quinta-feira, 12 de abril de 2018

Projeto executivo da ponte de Santa Filomena teve início em novembro de 2004


Manifestantes ocupam BR-235/PI, em Santa Filomena, e cobram construção de ponte sobre o Rio Parnaíba
De acordo com o Edital nº 0312/2004-18, relativo ao Processo nº 50618.000271/2002-55, o EDITAL CONVITE objetivando a seleção de empresa de consultoria para elaboração de Projeto Executivo de uma ponte sobre o Rio Parnaíba e seus acessos, na rodovia BR-235/PI (Trecho Divisa BA/PI – Divisa PI/MA), após o km 443,8, entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, foi publicado há quase 14 anos, em novembro de 2004, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Ainda segundo o Edital da 18ª Unidade do DNIT, sediada em Teresina, os serviços da ponte de Santa Filomena deverão ser executados e concluídos dentro do prazo de 150 dias, contados a partir da data de início.

Conforme publicações do DNIT,o projeto executivo da ponte de Santa Filomena começou há quase 14 anos
JÁ SE VÃO QUASE 14 ANOS! – Sobre o andamento do processo licitatório da ponte, não temos nenhuma informação segura. Mas em resposta a uma consulta do jornalista Nogueira Neto, o DNIT/PI deu a entender que a licitação está em curso e que aguarda a ordem de Brasília para iniciar a obra.

“O processo de licitação dessa ponte encontra-se em Brasília. O DNIT/PI está aguardando autorização para iniciar a construção, assim que forem resolvidos todos os procedimentos legais”, respondeu a senhora Wanda Lúcia Xavier Ramos, secretária executiva da Superintendência do DNIT no Piauí. 

Mesmo agradecidos com chegada da BR-235, filomenenses e alto-parnaibanos cobram construção da ponte
Na manhã de sábado passado (07/04), centenas de moradores das cidades de Santa Filomena, no extremo oeste do Piauí, e de Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, interditaram a BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), na entrada de Santa Filomena, no Bairro Novo Horizonte. 

Os manifestantes cobraram dos políticos piauienses e maranhenses a construção da ponte sobre o rio Parnaíba, que separa as duas cidades, tirando do atraso, de forma definitiva, essas potenciais comunidades. 

Enquanto a obra não começar, moradores de Santa Filomena e de Alto Parnaíba irão continuar mobilizados
A ponte sobre o Rio Parnaíba, entre Santa Filomena e Alto Parnaíba, com 200 metros de extensão, está orçada em cerca de R$ 30 milhões. E, segundo se sabe, o Ministério dos Transportes colocou no OGU (Orçamento Geral da União) 2018 esses R$ 30 milhões, que são suficientes para a construção.

A ponte representa o prolongamento da BR-235/PI (Subtrecho Gilbués/Santa Filomena), desde o entroncamento com a BR-135/PI (Gilbués/Monte Alegre) até a zona urbana de Santa Filomena, ao lado do Bairro Novo Horizonte.

Documento do DNIT mostra que a LICENÇA PRÉVIA nº 525/2016 foi renovada em 24 de agosto de 2017
Concluída no final de 2016, a estrada Gilbués/Santa Filomena parou a pouco mais de 200 metros do Rio Parnaíba, o que é lamentável e vergonhoso.

Licenciamento Ambiental - O licenciamento ambiental para a construção da ponte que interligará Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba (MA) foi liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Maranhão (IBAMA-MA) faz 2 anos, em janeiro de 2016.

A TV Mirante, que cobriu o ato, é uma grande aliada em defesa da construção da ponte sobre o Rio Parnaíba
Vencida em janeiro de 2017, a Licença Prévia nº 525/2016 foi renovada pelo IBAMA em 24 de agosto de 2017, com vigência de mais 12 meses.

Repercussão na Mídia – Além da divulgação do ato em diversos portais do Piauí e do Maranhão, e em dois canais de TV (Rede TV e Record) da cidade de Balsas, a Rede Mirante, afiliada Rede Globo no Maranhão, fez ampla cobertura do movimento popular “QUEREMOS NOSSA PONTE!”.
Reportagem de Gil Santos será reapresentada domingo (15), às 7h30, no Mirante Rural e no Clube Rural
Com imagens de Marcos Vinicius e reportagem de Gil Santos, o evento foi um dos destaques do JMTV 1ª Edição, edição da última segunda-feira (09), que com a manchete “Moradores do Maranhão e Piauí realizam manifestação por construção de ponte”, mostrou a situação durante 5 minutos.

E estamos recebendo informação do repórter Gil Santos, segundo a qual a matéria será exibida também nos programas Mirante Rural, da TV Mirante, e Clube Rural, da TV Clube, de Teresina, domingo, a partir das 7h30.

Imagens: TV MIRANTE e ERIVALDO ARAÚJO (Drone)

Um comentário:

  1. Isso mesmo, José Bonifácio: os moradores das nossas duas cidades irmãs necessitam urgentemente desta ponte mesmo.

    ResponderExcluir