A rede municipal de ensino de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, tem mais um grande motivo para comemorar, pois acabou de ser lançado, na tarde da última sexta-feira (28), no salão da Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz, anexo da Escola Municipal Tia Edina, o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (educação em tempo integral e integrada).
Na cerimônia de abertura e implantação do Programa Mais Educação nas Escolas Municipais de Santa Filomena estavam presentes: a professora Alzira Maria Lopes Santos, coordenadora estadual do Programa Mais Educação; o secretário municipal do Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos; representantes da secretaria Municipal de Ação Social; os vereadores Antonio Santos de Sousa Silva (PV) e José Bonifácio Bezerra (PCdoB); e membros do Conselho Tutelar. Também compareceram pais de alunos, professores e diretores.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Pedro Eimard Maia de Sousa, secretário municipal de Educação, abre oficialmente o Mais Educação em Santa Filomena
O Programa Mais Educação, realizado numa parceria do Governo Federal, via Ministério de Educação, com as Prefeituras, foi instituído por meio da portaria ministerial n° 17/2007, que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), promove a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas; compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, famílias e diferentes atores sociais.
Até 2020 todas as escolas deverão se adequar, para oferecer educação integral, já que o Programa Mais Educação visa aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola e melhorar o desempenho escolar. Através do projeto Mais Educação, o MEC (Ministério da Educação) já vem assessorando escolas com baixo índice no Ideb a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Muitos pais de alunos compareceram à cerimônia de lançamento do Mais Educação, na Escola Estadual Delfina Queiroz
Aliás, o Mais Educação é semelhante aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), popularmente apelidados de Brizolões, um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro que, pessoalmente, o considerava "uma revolução na educação pública do País. Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual.
Imagem: José Bonifácio/GP1Alzira Maria Lopes Santos, coordenadora do PME na SEDUC/PI, esclarece qual o objetivo primordial do Mais Educação
A Prefeitura se compromete a entrar com a contrapartida, oferecendo o complemento da alimentação escolar, um coordenador geral, professor comunitário nas escolas, professor intermediário e professores, além de manter o funcionamento e manutenção das escolas.
As escolas municipais de Santa Filomena que receberão o Programa Mais Educação irão oferecer as atividades de letramento, matemática, judô, teatro, dança, futsal e rádio escolar, começando a funcionar de fato já no próximo ano letivo, a partir de Fevereiro de 2015.
VÍDEO: Pedro Maia, secretário de Educação, diz que considera o PME ponto histórico
“Considero um ponto histórico, no pensamento de melhorar nossa educação, a implantação do Mais Educação. Sei que o desafio é grande, estamos começando, ensaiando o Programa neste ano de 2014, e esperamos que em 2015 possamos estar efetivando as ações do Mais Educação, levando a criança em tempo integral, pelo menos uma parte, até porque nós temos um tempo, até 2020, para realmente implantar a política da educação integrada nas escolas de Santa Filomena”, disse Pedro Eimard Maia de Sousa, secretário municipal de Educação.
VÍDEO: Alzira Maria, da SEDUC/PI, fala que vê grande potencial nos nossos monitores
Os pais que tiverem alguma dúvida em relação ao Programa Mais Educação, poderão procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Barão de Paraim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário