quinta-feira, 28 de março de 2013

Seca leva prefeito de Santa Filomena a decretar "Situação de Emergência"

Imagem: José BonifácioGP1SECA VERDE:(Imagem:José BonifácioGP1)SECA VERDE: Prejuízos na agropecuária levaram o prefeito de Santa Filomena (PI) a decretar Situação de Emergência

O município de Santa Filomena, localizado no sudoeste do Piauí, a 925 km de Teresina, decretou Situação de Emergência devido à forte seca ocorrida recentemente, onde mais da metade da safra agrícola se perdeu, de acordo com a CONDEC Municipal.

Essas condições de veranico – ou “Seca Verde” – deixaram o setor agropecuário em um momento bastante crítico, haja vista a estiagem que se prolongou de 28 de janeiro a 14 de março de 2013, portanto 45 dias com baixíssima ocorrência de precipitação pluviométrica.

As perdas estimadas chegam a 70% (setenta por cento) nas lavouras de soja, 90% (noventa por cento) na produção de milho e 95 por cento na de arroz.

Imagem: José Bonifácio/GP1Veranicos causaram perdas significativas e irreversíveis, principalmente na cultura da soja(Imagem:José Bonifácio/GP1)Veranico causou perdas significativas e irreversíveis no município de Santa Filomena, principalmente na cultura da soja

Na agricultura familiar, também muito prejudicada, as perdas calculadas chegam a 90 por cento na produção de milho, 70% no feijão e noventa e cinco por cento no arroz.

Por outro lado, na atividade pecuária se calcula que 70% (setenta por cento) da área cultivada com forragens foram seriamente comprometidas, tendo em vista que não ocorreram condições favoráveis para a reforma e recuperação das pastagens, sacrificando assim a alimentação animal e, consequentemente, a manutenção do rebanho pela baixa oferta de biomassa.

Confira o decreto assinado pelo prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), publicado no Diário Oficial dos Municípios, na edição da última sexta-feira, 22 de maro de 2013, página 147:

Imagem: DivulgaçãoDecreto(Imagem:Divulgação)Cópia do Decreto de Emergência, publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição de sexta-feira (22), na página 147

Nenhum comentário:

Postar um comentário