sábado, 21 de março de 2015

Piauí receberá linha de transmissão com energia gerada na UHE Belo Monte

Imagem: IBAMA1(Imagem:IBAMA)A linha de transmissão Miracema/Sapeaçu, com 1.854,51 km de estensão, passa pelo município de Santa Filomena (PI)

No último dia 16 (segunda-feira), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu a Licença de Instalação nº 1052/2015, autorizando a instalação da Linha de Transmissão 500 kV Miracema - Sapeaçu e subestações associadas.

O empreendimento é composto por 1.854,51 km de linhas de transmissão, e seu traçado total atravessa 47 municípios nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí (Santa Filomena, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Riacho Frio, Corrente, Sebastião Barros e Cristalândia do Piauí) e Bahia, atravessando três grandes rios brasileiros: Tocantins, Parnaíba e São Francisco.


Imagem: IBAMA2(Imagem:IBAMA)Atravessando 47 municípios dos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, empreendimento prevê construção ...

O linhão cruza o Rio Parnaíba aproximadamente 40 quilômetros a montante das cidades de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), passando pelas localidades Serra do Livramento, Almécegas e Serra do Ouro, município de Santa Filomena, em direção à cidade de Gilbués.

O projeto contempla a interligação de seis subestações, sendo que quatro serão ampliadas, nos municípios de Miracema (TO), Bom Jesus da Lapa (BA), Ibicoara (BA) e Sapeaçu (BA), enquanto duas deverão ser construídas, nos municípios de Gilbués (PI) e Barreiras (BA).


Imagem: Reprodução3(Imagem:Reprodução)... de subestação na cidade de Gilbués, que irá receber energia gerada na UHE Belo Monte, na bacia do Rio Xingu, Pará

Esse conjunto de linhas de transmissão e subestações compõe o Lote A do Leilão 007/2012, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo atender à demanda de expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN), capacitando a região Nordeste para o recebimento da energia gerada na UHE Belo Monte e possibilitando a exportação de energia para a região Sudeste, sobretudo Minas Gerais, na ordem de 6.000 MW (Megawatt).

Todo o processo de licenciamento ambiental do empreendimento foi conduzido pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental da Superintendência do IBAMA no estado do Maranhão, que emitiu o parecer que subsidiou a emissão da licença e acompanhará a implementação dos programas ambientais previstos para a fase de instalação da linha de transmissão Miracema - Sapeaçu.


Fonte: IBAMA

Um comentário:

  1. Realmente será uma grande obra que beneficiará a nossa região Maranhão e Piaui. Estou tendo a oportunidade de vivenciar esse projeto da linha de transmissão de energia de perto, e todos aqui da Empresa ABENGOA BRASIL, estamos trabalhando muito pra realização desse projeto.

    ResponderExcluir