Trecho "carroçável" da BR-235/TO, próximo da cidade de Pedro Afonso, em direção à Divisa TO/MA |
O Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia vinculada ao
Ministério dos Transportes, através da Superintendência Regional do Tocantins,
está convocando entidades, instituições e o público em geral a participarem da
AUDIÊNCIA PÚBLICA, dia 22 de junho, sexta-feira, às
15h00, no auditório da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso - TO.
Aviso de Audiência Pública, assinado em 5 de junho de 2018, pelo superintendente regional do DNIT/TO |
O Aviso de Audiência Pública foi assinado dia 05 de junho de 2018, por Eduardo Suassuna Nobrega, superintendente regional do DNIT/TO.
O
objetivo será discutir e informar aos participantes sobre a contratação
integrada do projeto básico/executivo e a execução das obras de implantação e
pavimentação da BR-235/TO (Divisa TO/MA – Divisa TO/PA).
Solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da BR-235/TO, pelo ministro Casemiro, em Pedro Afonso |
Ordem de Serviço - No último dia 10 de maio, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro, esteve no Tocantins, no município de Pedro Afonso, onde assinou a autorização para a contratação de obras de pavimentação da BR-235/TO, em um trecho de 69 quilômetros, partindo da Divisa TO/MA rumo a Pedro Afonso, até nas proximidades do município de Centenário. Lá, a BR-235 é conhecida como “Estrada da CBPO”.
BR-235/TO: Único trecho pavimentando, de 45 km, fica entre a BR-153 (Belém/Brasília) e Pedro Afonso |
A BR-235 é uma rodovia transversal
brasileira que liga Aracaju, em Sergipe, ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso,
em Novo Progresso (PA). Ao longo do seu percurso, atravessa os estados de
SE, BA, PE, PI, MA, TO e PA.
É uma das estradas mais complicadas do Brasil, pois
não tem asfalto na maior parte da via, e ainda existem muitos trechos
inexistentes. Basicamente só há asfalto em Sergipe, Bahia (Juazeiro/Remanso), Piauí (Gilbués/Santa Filomena) e 45 km no Tocantins, da BR-153 à cidade de
Pedro Afonso.
No Maranhão, da cidade de Alto Parnaíba à Divisa
MA/TO, ainda não há nenhum trecho construído da rodovia, apenas planejado. E no Pará, o único "sinal" existente é o pequeno subtrecho de 21
quilômetros, entre a travessia do rio Araguaia (via balsa) e a cidade de Santa
Maria das Barreiras.
Os 370 km, entre a Divisa MA/PI e a BR-153 (Belém/Brasília), formará um grande Corredor Logístico |
CORREDOR LOGÍSTICO – Quando concluídos os trechos
do Maranhão e do Tocantins, a BR-235 vai se tornar um grande corredor logístico,
tanto para o transporte de grãos quanto para o de passageiros. Irá permitir aos
produtores de grãos do sudoeste do Piauí e do sul do Maranhão acesso à Ferrovia Norte-Sul e à BR-153 (Belém/Brasília), entre 350 e
370 quilômetros de distância, partindo de Alto Parnaíba/Santa Filomena (Divisa MA/PI).
“Também vai permitir aos produtores do Tocantins
acesso aos mercados da região Nordeste, diminuindo distâncias e ligando aos
cerrados do Maranhão, Piauí e Bahia. Quanto ao transporte de passageiros, serão
criadas novas rotas de ônibus, interligando várias cidades do Nordeste a outros
centros do Norte e Centro-Oeste. Ou seja, a ligação da BR-135 à BR-153, através
da BR-235, vai criar um eixo de desenvolvimento, com o surgimento de novas
indústrias e o fortalecimento do agronegócio”, diz Ricardo Neves, cidadão pedro afonsino, residente em Palmas, mas 100% dedicado à causa.
Resta saber como está o andamento do projeto da BR-235 no Maranhão, com extensão de 160 quilômetros |
MAS,
E O MARANHÃO? - Já que a classe política do Tocantins está se
mexendo em relação à implantação/pavimentação da BR-235, a pergunta que fazemos, é: e os políticos do
Maranhão, especialmente de Alto Parnaíba, município mais interessado na obra, o
que estão fazendo nesse sentido?
São aproximadamente 160 quilômetros entre a Divisa MA/TO e a cidade de Alto Parnaíba; é a antiga "Estrada do Sal", conforme gostava de se referir o saudoso advogado alto-parnaibano, Décio Hélder do Amaral Rocha.
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