Imagem: José Bonifácio/GP1
Na última quinta-feira (27), a companhia DuPont Pioneer realizou o II DIA DE CAMPO sobre a cultura da Soja na Fazenda Acart, a 36 quilômetros da cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí. O objetivo da atividade foi proporcionar um espaço para os agricultores conhecerem as novas tecnologias e tendências que cercam o cultivo da oleaginosa.
O evento contou com a participação de dezenas de visitantes, entre produtores, técnicos, autoridades e parceiros comerciais. Os participantes tiveram a oportunidade de ver as melhores tecnologias disponibilizadas pela Du Pont Pioneer no Campo.
Imagem: José Bonifácio/GP1
O foco principal do Dia de Campo é desenvolver cultivares de ciclo hiperprecoce e precoce de alto potencial produtivo e estabilidade no cerrado do Piauí, dando ao produtor a possibilidade de produzir uma segunda safra no ano, com a colheita de ciclo mais curto.
Foi apresentado no evento da DuPont Pioneer - nasceu em Iowa - EUA, em 1913 - o lançamento de 04 (quatro) novas cultivares de soja: 99R09, 98Y30, 99R03 e P98Y70.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Os destaques apresentados no II DIA DE CAMPO da Fazenda Acart, município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, foram cultivares da Pioneer recomendados para região, como o 98Y30. Diversas áreas já foram colhidas com a 98Y30, em condições semelhantes às do sul piauiense, com produtividades superiores a 63 sacas/ha.
O potencial produtivo, estabilidade e tolerância à chuva na colheita são os pontos fortes desses materiais demonstrados no Dia de Campo promovido pela Dupont Pioneer.
VÍDEOS: Técnicos da DuPont Pioneer apresentam 04 novas cultivares de Soja
A 98Y30 é hoje um dos materiais de maior potencial produtivo do mercado e
os resultados de campo demonstram essa performance. “O produtor que
conhece e planta esses cultivares não abre mão de voltar a plantar na
safra seguinte, pois são muito estratégicos no planejamento da
propriedade”, garantem os agrônomos da Du Pont Pioneer. Outras cultivares apresentadas foram as tradicionais 99R09 e 99R03, de ciclo longo, com 125 dias. O 99R03 é, segundo os técnicos da DuPont Pioner, a melhor opção do mercado, a ser recomendado no sul do Piauí em áreas de abertura, solos de baixa fertilidade, solos mais arenosos e solos com presença de nematoides Pratylenchus brachyurus.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Já a P98Y70 é uma variedade de soja da Pioneer® com o gene Roundup Ready®, que confere resistência ao herbicida glifosato. Essa variedade possui ampla adaptabilidade e elevado potencial produtivo. A P98Y70 possui tolerância ao Nematóide do Cisto raça 3.
A P98Y70 possui ciclo médio e apresenta tolerância ao Cancro da Haste, à Mancha Olho-de-rã e à Pústula Bacteriana, além de moderada tolerância às Doenças de Final de Ciclo. Um outro benefício dessa cultivar é a moderada resistência ao Meloidogyne javanica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário