sábado, 29 de novembro de 2014

Secretaria de Educação de Santa Filomena lança o "Mais Educação"

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Prefeitura de Santa Filomena, sudoeste do Piauí, lançou na tarde da última sexta-feira (28), o Programa Mais Educação

A rede municipal de ensino de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, tem mais um grande motivo para comemorar, pois acabou de ser lançado, na tarde da última sexta-feira (28), no salão da Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz, anexo da Escola Municipal Tia Edina, o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (educação em tempo integral e integrada).

Na cerimônia de abertura e implantação do Programa Mais Educação nas Escolas Municipais de Santa Filomena estavam presentes: a professora Alzira Maria Lopes Santos, coordenadora estadual do Programa Mais Educação; o secretário municipal do Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos; representantes da secretaria Municipal de Ação Social; os vereadores Antonio Santos de Sousa Silva (PV) e José Bonifácio Bezerra (PCdoB); e membros do Conselho Tutelar. Também compareceram pais de alunos, professores e diretores.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Pedro Eimard Maia de Sousa, secretário municipal de Educação, abre oficialmente o Mais Educação em Santa Filomena

O Programa Mais Educação, realizado numa parceria do Governo Federal, via Ministério de Educação, com as Prefeituras, foi instituído por meio da portaria ministerial n° 17/2007, que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), promove a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas; compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, famílias e diferentes atores sociais.

Até 2020 todas as escolas deverão se adequar, para oferecer educação integral, já que o Programa Mais Educação visa aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola e melhorar o desempenho escolar. Através do projeto Mais Educação, o MEC (Ministério da Educação) já vem assessorando escolas com baixo índice no Ideb a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)Muitos pais de alunos compareceram à cerimônia de lançamento do Mais Educação, na Escola Estadual Delfina Queiroz

Aliás, o Mais Educação é semelhante aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), popularmente apelidados de Brizolões, um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro que, pessoalmente, o considerava "uma revolução na educação pública do País. Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Alzira Maria Lopes Santos, coordenadora do PME na SEDUC/PI, esclarece qual o objetivo primordial do Mais Educação

A Prefeitura se compromete a entrar com a contrapartida, oferecendo o complemento da alimentação escolar, um coordenador geral, professor comunitário nas escolas, professor intermediário e professores, além de manter o funcionamento e manutenção das escolas.

As escolas municipais de Santa Filomena que receberão o Programa Mais Educação irão oferecer as atividades de letramento, matemática, judô, teatro, dança, futsal e rádio escolar, começando a funcionar de fato já no próximo ano letivo, a partir de Fevereiro de 2015. 


VÍDEO: Pedro Maia, secretário de Educação, diz que considera o PME ponto histórico
 
Para o secretário municipal de Educação, senhor Pedro Eimard Maia de Sousa, a Prefeitura tem o compromisso de fazer com que a educação melhore cada vez mais. De acordo com as normas do PME, todas as escolas deverão funcionar das 7 até as 17 horas. Dessa forma, os alunos não vão mais precisar levar tarefa para fazer em casa, mas sim na própria escola.

“Considero um ponto histórico, no pensamento de melhorar nossa educação, a implantação do Mais Educação. Sei que o desafio é grande, estamos começando, ensaiando o Programa neste ano de 2014, e esperamos que em 2015 possamos estar efetivando as ações do Mais Educação, levando a criança em tempo integral, pelo menos uma parte, até porque nós temos um tempo, até 2020, para realmente implantar a política da educação integrada nas escolas de Santa Filomena”, disse Pedro Eimard Maia de Sousa, secretário municipal de Educação. 


VÍDEO: Alzira Maria, da SEDUC/PI, fala que vê grande potencial nos nossos monitores
 
Também falando sobre o Programa, a coordenadora estadual do PME, professora Alzira Maria Lopes Santos, disse que o Programa Mais Educação “tem como objetivo primordial trabalhar as nossas crianças em todas as suas potencialidades”. De acrdo com Alzira Santos, o grande diferencial, também em Santa Filomena, é que a questão do esporte e do lazer deixou de ser simplesmente uma prática esportiva e passou a uma prática aliada à questão da cultura, da mudança de hábitos alimentares e também do desenvolvimento sócio-cognitiva. “Temos visto grande destaque e potencial dos nossos monitores”, afirmou Alzira Santos, da SEDUC/PI.

Os pais que tiverem alguma dúvida em relação ao Programa Mais Educação, poderão procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Barão de Paraim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário