quinta-feira, 20 de julho de 2017

Comunidades Santa Fé e Brejo das Meninas poderão ter energia elétrica em 120 dias

Brejo das Meninas, a 90 km da cidade de Santa Filomena, deverá ter energia elétrica até novembro de 2017


O Programa Luz para Todos completa 14 anos no dia 11 de novembro de 2017. Todavia, até o momento, apenas 4,2% da demanda - aproximadamente 900 domicílios - foi atendida no extenso município de Santa Filomena, no extremo-oeste do Piauí, haja vista que só 30 famílias foram beneficiadas, no Povoado Sete Lagoas, além de alguns produtores rurais do Cerrado.

Mas depois de tanta luta, de muitas idas a Teresina, a região do Riozinho será contemplada. A empresa Cabrália Construções Ltda. – EPP, que desde 2015 foi escolhida pela Eletrobrás Piauí para analisar projetos, orçamentos e fiscalizar obras do Programa Luz Para Todos, já fez o levantamento.

Equipe da empresa Cabrália Construções Ltda levantando a demanda do PLP no Povoado Brejo das Meninas


A bem da verdade, o Luz Para Todos em Santa Filomena vem sendo cobrado pelas autoridades políticas locais há vários anos. O ex-prefeito Esdras Avelino Filho e os vereadores da legislatura 2013-2016 se esforçaram ao máximo, bem como os saudosos Adauton Queiroz e Gilberto Matos.

“A Eletrobrás Piauí está atendendo à nossa antiga reivindicação. Várias vezes tivemos lá, cobrando o Luz Para Todos, mas agora fomos contemplados com 40 quilômetros, beneficiando a região do Riozinho, da Santa Fé ao Brejo das Meninas, e deverá ser concluída entre 90 e 120 dias. Agradecemos ao deputado Fernando Monteiro e ao governador Wellington Dias, que sempre nos apoiaram, solicitando na Eletrobrás”, diz o ex-prefeito Esdras Avelino.

Comunidade Santa Fé e Baixão da Areia, lugares que serão contempladas com o Programa Luz para Todos

Como prova desse comprometimento do Executivo, do Legislativo e de setores produtivos, gostaríamos de relembrar algumas reportagens do Blog do José Bonifácio, postadas nos anos 2012, 2013 e 2015, registrando viagens dos representantes filomenenses em Teresina e também em Brasília, em busca do PLP: Agricultores ameaçam ajuizar ação coletiva contra o atraso do “Luzpara Todos” em Santa Filomena, Autoridades cobram o reinício do Luz paraTodos em Santa Filomena e Empresase mobiliza para concluir obras do Luz para Todos em Santa Filomena.

 

Ex-prefeito Esdras Avelino acompanhando equipe da Cabrália e se encontrando com moradores do Riozinho

De acordo com os representantes da Cabrália, os trabalhos de implantação serão iniciados na primeira quinzena de Setembro e concluídos em Novembro do corrente ano. A execução da obra será de responsabilidade da PINCOL – PREMOLDADOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., empresa que oferece serviços como Construção de Subestações Elétricas e Linhas de Transmissão, e atende os segmentos da Engenharia Civil e da Engenharia Elétrica, tendo entre seus parceiros concessionárias de Distribuição e Geração de Energia como, por exemplo, a Eletrobrás Distribuição Piauí.

A rede elétrica da Eletrobrás Piauí, com tensão de 34,5kV, se estenderá da Fazenda Estrela, no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI), até o médio Riozinho, interligando as comunidades rurais Santa Fé e Brejo das Meninas.

Arquelau Siqueira Amorim Jr., pres. da Eletrobrás Piauí, dando a boa notícia ao deputado Fernando Monteiro

Com extensão de 40 km e custo ao redor de R$ 1.800.000,00 (Hum Milhão e Oitocentos Mil Reais), o Luz Para Todos beneficiará 65 famílias na Santa Fé e mais 60 na Gruvagem, Baixão, Areia, Chupé, Toca e Brejo das Meninas.

O PLP (Programa Luz para Todos) tem o objetivo de trazer desenvolvimento sócio-econômico para o campo. O programa não só visa diminuir o êxodo rural, como também incentivar o retorno de pessoas que haviam deixado o campo para viver nas cidades. Além disso, pode criar empregos diretos e indiretos, impulsionando assim a economia, já que, com a chegada da energia elétrica ao campo, as famílias passam a ter a possibilidade de adquirir bens de consumo que não estavam habituadas. Parabéns, moradores do Riozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário