quarta-feira, 30 de março de 2011

Deputado Chiquinho Escórcio vai reabrir projeto que cria o Maranhão do Sul

Após assumir, às 14h00min da última sexta-feira (25), o mandato de deputado federal, em lugar de Pedro Fernandes, Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) vai levantar a bandeira da criação do Estado do Maranhão do Sul.

Indagado pelo blog do Luis Cardoso se pretende apresentar um novo projeto neste sentido, Escórcio afirmou que vai pedir para que seja desarquivado o projeto do então deputado federal Sebastião Madeira, que hoje é prefeito de Imperatriz.

“O projeto é dele e, portanto, não pretendo tomar a proposta do seu verdadeiro autor. A minha preocupação é com o sentimento da população daquela região que almeja sua autonomia”, informou.

Ele disse que a criação do novo estado, que vai tirar do território maranhense os municípios da região Sul, é uma revindicação antiga da população. Se aprovado, haverá a realização de plebiscito em todo o Maranhão para saber se a população do estado deseja a divisão.

Desde 1817, quando se tentou criar a República do Sul do Maranhão, várias tentativas foram feitas no sentido de emancipar a região sul do estado. Na verdade, o movimento surgiu pouco depois da proclamação da Independência, quando seus habitantes se manifestaram contrários à autoridade do Imperador Pedro I, tentando criar a República de Pastos Bons, que chegou a ter inclusive carta constitucional e bandeira, embora não tenha passado de um sonho.

A partir do século XIX, perdeu parte de seu território para a constituição de Mirador (1870), Loreto (1873), Nova Iorque (1890), Alto Parnaíba (1881) e Benedito Leite (1919).

Em fevereiro de 2007, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal o projeto que estabelece o plebiscito para que a população maranhense vote sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul.

Nos outros estados criados a partir de projetos legislativos, houve expressivo crescimento das novas federações, a exemplo do Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário