No penúltimo dia do 159º Festejo da Paróquia de Santa Filomena, como já é de costume, foi realizada logo cedinho a oitava cavalgada, atraindo centenas de vaqueiros vindos de outras localidades e até mesmo da vizinha cidade de Alto Parnaíba (MA). E saíram montados pelas principais ruas da Sesquicentenária Santa Filomena. Em seguida, o Padre Isaias Pereira celebrou a missa em homenagem à categoria, no átrio da Igreja Matriz de Santa Filomena.
A cavalgada 2015 contou com a presença de 223 vaqueiros e cavaleiros, bem acima dos 178 participantes registrados em 2014, fato que deixou os seus organizadores bastante motivados.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Até um pónei ou pônei, pequeno equídeo com uma morfologia e temperamento próprios, participou da 8ª Cavalgada de Santa Filomena, entre outros 222 animais, incluindo cavalos, burros e jumentos, além de dezenas de carros e motos que iam seguindo o passeio.
A vaqueirama saiu da BR-235/PI, no Bairro Novo Horizonte, em direção à Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), chegando às 6h40min, após quase uma hora de cavalgada.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Ao chegarem na Praça, os vaqueiros foram saudados pelo Padre Isaias Pereira, que do átrio da Igreja Matriz, celebrou a 1ª Missa do Vaqueiro da cidade de Santa Filomena. Vale ressaltar que nos anos anteriores os “cowboy’s” apenas recebiam as bênçãos do pároco da cidade.
A MISSA DO VAQUEIRO tem como objetivo ressaltar a importância do homem do campo para toda a sociedade e, principalmente, pedir bênçãos divinas e a proteção de Santa Filomena.
Imagem: José Bonifácio/GP1
A cavalgada é parte integrante da Festa e antecede à já tradicional NOITE DO VAQUEIRO, realizada desde 2008, sempre no dia 14 de Agosto, que corresponde à penúltima noite do Festejo, evento que reúne tradição, emoção e alegria para quem participa e prestigia.
Conforme o magistrado filomenense Aderson Antonio Brito Nogueira, um dos idealizadores e principal organizador da NOITE DO VAQUEIRO, a Festa dos Vaqueiros passou a integrar o calendário das comemorações dos festejos em homenagem a Santa Filomena, tendo como objetivo preservar e manter viva a cultura sertaneja dos vaqueiros no sudoeste do Piauí.
Imagem: José Bonifácio/GP1
“Foi muito bom, além da expectativa. Até o número de animais aumentou este ano, e isto é extremamente gratificante. A nossa cavalgada reúne pessoas das mais diferentes idades, desde crianças até pessoas idosas; e graças a Deus, não houve nenhum tipo de ocorrência que possa nos causar preocupação”, disse, muito agradecido, o juiz Aderson Brito Nogueira.
Imagem: José Bonifácio/GP1
E pontificou: “É uma festa onde todos celebram com a Padroeira, com a nossa comunidade. Nós filomenenses deveremos fazer com que a Festa do Vaqueiro continue existindo durante o Festejo de Santa Filomena, inclusive se somando a outras categorias da nossa sociedade”.
Com relação ao LEILÃO da NOITE DO VAQUEIRO, falou que os doadores sempre vêm colaborando. “Vamos passar de 30 prendas, sendo mais de 20 bovinos. Também temos doações de outros animais, como caprinos, ovinos e aves”, disse Aderson Nogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário