sábado, 24 de janeiro de 2015

BR-235/PI: Placa de advertência mal colocada pode induzir motorista ao erro

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Placa de advertência está indicando que a rodovia BR-235 segue em sentido reto, com entroncamento oblíquo à direita

Viajando pela BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), à altura do quilômetro 67,5 - entre as Fazendas Jatobá e Novas, na Serra das Guaribas -, percebemos que algumas placas de advertência estão colocadas em local errado e podem levar motoristas a cometerem erros.

Após um trecho com retas/semi-retas, com mais de 8 quilômetros de extensão, onde os condutores de veículos desenvolvem altas velocidades, de repente surge uma curva à esquerda, exatamente no ponto em que a BR-235 toma a direção do Povoado Matas.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)E continua o erro na placa de orientação de destino; quase na curva, no final da pista, é que alerta entrada à esquerda

Só que, antes da placa de advertência curva à esquerda, que tem por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, e que está fincada a poucos metros do final da reta pavimentada, o que aparece é a placa indicando uma suposta via lateral à direita (não existe essa via), quando deveria ser entroncamento oblíquo à esquerda.

Logo depois, está afixada uma placa diagramada de orientação de destino que, de forma equivocada, (des)orienta o motorista a seguir reto, caso o seu destino seja o Povoado Matas ou Santa Filomena, ou rumar para a direita, em direção à inexistente localidade “Paraguaio”.


Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)A primeira placa de advertência deve ser entroncamento oblíquo à esquerda, em vez de via lateral à direita! Ou não?

Na verdade, a BR-235/PI segue à esquerda, e não reto, como sugere a placa que adverte erroneamente aos condutores de veículos da existência de uma reta com via lateral à direita.

Ou seja; se o motorista dobrar à direita, desce o aterro e cai na caixa de empréstimo. E se ele seguir reto, provavelmente em alta velocidade, entrará na PI-254 (cascalhada e em desnível).

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Se dobrar à esquerda, no km 67,5 da BR-235/PI, irá com destino a Santa Filomena; mas se seguir direto, cairá na PI-254

Gostaríamos de chamar a atenção da instituição responsável pela sinalização na BR-235/PI, a fim de que examine o fato enumerado pelo Portal GP1/Blog do José Bonifácio, de forma a garantir condições adequadas de segurança na circulação entre Gilbués e Santa Filomena.

Por fim, ressaltamos que, de acordo com o artigo 90 - § 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização de trânsito é responsabilidade do órgão ou entidade com circunscrição sobre a rodovia, que responderá pela falta, insuficiência ou incorreta colocação dos sinais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário