sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Santa Filomena tem um dos dias mais quentes e secos da sua história

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Centro da cidade de Santa Filomena (PI), às 16h43 de ontem (24/09/2015): condições idênticas às do Deserto de Saara

Institutos Meteorológicos apontam que a cidade de Santa Filomena teve ontem, quinta-feira (24), um dos dias mais quentes e secos de toda a sua história. Os termômetros registraram incríveis 41ºC e a umidade relativa do ar (UR) foi medida em 12%, por volta das 16h43min.

Santa Filomena está registrando temperaturas acima das verificadas em Teresina, Piauí, considerada uma das cidades mais quentes do Brasil. A umidade relativa do ar ficou um pouco abaixo de Brasília, que no mesmo horário registrava 14%, com temperatura de 34°C.

E a previsão para os próximos dias é de "sol abrasador", sem nenhuma previsão de chuvas.


1(Imagem:1)INÉDITO!  Santa Filomena já registra temperaturas acima das registradas em Teresina, que tem a fama de cidade quente

Essa situação fez com que muitas pessoas se sentissem mal, com falta de ar, sobretudo os cardiopatas. Inclusive, uma senhora de 73 anos está internada na Unidade Mista de Saúde, devido a complicações respiratórias, que se agravou no início da noite passada.

Portanto, Santa Filomena pode entrar em estado de alerta decretado pela Defesa Civil caso a umidade relativa do ar permaneça inferior a 20% em período superior a três dias. E se baixar dos 12 por cento, deverá ser decretado estado de emergência, conforme recomenda a ONU (Organização das Nações Unidas) que considera 60% o nível ideal de umidade relativa do ar.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Logo ao nascer do sol, percebe-se muita fumaça no horizonte, provocada pelas queimadas desordenadas no Cerrado

A OMS recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. O deserto do Saara, na África, registra índices entre 10% e 15%. Nessas condições, as atividades físicas ao ar livre devem ser proibidas nas escolas públicas, entre 10 e 16 horas.

Também a Defesa Civil Nacional recomenda a suspensão das atividades nas instituições onde for percebido qualquer sinal de agravo à saúde, tais como: tosse, falta de ar e mal-estar. A decisão de liberar estudantes e trabalhadores, no entanto, fica a cargo dos estabelecimentos.

Ainda conforme a Defesa Civil, os locais com aglomerações e aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade dos ambientes, também devem ser evitados.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Carreta cai de balsa e expõe a urgência de mais uma ponte no Rio Parnaíba

Imagem: Carlos Biah1(Imagem:Carlos Biah)APAGÃO LOGÍSTICO! A falta de uma ponte no Rio Parnaíba, entre Santa Filomena e Alto Parnaíba, emperra o progresso

O trafego de veículos entre as cidades de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI) esteve interrompido no final da tarde desta terça-feira (22/09). A paralisação ocorreu devido a uma Carreta Bitrem carregada com soja, que vinha no sentido Santa Filomena/AltoParnaíba, ter caído parcialmente da Balsa PIPES 105, conforme noticiou o Blog do Carlos Biah.

Até o momento da postagem, todos os funcionários da Balsa Pipes estavam tentando retirar a carreta e liberar a passagem dos veículos já enfileirados, tanto no Maranhão quanto no Piauí.

Imagem: Carlos Biah2(Imagem:Carlos Biah)Caminhoneiros pagam elevado pedágio mas não se sentem seguros na hora de atravessar um rio de apenas 80 metros

Acidentes como o ocorreu mostram a necessidade urgente da construção da ponte sobre o rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, principalmente agora, com a provável conclusão da pavimentação da BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), que ligará a MA-006 em Alto Parnaíba, apesar da obra ter sido interrompida há 8 meses.

Aliás, conforme temos anunciado por meio do Portal GP1, a ponte sobre o Rio Parnaíba está orçada em aproximadamente R$ 22 milhões. Já o anel viário de Alto Parnaíba, com quatro mil metros, custará R$ 8 milhões. Resta apenas e tão somente que o DNIT aprove um “Termo Aditivo de Contrato”, visando o acréscimo de 25% sobre o valor inicial da obra (R$ 30 milhões), haja vista a implantação/pavimentação ter sido orçada em R$ 122 milhões.

Fonte: Blog do Carlos Biah

domingo, 20 de setembro de 2015

Maranhense Lucca estreia pelo Corinthians e é decisivo nos dois gols

Imagem: MEU TIMÃO1(Imagem:MEU TIMÃO)Apresentado um dia antes do jogo, alto-parnaibano Lucca foi decisivo nos 2 gols e já recebe elogios da fiel corinthiana

O atacante Lucca, natural de Alto Parnaíba, cidade localizada no extremo-sul do Maranhão, viveu uma manhã iluminada neste domingo (20). O jogador fez sua estreia com a camisa do Corinthians e foi decisivo nas duas jogadas dos dois gols da vitória alvinegra no clássico.

Na saída do gramado, Lucca era só felicidade. Humilde, o novo atacante do Corinthians já mostrou que está no clima do restante do elenco e falou como um verdadeiro corinthiano.

"Eu sei que essa é a oportunidade da minha vida. Estou muito feliz, muito motivado de estar em um clube como esse", declarou o camisa 30, que foi apresentado ontem, sábado (19).

2(Imagem:1)Mesmo jogando só 20 minutos, Lucca foi escolhido como um dos três melhores jogadores em campo, com a média 9,3

"Agora é dar continuidade, com humildade e pé no chão. Foi um jogo importante que a gente venceu e vamos dar seguimento a isso", completou o atacante de apenas 25 anos de idade.

o estreante da tarde, Lucca, foi um dos melhores em campo. Ele, Jadson e Yago foram os mais votados. O melhor em campo foi, claro, o camisa 10, que marcou os dois gols da vitória. Jadson terminou com média 9.6. Lucca, que entrou faltando 15 min, e Yago ficaram com 9.3.

Lucca foi contratado na última terça-feira, vindo do Criciúma, de Santa Catarina. Ele foi relacionado pela primeira vez neste final de semana, entrou logo depois dos 30 minutos no lugar de Malcom e resolveu o clássico paulista para o Corinthians. Boa Sorte, LUCCA!


Fonte: www.meutimao.com.br

sábado, 12 de setembro de 2015

Escolas promovem 'Noite Cultural' e resgatam a história de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Noite Cultural promovida pelas Escolas Estaduais deram um "show" de informações sobre a história de Santa Filomena

Fazendo parte das festividades em comemoração ao 150º Aniversário de Fundação do Município de Santa Filomena, ocorrido em 25 de Agosto de 2015, as escolas estaduais Professor Lourenço Filho, Educandário São José e Professora Delfina Sobreira Queiroz promoveram na última sexta-feira (11), uma NOITE CULTURAL na Praça Barão de Paraim.

O objetivo da Noite Cultural foi resgatar a história da colonização do Município de Santa Filomena, através de vídeos produzidos por alunos, em entrevistas com os historiadores Armando Dourado e Dulfe Lustosa Nogueira, além da espanhola Carmem Espinar Gual Avelino, radicada na cidade desde os anos 1950/60, que falou sobre o Padre Guilherme.

Contou ainda com o apoio do ambientalista Gilberto Lustosa de Matos, que esteve com uma comitiva de alunos na Caverna do Lourenço, sítio arquelógico situado a 20 quilômetros da cidade de Santa Filomena, que abriga grande porção de pinturas e inscrições rupestres.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Dupla de alunos apresentando o "telejornal", mostrando imagens e entrevistas em um telão, instalado ao lado da Igreja

Embora o Tenente Coronel José Lustosa da Cunha (Barão de Santa Filomena) tenha se tornado o mais importante incentivador do progresso local e líder maior da comunidade até a sua morte, ocorrida em 12 de abril de 1901 (pouco antes de completar 74 anos), documentos comprovam que o maior responsável pela fundação do povoamento de Santa Filomena foi o Capitão José Antonio Barreiras de Macedo, quem identificou a região como sendo uma Terra muito rica, com pastagens naturais e água em abundância, propícia à criação de gado.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
1(Imagem:1)Diversas pessoas prestigiaram a Noite Cultural promovida pelas escolas estaduais, realizada na Praça Barão de Paraim

É importante ressaltar que a povoação iniciada por José Antonio Barreiras de Macedo se transformou em Vila em 25 de Agosto de 1865, pela Resolução Provincial nº 586. Apesar da revogação da Resolução em 1871, a resolução anterior foi restaurada por meio da Resolução nº 811, de 7 de Agosto de 1873, sob pressão dos moradores junto ao presidente da Província, Manoel do Rego Barros Sousa Leão. Mas a data 25 de Agosto de 1865 permanece como sendo a oficial, por ter sido a primeira decisão a instituir o desmembramento de Parnaguá.

Também foi mencionada a contribuição do Padre Guilherme Hanhoster, alemão, que recebeu a Paróquia de Santa Filomena em 18 de março de 1944, ficando até 1966. Padre Guilherme foi quem fundou a primeira escola primária da cidade, ao lado da Casa Paroquial.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
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2(Imagem:1)Parabéns aos diretores, professores e alunos das escolas Lourenço Filho, Educandário São José e Delfina S. Queiroz

O evento cultural, idealizado e organizado pelos professores Saulo Pinheiro Nogueira, José Dourado Farias, Patrícia Alves, Osiana Sena e Inácia Lustosa Nogueira, dentre outros, teve sim a participação de todos os professores e alunos das três escolas da Rede Estadual.

O Portal GP1/Blog do José Bonifácio cumprimenta e parabeniza a todos que estiveram envolvidos na NOITE CULTURAL. A importância dos eventos culturais não é pequena: a cultura pode transformar seus frequentadores e contribuir para toda a sociedade.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

BR-235/PI: Governador vai ao DNIT e busca novo convênio para concluir obra

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)CADÊ O DINHEIRO? As obras da BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena) foram interrompidas há mais de 08 meses

Em reunião na sede do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília/DF, na manhã da última quarta-feira (09/09), o governador Wellington Dias (PT) e o secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, traçaram um planejamento de todas as obras executadas pelo órgão no estado do Piauí. A novidade, segundo Dias, é a retomada da obra de alargamento das BRs 316 e 343, nas saídas da capital, Teresina, em até 30 dias.

O governador Wellington Dias comunicou ao DNIT sobre o contrato de empréstimo formalizado pelo Governo do Piauí junto ao Banco do Brasil. "É um investimento de aproximadamente R$ 170 milhões que, para ser retomado, precisava de entendimento com o Dnit", argumentou.


Imagem: CCom1(Imagem:SECOM)O governador Wellington Dias e o secretário Guilhermano Pires (Setrans) estiveram ontem na sede do DNIT, em Brasília

E a estrada Gilbués/Santa Filomena (subtrecho da BR-235/PI), como não poderia deixar de ser, esteve na pauta do governador piauiense. Para Wellington Dias, “Um gargalo é a obra da BR-235, no trecho de Gilbués a Santa Filomena. Faltam apenas 10 quilômetros e o Estado do Piauí busca solução para novo convênio, incluindo a ponte sobre o Rio Parnaíba”.

Iniciada em 20 de janeiro de 2012, a partir da BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre, no sentido Santa Filomena, a implantação e pavimentação da estrada Gilbués/Santa Filomena (BR-235/PI), com 130,2 quilômetros de extensão, foi orçada em R$ 122 milhões.

Imagem: DNIT1(Imagem:DNIT)Projeto da primeira ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba; faltam "apenas" o dinheiro e a burocrática liberação do IBAMA

Passados quase quatro anos, o governador Wellington Dias tenta um aditamento ao redor de R$ 30 milhões, objetivando a construção da ponte entre Santa Filomena e Alto Parnaíba (MA), bem como a implantação de 4 quilômetros do anel viário, desde o Rio Parnaíba até a MA-006.

Pelas informações que temos, a ponte de Santa Filomena está orçada em aproximadamente R$ 22 milhões. Já o anel viário de Alto Parnaíba, com quatro mil metros, custará R$ 8 milhões.


2(Imagem:1)NÃO ENTENDI... Como pode a obra ser interrompida exatamente após a liberação de R$ 15,2 milhões? Muito estranho!!!

De acordo com o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, do valor total de R$ 122.290.979,33 foram liberados R$ 114.267.933,00. Resta um saldo de R$ 8.023.046,33 (Oito Milhões, Vinte e Três Mil, Quarenta e Seis Reais e Trinta e Três Centavos). Conforme a CGU (Controladoria-Geral da União), a última liberação aconteceu em 31/12/2014, no montante de R$ 15.200.000,00.

Entretanto, parece que o Governo do Piauí/SETRANS (Convenente), que recebe o repasse do Ministério dos Transportes, via DNIT (Concedente), ainda deve à Construtora Sucesso.

Se isso for verdade, imploramos que a SETRANS procure sanar tal dívida com a Construtora.

Fonte: Com informações da CCom/PI