos Biah, Smith Cesar, Segadilha, Lemos, Firmino e outros) seguiu para a Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, sendo muito bem recepcionada pelo chefe de Gabinete, senhor Alan Nunes Vieira, e por alguns auxiliares da administração alto-parnaibana.
Manoel Borges (IBAMA/PI), juntamente com técnicos do IBAMA/MA e do DNIT (PI/DF), visitando o lugar onde será a ponte
Alan Nunes, representando o prefeito Itamar Nunes Vieira, se comprometeu envidar todos os esforços no sentido de que não seja erguida nenhuma outra construção na área que será desapropriada, e que a própria administração municipal irá manter um diálogo com os proprietários das 23 residências existentes, já que todos eles serão indenizados pela obra.
Ao final, representantes do IBAMA, da Prefeitura de Alto Parnaíba e do DNIT se manifestaram:
Alan Nunes, representando o prefeito Itamar Nunes Vieira, se comprometeu envidar todos os esforços no sentido de que não seja erguida nenhuma outra construção na área que será desapropriada, e que a própria administração municipal irá manter um diálogo com os proprietários das 23 residências existentes, já que todos eles serão indenizados pela obra.
Ao final, representantes do IBAMA, da Prefeitura de Alto Parnaíba e do DNIT se manifestaram:
Imagem: José Bonifácio/GP1
No Bairro Santa Clara, em Alto Parnaíba, técnicos do DNIT e do IBAMA visualisam o trajeto do anel viário, que terá 4 km
No Bairro Santa Clara, em Alto Parnaíba, técnicos do DNIT e do IBAMA visualisam o trajeto do anel viário, que terá 4 km
"Ninguém vai sair daqui dessa reunião com licenciamento na mão, não existe isso. Mas o que a gente quer é saber a opinião do município ... Nossa preocupação é que essa população atingida receba um tratamento adequado, uma indenização justa e que não seja botada pra fora com uma mão na frente e outra atrás. Temos que ter essa preocupação, mesmo se tratando de apenas 23 famílias", disse Ricardo José Sá Fortes de Arruda, do IBAMA/MA.
"O município jamais será contra o projeto da maneira como está. A
prefeitura de Alto Parnaíba já liberou a ocupação do solo nessa área",
afirmou Alan Nunes Vieira, confirmando o pensamento do prefeito Itamar
Vieira, que deseja ver a ponte e o anel viário construídos.
Imagem: José Bonifácio/GP1
ALAN VIEIRA: "A prefeitura de Alto Parnaíba liberou a ocução do solo e jamais será contra o projeto da maneira como está"
"Recurso tem. Nós temos recursos de R$ 30 milhões para a ponte, para o ano de 2015. Se até outubro, eu não definir que vou aplicar os 30 milhões nesta ponte, serei obrigado a botar o recurso em outro lugar, em outro contrato. Pior seria o DNIT do Piauí devolver 30 milhões. Não estou dizendo que tem que sair o licenciamento, de jeito nenhum. Apenas afirmando que o dinheiro está disponível", pontuou Ataliba da Fonseca Nogueira Filho, do DNIT/PI.
Imagem: Reprodução"Recurso tem. Nós temos recursos de R$ 30 milhões para a ponte, para o ano de 2015. Se até outubro, eu não definir que vou aplicar os 30 milhões nesta ponte, serei obrigado a botar o recurso em outro lugar, em outro contrato. Pior seria o DNIT do Piauí devolver 30 milhões. Não estou dizendo que tem que sair o licenciamento, de jeito nenhum. Apenas afirmando que o dinheiro está disponível", pontuou Ataliba da Fonseca Nogueira Filho, do DNIT/PI.
A linha vermelha acima, do rio Parnaíba à MA-006, mostra o traçado do anel viário em Alto Parnaíba, projetado pelo DNIT/PI
SETE ANOS? O primeiro requerimento de Licença Prévia protocolado no IBAMA é datado de 17 de julho de 2008, por intermédio do Ofício nº 388/2008/CGMAB/DPP, expedido pelo DNIT, através da Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Segundo o DNIT, o pedido de análise foi reiterado por diversas vezes. O último comunicado remetido ocorreu em 16 de maio de 2014.
Mas o IBAMA reprovou os 04 (quatro) pedidos de Estudo Ambiental, por "não conter as informações mínimas para análise da viabilidade ambiental e de melhor alternativa locacional".
SETE ANOS? O primeiro requerimento de Licença Prévia protocolado no IBAMA é datado de 17 de julho de 2008, por intermédio do Ofício nº 388/2008/CGMAB/DPP, expedido pelo DNIT, através da Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Segundo o DNIT, o pedido de análise foi reiterado por diversas vezes. O último comunicado remetido ocorreu em 16 de maio de 2014.
Mas o IBAMA reprovou os 04 (quatro) pedidos de Estudo Ambiental, por "não conter as informações mínimas para análise da viabilidade ambiental e de melhor alternativa locacional".
Imagem: Reprodução
Se o IBAMA conceder a licença, a ponte entre Santa Filomena e Alto Parnaíba será o mais novo cartão postal do Meio Norte
CARTÃO POSTAL - A ponte planejada para ser implantada na BR-235, sobre o Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), orçada em cerca de 22 milhões de reais, é do tipo "biestaiada", com 16 metros de altura e 120 metros de comprimento, mais 40 metros de aterro para cada lado, totalizando 200 metros de extensão.
CARTÃO POSTAL - A ponte planejada para ser implantada na BR-235, sobre o Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), orçada em cerca de 22 milhões de reais, é do tipo "biestaiada", com 16 metros de altura e 120 metros de comprimento, mais 40 metros de aterro para cada lado, totalizando 200 metros de extensão.
O moderno projeto prevê apenas 2 (duas) torres fora do leito do rio
Parnaíba, portanto, quase sem impacto ambiental, fato que acaba de ser
comprovado pelos técnicos do IBAMA.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Mas a decisão de liberar ou não cabe à Superintendência do IBAMA no Maranhão, que irá analisar o relatório dos técnicos
A ponte de Santa Filomena - no caso, biestaiada - representará uma grande evolução na construção civil. Além de ser visualmente bela (por isso será considerada o novo Cartão-Postal do Piauí), colocará em evidencia o momento de inovação da arquitetura brasileira.
A ponte de Santa Filomena - no caso, biestaiada - representará uma grande evolução na construção civil. Além de ser visualmente bela (por isso será considerada o novo Cartão-Postal do Piauí), colocará em evidencia o momento de inovação da arquitetura brasileira.
Segundo o superintendente regional do DNIT, Sebastião Ribeiro, a ponte ligando o Piauí ao Maranhão será o "Portal do Cerrado", o novo cartão postal do Meio Norte do Brasil.
Diante dos fatos, e por tudo aquilo que foi visto e minuciosamente
observado pelos técnicos dos dois órgãos, estamos esperançosos de que a
diretoria de licenciamento do IBAMA/MA - com base nas informações que
serão repassadas por sua equipe técnica - estará sensível às razões do
pedido e irá emitir o parecer favorável ao licenciamento do
empreendimento.
Além da boa vontade dos técnicos do IBAMA, ficou claro que o DNIT tem o dinheiro da ponte.
Imagem: José Bonifácio/GP1Além da boa vontade dos técnicos do IBAMA, ficou claro que o DNIT tem o dinheiro da ponte.
ATALIBA: "Temos 30 milhões para a ponte e deveremos definir até outubro de 2015. Senão, o dinheiro vai para outra obra"
COINCIDÊNCIA? No trajeto Santa Filomena/Alto Parnaíba/Santa Filomena, as equipes do DNIT e do IBAMA sentiram na pele o problema enfrentado pelos motoristas e, principalmente, pelos caminhoneiros que transportam a safra agrícola da região, que por sinal, está no centro geográfico do MATOPIBA, área que já produz 10% da safra de grãos de todo o Brasil.
Além de pagarem preços exorbitantes pela travessia do Rio Parnaíba em uma Balsa, às vezes são obrigados a enfrentar congestionamento durante horas, seja devido a problemas de manutenção na embarcação, ou em função da demanda reprimida, visto que em determinados períodos do ano o pontão não consegue conter o fluxo de veículos/caminhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário