sábado, 14 de novembro de 2015

Mutirão da Catarata poderá contemplar até 132 idosos de Santa Filomena

Imagem: Kaleby Sousa/Portal B11(Imagem: Kaleby Sousa/Portal B1)
Reunião da SESAPI com representantes de 20 cidades do Território Chapada das Mangabeiras, na Câmara de B. Jesus

Aconteceu na última quinta-feira (12/11), às 14h30, na Câmara de Bom Jesus, uma reunião de mobilização, com a presença da Dra. Rosélia de Carvalho Moura, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e representantes dos municípios do território Chapada das Mangabeiras.

O Programa Olhar Bem ou Mutirão da Catarata é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e objetiva realizar o atendimento de pessoas acima dos 60 anos, com catarata, mas sem acesso a esse serviço.

O Mutirão da Catarata ocorrerá de 14 a 19 de Dezembro, na UESPI de Bom Jesus. No dia 14 (segunda) serão realizadas consultas e diagnósticos. Nos dias 15, 16, 17 e 18, as cirurgias. E no dia 19, o pós-operatório. A previsão é de 4.000 consultas e 1.200 cirurgias (300 por dia).

O retorno será 30 dias depois da cirurgia, de 14 a 18 de janeiro de 2016, em Bom Jesus (PI).


Imagem: Kaleby Sousa/Portal B12(Imagem: Kaleby Sousa/Portal B1)
2(Imagem:1)
Apenas 3 municípios não mandaram representantes para o encontro: Gilbués, Redenção do Gurgueia e Sebastião Barros

Para o município de Santa Filomena a SESAPI colocou à disposição 132 cirurgias (33/dia).

Cada município contemplado fará a triagem, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Nenhum idoso irá pagar pela cirurgia, tudo será custeado pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Para tanto, o beneficiário deverá se apresentar com o Cartão do SUS, RG, CPF e Crachá.

Também é importante que as Prefeituras dos 23 municípios beneficiados com o Programa Olhar Bem, na região de Bom Jesus, ajudem no transporte e na estadia desses idosos, que deverão estar acompanhados por um Coordenador e, às vezes, até mesmo por um parente.
 
Imagem: Kaleby Sousa/Portal B11(Imagem: Kaleby Sousa/Portal B1)
2(Imagem:1)
O município de Santa Filomena, que terá à disposição 132 cirurgias, esteve representado pela enfermeira Helma Martins

Por ocasião do encontro, foi sugerido que as Prefeituras disponibilizem os ônibus escolares, desde que o período letivo tenha se encerrado e que os Conselhos Municipais de Educação aprovem, mediante pedido formalizado pelas Secretarias Municipais de Saúde/Prefeituras.

O Programa Olhar Bem requer a participação dos 23 municípios do território Chapada das Mangabeiras. A consulta será feita por ordem de chegada, com prioridade aos cadeirantes.

Apenas 3 (três) municípios não enviaram representantes: Gilbués, Redenção do Gurguéia e Sebastião Barros. Santa Filomena esteve representada pela enfermeira Helma Martins Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário