sábado, 19 de dezembro de 2015

Mutirão da Catarata beneficiou 22 pacientes idosos de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Coordenadores, acompanhantes e pacientes de Santa Filomena beneficiados pelo Programa Olha Bem (Mutirão da Catarata)

O Estado do Piauí, em parceria com as Prefeituras, realizou de 14 a 18 de dezembro de 2015 o Programa Olhar Bem, que pretendia realizar cerca de 1.200 (mil e duzentas) cirurgias de catarata em pacientes residentes nos 23 municípios do Território Chapada das Mangabeiras.

Portanto, quem sofre de catarata teve enorme chance de voltar a enxergar com o mutirão para cirurgia da doença. Essa iniciativa deu a oportunidade para que 22 idosos de Santa Filomena fossem beneficiados, sem nenhum custo, já que, graças ao apoio irrestrito do prefeito Esdras Avelino Filho, a Prefeitura custeou todas as despesas com transporte e hospedagem.

De acordo com Roselia de Carvalho, da SESAPI, o Programa Olhar Bem é uma iniciativa do Governo do Piauí, que tenta dar uma resposta à população que sofre de catarata e que da forma habitual não está conseguindo atender toda população que precisa desse serviço.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Idosos de Santa Filomena saindo da cirurgia para o ônibus escolar, cedido pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação

A ação é direcionada às pessoas com idade a partir dos 60 anos e que tenham dificuldade de enxergar. No mutirão de Bom Jesus, os atendimentos foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), próxima ao aeroporto daquela cidade, ocorrendo das 7h30 às 17h30.

CATARATA - É a opacidade (embaçamento) do cristalino (lente interna dos olhos). Pode ser causada por medicamentos, doenças (diabetes e uveítes) e também por mau uso dos olhos (muita visão de perto, e o mau hábito de não olharmos longe, não movimentarmos o olhar e não relaxarmos nossa visão). As alterações resultantes podem levar à cegueira completa.


Imagem: Juliana Dias3(Imagem:Juliana Dias)
Pacientes e acompanhantes no ônibus escolar, saindo da UPA (local das cirurgias) e retornando à cidade de Santa Filomena

No Piauí, 74% das pessoas com mais de 70 anos correm o risco de perder a visão por causa da catarata, o equivalente a 160 mil idosos. O estado ainda tem um agravante: a falta de médicos no interior. Dos 146 profissionais que atendem pelo SUS, 117 estão em Teresina.

Para Santa Filomena, cidade localizada no sudoeste piauiense, distante 910 quilômetros da capital, a SESAPI disponibilizou 132 vagas para cirurgias pelo Programa Olhar Bem. Todavia, menos de 50 idosos se inscreveram na Secretaria Municipal de Saúde. Depois de serem diagnosticadas, apenas 22 pessoas se submeteram às cirurgias. Mas todas estão felizes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário