quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Santa Filomena divulga resultado do Teste Seletivo simplificado

A Prefeitura de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, por meio da FUNVAPI (Fundação Vale do Piauí), organizadora do Teste Seletivo Simplificado através do Edital Nº 001/2012, de 17 de janeiro de 2012, para a contratação de servidores que atuarão no quadro provisório, obedecida a ordem classificatória durante o prazo de validade previsto.

Segundo a comissão, mais de 600 pessoas tiveram suas inscrições homologadas, cujo teste seletivo simplificado teve por objetivo o preenchimento de 133 vagas (51 vagas para a zona rural e 82 para a zona urbana) para os seguintes cargos: Auxiliar de Serviços Diversos, Agente Fiscal de Urbanismo, Auxiliar Administrativo, Agente Fiscal Fazendário, Auxiliar de Limpeza, Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Bibliotecário, Dentista, Digitador, Eletricista, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Médico Comunitário, Monitor do PETI, Motorista “D”, Nutricionista, Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados, Professor de 1º ao 5º Ano, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Vigia.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 1 (um) ano, contado a partir da data de homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano, uma única vez, a critério da Administração Pública Municipal de Santa Filomena.

A Classificação geral com as receptivas notas dos candidatos está à disposição dos interessados no mural da Prefeitura Municipal de Santa Filomena e ainda no site oficial da FUNVAPI, acessando: http://funvapi.com.br/clientes/u_49265_e56a756136/imgRoot/RESULTADO%20-%20SANTA%20FILOMENA.pdf.

Assembleia Legislativa aprova instalação de escola agrícola em Santa Filomena

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou, no último dia (16), requerimento do deputado Fernando Monteiro, líder do PTB, solicitando a instalação de uma Escola Técnica Agrícola no município de Santa Filomena, no sudoeste do Estado.

Fernando Monteiro explica que apresentou a proposição atendendo a diversos pedidos dos produtores de soja daquele município que reclamam da falta de mão de obra qualificada. “Hoje, Santa Filomena produz 130 mil toneladas de soja e a instalação da escola técnica será de fundamental importância, porque, a expectativa é de que em três anos o município alcance a produção de um milhão de toneladas de grãos por safra”, ressalta o parlamentar.

O parlamentar petebista informou que os produtores estão sendo obrigados a importar mão de obra de outros estados por falta de pessoal qualificado na região. Recentemente, uma das grandes fazendas teve que ir atrás de 140 trabalhadores no Mato Grosso.

“O maquinário utilizado já possui tecnologia de ponta, portanto uma escola técnica com modernos laboratórios e cursos profissionalizantes na área do agronegócio e outros identificados com os arranjos produtivos locais dará aos filhos da população de Santa Filomena e municípios da região a oportunidade de formação e garantia de trabalho e renda”, acrescenta o deputado estadual Fernando Monteiro, que sempre recebeu expressiva votação em Santa Filomena.

Fonte: AgroPiaui

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Agricultores ameaçam ajuizar ação coletiva contra o atraso no "Luz para Todos"

Para os moradores da zona rural de Santa Filomena - quinta maior economia agrícola do Piauí - a luz elétrica nunca deixou de ser restritiva, contrariando a Lei nº 10.762, que possibilitou ampliar a fatia dos que poderiam ter direito à universalização por meio do Programa "Luz para Todos".

Agricultores e moradores da zona rural estão irredutíveis, defendendo que precisam de energia elétrica. “Por que já vão ligar a energia em quase todo o município de Alto Parnaíba e a nossa aqui em Santa Filomena nunca nem começou? Não aceitamos isso. Vamos ajuizar uma ação civil coletiva, visando o início das obras do Luz para Todos em Santa Filomena”, reclama Heriberto Gehardt, produtor de 1.400 ha de soja na Fazenda Guatupá, localizada na Serra do Riachão, distante 7 km das duas linhas de transmissão Gilbués/Santa Filomena, mas é obrigado a usar energia produzida por grupo gerador a diesel.

Eles alegam que o Maranhão está sendo tratado de forma diferenciada, embora o Piauí seja o fornecedor dessa energia, através da antiga CEPISA, hoje Eletrobras Distribuição Piauí. E a pergunta que fazem é a seguinte: Seria, por acaso, influência do ministro das Minas e Energia, o maranhense Edson Lobão?

Segundo os manifestantes, apenas o município de Alto Parnaíba (MA) está sendo beneficiado pela universalização do serviço de energia elétrica, em detrimento de Santa Filomena, aonde não vem sendo cumprido o cronograma para implantação do PLP (Programa Luz para Todos).

E olha que os agricultores não estão sozinhos na luta, pois contam com o apoio integral do prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), que também está indignado com a situação. “É preciso que se iniciem, imediatamente, as redes vicinais no município de Santa Filomena. Já existe inclusive um movimento popular para barrar o funcionamento da subestação, enquanto não houver o começo das obras”, reclama o gestor municipal.

Ainda segundo Esdras Avelino, "enquanto em Alto Parnaíba há várias frentes de serviço, onde aproximadamente 300 quilômetros de rede estão sendo instalados, em Santa Filomena nunca nem começou, embora os assistentes da presidência da Eletrobras, José Salan Melo e Antonio Pereira, em reunião que tivemos dia 21 de dezembro último, tenham dado a entender que pelo menos esses dois pequenos projetos iniciariam antes da inauguração da subestação".

Santa Filomena foi contemplada com Sistema de Subtransmissão, duplicando a capacidade de atendimento, permitindo inclusive futuras ampliações e melhorando a confiabilidade junto aos consumidores de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA), cujo Programa de Universalização de Energia Elétrica deverá cobrir uma área de 16.523 km2 – equivalente a 75% da extensão territorial do estado de Sergipe – e objetiva beneficiar 3 mil domicílios rurais.

Seria bom se assim estivesse sendo. Ocorre que até o momento, apenas 2 (dois) pequenos projetos estão previstos, objetivando beneficiar 79 famílias nas comunidades Sete Lagoas e Barra do Taquara. E as outras 315 famílias cadastradas (só isso?), distribuídas no médio e altoTaquara, Almécegas, Pau Seco, Brejo das Meninas, Santa Fé, Lagoa, Fortaleza, Serra da Fortaleza, Várzea Grande, Zelândia, Mucuri, Baixão Fechado, Riachão e demais localidades?

O empreendimento, que compreende a construção de subestação em 34,5/13,8kV – 5/6,25MVA e de uma segunda linha de transmissão, paralela à existente desde meados da década de 1970, partindo da cidade de Gilbués, com extensão aproximada a 140 quilômetros, representa investimento de R$ 1.545.017,62 (Um Milhão, Quinhentos e Quarenta e Cinco Mil, Dezessete Reais e Sessenta e Dois Centavos), valor oriundo do Governo Federal, via Eletrobrás Distribuição Piauí/Ministério das Minas e Energia.

O que ninguém consegue entender é o “porquê” de nunca terem sido iniciados os trabalhos do Luz para Todos em Santa Filomena, destinado a propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população rural que não dispõe desse serviço público.

Com tamanha morosidade, dificilmente se vai quebrar o paradigma de que é possível esse insumo chegar para todos, inclusive aos habitantes da zona rural. Algo precisa ser feito, a fim de que esses cidadãos tenham efetivamente acesso à luz elétrica.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cultivo do arroz de sequeiro cai de forma acentuada no cerrado do Piauí

No cerrado do Piauí, onde a ocupação se iniciou nos anos 1970, mais precisamente no lugar Baixa Serena, a 40 quilômetros da cidade de Santa Filomena, o cultivo de arroz de sequeiro vem caindo de forma acentuada, cedendo espaço à soja, ao milho e ao algodão herbáceo.

Como ocorre no centro-sul do País, o arroz de sequeiro no estado do Piauí também passou a ser plantado apenas em pequenos talhões e cultivado quase que exclusivamente para a manutenção das próprias fazendas produtoras de soja.

O cultivo do arroz de sequeiro por ser de alto risco - devido a práticas culturais inadequadas e aos veranicos, que provocam queda no rendimento médio - e por isso vem desestimulando os produtores, fazendo com que seu plantio seja diminuindo.

Assim o arroz, produzido sob condições de sequeiro, cultivado em grande parte para abertura de novas áreas agrícolas, situadas em solos pobres em nutrientes e com baixa capacidade de retenção de água, está desaparecendo da paisagem.

Embora os pesquisadores venham desenvolvendo programas de melhoramento do arroz de sequeiro, visando a obtenção de novas cultivares, com ênfase à resistência à seca, à brusone, ao acamamento e à qualidade de grãos, além de outros atributos agronômicos necessários a uma produtividade razoável e estável, a cultura passou a ser inviável economicamente.

Quem explica melhor tudo isso que está acontecendo é o agricultor e atual prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho, que juntamente com seu primo Antonio Luis Avelino Filho implantou, no ano de 1976, o primeiro projeto de arroz de sequeiro no sudoeste do Piauí, que pela primeira vez ao longo desses 36 anos, preferiu plantar soja e não o tradicional arroz.

“Este ano só plantei 10 hectares e arroz, apenas para a manutenção da Fazenda. O restante da área foi plantado com soja”, informa Esdras Avelino, acrescentando que sai mais em conta comprar do que produzir arroz. “Com 500 sacas de soja, que podem ser colhidas em cerca de oito hectares, eu posso comprar 1.000 sacas de arroz, que só poderiam ser produzidas em 25 hectares, no mínimo”, pontifica.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Santa Filomena realizou mais um carnaval alegre e democrático

O Carnaval Popular de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí - na Quadra da Cidadania, o complexo da folia -, realizou pelo quarto ano seguido mais um grande e democrático evento. De acordo com a comissão organizadora, cerca de duas mil pessoas por noite estiveram lá.

A grandiosa festa contou com a descontração de seis Blocos: “Tô Liso”, “Vou Te Pegar”, “Ai Se Eu Te Pego”, “Tropa De Elite”, “Aliança” e “Vem Quem Quer”. Com fantasias simples, porém alegres e coloridas, deram um toque todo especial à festa de Momo, nome feminino, ao contrário do que se pensa, e era uma filha de Nix, segundo Hesíodo, na mitologia grega.

Ontem, terça-feira (21), o baile começou às 22h e só terminou por volta das 4 da manhã de hoje, quarta-feira de cinzas. Estiveram animando o espaço da folia, os musicais “Netinho & Banda” e “Mulekinho & Banda”, até o momento em que o organizador Pedro Eimard Maia de Sousa e o representante do prefeito Esdras Avelino Filho - o chefe de gabinete Mussoline Lustosa Nogueira Filho - sortearam o 51º e mais esperado prêmio entre aqueles foliões que participaram das quatro noites: uma moto modelo trail 150 cilindradas zero quilômetro.

Durante as quatro noitadas de folia foram sorteados televisores, bicicletas, ventiladores e liquidificadores, além da cobiçada motocicleta. Segundo Pedro Maia, secretário municipal de Educação, o objetivo dessa premiação é atrair cada vez mais a população para os bailes, mantendo assim vivas as tradições carnavalescas em Santa Filomena.

O ganhador foi Cosme Pereira, residente na Rua Prefeito Caio Alencar, no Bairro Novo Horizonte, que recebeu das mãos de Mussoline Lustosa Nogueira Filho, representando o prefeito Esdras Avelino, a chave da moto modelo trail 150cc zero quilômetro, da fabricante chinesa Shineray, lançada para buscar espaço entre a Honda Bros e a Yamaha XTZ.

Em resumo, podemos chegar à conclusão de que o carnaval promovido pela Prefeitura da Santa Filomena, no cerrado piauiense, tem sido a cara do seu povo. Milhares de pessoas, de todas as idades e de todas as famílias (avós, pais, filhos, tios, sobrinhos e agregados) usam a união para somar forças e fazerem bonito.

Assim foi o carnaval  2012, que sem dúvida alguma voltou a ser uma das festas populares mais animadas e representativas da cidade de Santa Filomena, embalado por blocos de rua e ao som de músicas dançantes, cujo significado está ligado à liberdade.

Parabéns, portanto, a todos que fazem o carnaval de Santa Filomena, desde a comissão organizadora, chefiada pelo incansável Pedro Maia, até os que verdadeiramente fizeram a festa, pulando e brincando em paz, sem nenhuma ocorrência de grande potencial ofensivo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sob chuva e quedas de energia elétrica, foliões curtem o carnaval em Pio IX

Apesar da chuva que insistiu em cair durante a noite do último sábado (18) e das sucessivas quedas de energia elétrica, a população de Pio IX e visitantes curtiram o carnaval na Praça Deputado Alencar Mota (Praça do Abrigo), principal ponto de encontro daquela cidade.

O destaque ficou para os tradicionais Blocos “Vire o Copo” - que em 2012 está completando 15 anos de existência -, “Zero Hora” e “Skoltados”, dentre outros grupos carnavalescos.

Com fotos de Jakson Sousa, do Blog Fronteiras Online, acompanhe a folia em Pio IX:


 Fonte: Fronteiras Online

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Blocos animam carnaval na Quadra da Cidadania, em Santa Filomena (PI)

Aconteceu ontem, sábado (18), a primeira noite de folia na Quadra da Cidadania, em Santa Filomena (PI), com animação de Netinho & Banda, finalizando com a banda Noite de Estrelas. A noite contou com a descontração dos seis Blocos: “Tô Liso”, “Vou Te Pegar”, “Ai Se Eu Te Pego”, “Tropa De Elite”, “Aliança” e “Vem Quem Quer”. Com suas fantasias simples mas alegres e coloridas, deram um toque todo especial ao evento.

As centenas de foliões começaram a animar o carnaval popular com a chegada dos blocos, antes da meia-noite, terminando por volta das três da manhã de hoje, domingo. Logo mais, às 16h, tem matinê destinada à criançada, recomendada a não freqüentar os bailes noturnos, por questões de segurança e integridade desses pequenos.

O baile de hoje à noite começa às 22 horas, assim como na segunda e na terça. Estarão se apresentando o Musical Canto da Terra e Netinho & Banda. Todos os participantes recebem cupons na entrada e concorrem a diversos prêmios, em sorteios realizados pela comissão organizadora.

Na madrugada de quarta-feira (22), haverá o sorteio de uma moto modelo trail 150cc zero quilômetro, da fabricante chinesa Shineray, lançada para buscar espaço entre a Honda Bros e a Yamaha XTZ. Mas somente estará concorrendo o folião que comparecer às quatro noites de carnaval no Ginásio Poliesportivo João Sobreira Lima (Quadra da Cidadania).

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Creche "Pequeno Príncipe" realiza festa de carnaval com os pequenos

Uma festa carnavalesca simples, porém com todos os ingredientes da folia, a realizada com a meninada da Creche Escola “Pequeno Príncipe”, da Rede Municipal de Santa Filomena, no final da tarde de ontem, dia 17, sexta-feira gorda de carnaval.

Crianças de um a quatro anos exibiram fantasias típicas da folia de Momo. O objetivo foi divertir e introduzir a criançada na cultura da maior festa popular do Brasil.

O baile foi preparado sob a orientação da equipe pedagógica da Creche "Pequeno Príncipe", formada pelas professoras Gislene (Diretora), Josidete (Coordenadora), Luzia Margarete, Conceição Moreira, Jucileide Nery, Maria Gloriete, Margarita Espinar, Filomena Barbosa, Adriana Sobreira e Francisca Nogueira, que habitualmente festeja.

Também contou com o apoio dos auxiliares Valterleia e Walker, além dos vigilantes Hudson Santana e Fernando Carvalho. A área, ligeiramente decorada para a ocasião, se transformou em um ambiente de alegria, tanto para a criançada como para funcionários.

A Creche “Pequeno Príncipe” funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, beneficiando 232 (duzentas e trinta e duas) crianças. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Santa Filomena, através da Secretaria de Educação.

Lá, as datas festivas são comemoradas de forma educativa, cujo mote central é envolver essas crianças em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e pelas suas transformações. E apresentar oportunidades a elas para a descoberta dos acontecimentos, favorecendo o crescimento intelectual e a descoberta do mundo social.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bloco da Secretaria de Saúde fará blitz de prevenção à DST/Aids no Carnaval

O bloco da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis da Secretaria de Saúde de Santa Filomena (PI) ganhará circuito carnavalesco nas quatro noites de folia, no Ginásio Poliesportivo João Sobreira Lima (Quadra da Cidadania), dando total apoio aos foliões filomenenses.

A Campanha de Prevenção às DSTs/Aids no Carnaval, que tem como slogan o tema “Na empolgação pode rolar de tudo, só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”, fará blitz nas noites de sábado(18), domingo (19), segunda (20) e terça (21), a partir das 19 horas.

Durante os quatro dias de campanha haverá farta distribuição de material informativo e de preservativos. Segundo diz o médico Carlos Augusto de Araújo Braga, historicamente no período de festas carnavalescas é tradição haver certa liberdade, sobretudo sexual.

“As pessoas estão mais livres, com uso de bebidas, inclusive drogas ilícitas aumentando as chances de sexo sem proteção, por isso alertamos sempre usar preservativos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sem contar o risco de uma gravidez indesejada”, afirma.

A equipe do bloco da prevenção do programa DST/Aids da Secretaria de Saúde de Santa Filomena está organizada para orientar aos presentes sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e o uso do preservativo.

“Acreditamos que a informação é a melhor ferramenta para a prevenção de doenças.  Por isso, estamos preparando nossa equipe da Secretaria de Saúde, aproveitando esse momento de festa para orientar as pessoas e lembrar que a saúde é o nosso maior patrimônio e o preservativo não deve ser problema neste carnaval”, conta a secretária de Saúde do Município, Geni Helane Braga.

O cantor Michel Teló é a estrela da campanha do Governo Federal objetivando a prevenção da Aids durante o Carnaval 2012.

No clipe, o cantor faz uma paródia de seu hit nacional e internacional "Ai, Se Eu Te Pego".

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Santa Filomena inicia reforma da Praça Barão de Paraim

A prefeitura de Santa Filomena, cidade situada no sudoeste do Piauí, distante 925 quilômetros de Teresina, em parceria com o Governo Estadual, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), iniciaram as obras de reforma da Praça Barão de Paraim, em frente à Igreja Matriz.

Desde a última segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012, foi instalado o canteiro de obras na velha Praça da Matriz, inclusive sem o fechamento da área, o que certamente não prejudicará os trabalhos religiosos da Paróquia de Santa Filomena, durante os próximos 03 (três) meses.

Depois de dois anos de promessa da sua construção, cuja placa que indicava o início da obra foi fixada em fevereiro de 2010, ainda no Governo do hoje senador Wellington Dias, finalmente a Praça da Igreja Matriz irá ganhar cara nova, agora na gestão do governador Wilson Martins, com uma completa reforma, abrangendo uma estrutura de construção civil moderna, num dos principais pontos de referência cultural e religioso da cidade.

O investimento total é de cerca de R$ 273.094,47 (Duzentos e Setenta e Três Mil, Noventa e Quatro Reais e Quarenta e Sete Centavos), e o prazo para conclusão da obra é de 90 dias.

“Esse projeto é um antigo desejo meu e também de todo o povo filomenense, que agora se transformará em realidade”, afirma o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), garantindo que até agosto estará entregando a Praça do Campo Velho, no Bairro São João.

A reforma da primeira praça da cidade – a Barão de Paraim – é de grande importância afetiva e cultural para os moradores de Santa Filomena, assim como a Praça do Campo Velho, objeto de várias promessas de candidatos nas campanhas.

“Será mais um marco da nossa administração, que tem procurado realizar investimentos de infraestrutura, sobretudo na zona urbana, como a pavimentação de ruas, entre outras obras que a Prefeitura vem realizando, visando proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e preparar a nossa cidade para o futuro”, finalizou o prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino.

A Lei da Ficha Limpa está prevista na própria Carta Constitucional

O artigo a seguir é de autoria do secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e foi publicado na segunda (13), no site Consultor Jurídico:

O Supremo Tribunal Federal deverá concluir essa semana o julgamento sobre a constitucionalidade da Lei Complementar 135, de 2010, conhecida lei da Ficha Limpa. Será apreciada a Ação Declaratória de Constitucionalidade proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

A lei inova o direito eleitoral em diversos e significativos pontos, entre os quais considera inelegível quem possuir condenação por órgão colegiado do Judiciário nos crimes que menciona, dentre os quais tráfico de entorpecentes, homicídio doloso, improbidade administrativa e corrupção eleitoral.

A propositura da mencionada ação pela OAB nacional foi motivada pela necessidade de se construir um ambiente de segurança jurídica para as eleições que se avizinham, bem assim em decorrência da crença na perfeita adequação constitucional da lei complementar em questão.

A lei ficha limpa possui previsão na própria Carta Constitucional, por seu parágrafo 9º do artigo 14, segundo o qual deve ser editada lei complementar que discipline casos de inelegibilidade considerando a vida pregressa dos candidatos e a necessidade de proteção da probidade e moralidade administrativas.


Inelegibilidade é um sistema de critérios para se definir se alguém está ou não apto para obter o registro de uma candidatura. Não se cuida de uma punição, pena ou castigo. O cidadão que não obtém o registro fica dispensado por um determinado tempo do múnus público de representar a sociedade.

A atividade política não pode ser entendida como um benefício individual, menos ainda o mandato tido como propriedade particular, de tal modo a se considerar que o impedimento de acesso aos mesmos signifique subtração de direito individual.

Firmada a inelegibilidade como um mero critério e o exercício do mandato como um sacrifício em favor da coletividade, a discussão sobre a Lei Complementar 135 não há de ser feita sob o prisma da presunção de inocência, garantia constitucional segundo a qual ninguém deve ser considerado culpado até o advento de sentença penal condenatória irrecorrível.

O respeito ao postulado da não culpabilidade é um cânone constitucional em relação ao qual não há de se afastar ninguém que se diga comprometido com o Estado de Direito, que possui a Constituição Federal como sua pedra angular.

Declarar a lei ficha limpa constitucional não implica em flexibilizar o princípio da inocência, mas tão apenas considerar que não há punição e, portanto, o debate sobre tal princípio constitucional é estranho a essa matéria.

É dizer, decisões da Suprema Corte protetoras do postulado da inocência, como a que veda cumprimento de pena antes do trânsito em julgado de sentença condenatória, deverão se manter incólumes. Em igual sentido, não haverá de ser alterada a compreensão de que a garantia de não culpabilidade se irradia por todos os ramos de Direito, inclusive não penal.

O julgamento da lei ficha limpa haverá de concluir por sua constitucionalidade em decorrência da expressa previsão do parágrafo nono do artigo 14 da Constituição Federal e com a admissão da tese segundo a qual inelegibilidade não é punição, sendo estranho a este julgamento o debate sobre a flexibilização da inafastável cláusula pétrea constitucional asseguradora do estado de inocência
”.

 Fonte: Consultor Jurídico

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Foliões de Santa Filomena se preparam para comemorar o Carnaval 2012

A cidade de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, se prepara para comemorar o Carnaval 2012. Os blocos carnavalescos já preparam as fantasias – a exemplo do “Tô Liso”, com mais de 200 integrantes - afinam as vozes e se aquecem para a festa mais esperada.

Depois de alguns anos sem a realização da folia carnavalesca, a “Administração O Povo no Poder” resgatou, desde 2009, a alegria dessa festa que agrada os mais variados foliões. Assim, a juventude filomenense não precisa mais se deslocar para outras cidades.

Segundo o secretário municipal de Educação e principal organizador do evento, Pedro Eimard Maia de Sousa, um dos diferenciais da atual gestão de Esdras Avelino Filho é aliar ao perfil empreendedor o festivo, promovendo uma programação de lazer e muita diversão.

Além de atender ao anseio de muitos jovens, ao promover a festa pelo quarto ano seguido, o Executivo Municipal estará privilegiando artistas da própria região, já que as atrações musicais ficarão por conta de bandas da vizinha Alto Parnaíba (MA) e principalmente de Balsas (MA).

A Quadra da Cidadania e a Praça da Beira-Rio serão os principais pontos de concentração do Carnaval 2012 em Santa Filomena, que promete movimentar a cidade, promover a geração de renda e aquecer alguns setores da economia local durante o período do festejo popular.

Estão confirmadas as bandas “Canto da Terra”, “Netinho & Banda”, “Vira & Mexe do Brasil”, “Noite de Estrelas” e “Mulekinho & Banda”, que vão puxar o ritmo da alegria de Momo, ritmo que se originou na Grécia antiga, obedecendo à seguinte programação:

1ª Noite (Sábado, 18) – Netinho & Banda + Noite de Estrelas;
2ª Noite (Domingo, 19) – Canto da Terra + Netinho & Banda;
3ª Noite (Segunda, 20) – Netinho & Banda + Vira & Mexe do Brasil;
4ª Noite (Terça, 21) – Netinho & Banda + Mulekinho & Banda.

Durante todo o festejo haverá distribuição de prêmios entre os participantes, que poderão ser sorteados com aparelhos de DVD, bicicletas, televisores, ventiladores e outros brindes surpresas.

Na última noite, haverá o sorteio de uma moto modelo trail 150cc zero quilômetro, da fabricante chinesa Shineray, lançada para buscar espaço entre a Honda Bros e a Yamaha XTZ. Mas somente estará concorrendo o folião que comparecer às quatro noites de carnaval na Quadra da Cidadania.

O Carnaval 2012 em Santa Filomena é uma promoção da Prefeitura Municipal, com apoio das secretarias de Educação, Administração e Finanças, Esporte, Meio Ambiente, Obras e Saúde. Colaboram ainda o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e, como sempre, a Rádio Comunitária Rio Taquara FM.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Represa da Hidrelétrica Canto do Rio, no Parnaíba, terá 80 km de extensão

Estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (08), na secretaria de Meio Ambiente de Tasso Fragoso (MA), representantes do IBAMA/São Luís (Sr. Ricardo Arruda), da empresa interessada na construção do empreendimento (MinasPCH), engenheiro Thiago Sales, bem como o gerente de Meio Ambiente, Alexandre Piló Ribeiro Pena.

O encontro teve por objetivo comunicar oficialmente à população da área sobre a decisão de que serão realizados os estudos preliminares nos municípios de Tasso Fragoso (MA), Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI) para uma possível construção do AHE (Aproveitamento Hidrelétrico) Canto do Rio, no rio Parnaíba, 23 km à montante da cidade de Tasso Fragoso.

“A data do barramento ainda não foi definida. Mas se sabe informalmente que todo o lago terá uma dimensão de 80 quilômetros, indo até as cidades de Alto Parnaíba e Santa Filomena”, disse ao GP1/Blog do José Bonifácio o ambientalista Aguinaldo Guimarães Fialho (Lirô Guimarães).

O representante do IBAMA disse que foi a Tasso Fragoso com o objetivo de ouvir a demanda existente nos locais supostamente atingidos, como: necessidades do povo ribeirinho e suas reivindicações, animais em risco de extinção, locais de desova de animais, em suma, para ouvir a opinião pública nas localidades a serem beneficiadas pelo empreendimento.

Todo o processo do levantamento e trabalho de pesquisa do empreendimento será concluído até o final de 2012, acompanhado pelo órgão federal (IBAMA) e pela secretaria municipal de Meio Ambiente. A capacidade de produção de energia elétrica do Aproveitamento Hidrelétrico Canto do Rio será de 50 mil quilowatts, com duas turbinas para geração.

Somente na bacia do rio Parnaíba estão sendo projetadas a implantação de 08 barragens, entre Palmeirais e Santa Filomena, pelo lado piauiense. Dessas, sete serão construídas no próprio Parnaíba: AHE Castelhano (Palmeirais), AHE Estreito (Amarante), AHE Cachoeira (Floriano), AHE Uruçuí (Uruçuí), AHE Ribeiro Gonçalves (Ribeiro Gonçalves), AHE Canto do Rio (Santa Filomena/Tasso Fragoso), AHE Taquara (Santa Filomena/Alto Parnaíba), além do AHE Taboa (Sambaíba), no rio Balsas.

Em relação ao AHE Ribeiro Gonçalves, o IBAMA e o IPHAN já deram o parecer favoráveis. Todavia, os municípios de Tasso Fragoso e de Loreto ainda não concederam as licenças de uso e ocupação do solo. Mesmo assim está previsto o leilão da mesma para abril próximo.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Comunidade Brejo das Ovelhas promove o "Banquete dos Cachorros"

O "Banquete dos Cachorros", promovido no dia 11 de fevereiro, é um ritual do catolicismo popular realizado em pagamento de promessa a São Lázaro. A festa é organizada quando um devoto deseja pagar uma promessa a São Lázaro. Pode ser feito em casa ou sítio e muitas vezes em terreiros de culto afro, o que é comum no Maranhão e na Amazônia.

Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30/12/1898 — Natal, 30/06/1986), famoso historiador, antropólogo, advogado, jornalista e pesquisador das manifestações culturais brasileiras, noticiou sua ocorrência no Ceará, Piauí, Goiás, RJ e Sergipe.

A grande refeição para os cachorros costuma ser oferecida a um número ímpar de cães (7, 9, 11 ou 13), cuja razão não é explicada. No caso do Brejo das Ovelhas, comunidade situada na zona suburbana de Santa Filomena, a promesseira Aracy Costa Pereira (Dona Naninha) fez a promessa com São Lázaro para alimentar 14 cachorros.

“Eu adoeci e fiz uma promessa com São Lázaro; fazer almoço prá 14 cachorros no dia 11 de fevereiro, todos os anos, até o dia que eu puder”, conta a distinta senhora Aracy Costa Pereira, mais conhecida por Naninha, acrescentando que morreu mas, graças a Deus e a São Lázaro, viveu de novo.

É comum que os cães comam intercalados por crianças, cada qual comendo em seu prato, embora não seja assim no Brejo das Ovelhas. Lá, apenas se organiza uma espécie de mesa no chão, forrada com esteira e coberta por uma toalha bordada.

Conforme a tradição, uma imagem de São Lázaro é colocada à cabeceira, ladeada por velas acesas. Os cães devem ir todos banhados, sendo-lhes colocado um laço de fita vermelha no pescoço. São presos por coleira, permanecendo seguros pelo dono até o fim da refeição.

O promesseiro costuma servir os pratos e às vezes permanece de pé ou de joelhos, podendo também estar segurando um dos cães, ou comer entre os convivas. Diferentemente, dona Naninha serve os pratos mas não come, permanecendo de jejum até o horário do jantar.

Mas tem promesseiro que permanece deitado no chão durante o banquete, comendo como cachorro, com a boca no prato, sem segurar os alimentos com as mãos ou talheres. Também se tem notícias de casos em que o promesseiro e o cão comem no mesmo prato, ou de casos em que os cães ficam sobre bancos e são servidos numa mesa, em vez de comerem no chão.

A promessa costuma ser em pagamento pela cura de uma pessoa, ou pelo restabelecimento de um cachorro. No Brejo das Ovelhas, a festa acontece em função da cura da própria promesseira Aracy Costa Pereira, que afirma ter se curado de várias doenças, inclusive cardíacas.

O banquete no Brejo das Ovelhas durou pouco tempo, não sendo registrada a ocorrência de brigas entre os cães. A final, sobrou muita comida (arroz, carne, galinha caipira, macarrão), suficiente para todos que compareceram à casa de Leondina Leite Ramos (Dona Leonda), que cede o espaço para o cumprimento da promessa, ao lado da Capela de Santa Luzia.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Mestre Clóvis" recebe homenagem na Câmara Municipal de Tasso Fragoso

A Câmara Municipal de Tasso Fragoso, no sul do Maranhão, realizou na manhã desta quinta-feira (09), sessão especial para homenagear o ex-vereador Clóvis Dias Barros, o “Mestre Clóvis”. A sessão foi uma iniciativa das bancadas de situação e oposição, já que o falecido era pai do atual presidente do Poder Legislativo, vereador José Dorierson Ribeiro.

Clóvis Barros teve sua participação na vida política de Tasso Fragoso, quando na década de 1970 exerceu por duas vezes o mandato de vereador. Antes disso, ainda nos anos 60, o “Mestre Clóvis” foi Delegado de Polícia, época em que - segundo dizem – o cargo de chefe de uma Delegacia Policial dava mais status do que ser Juiz de Direito ou Promotor de Justiça.

Antes das homenagens na Câmara Municipal, o corpo de “Mestre Clóvis” passou pela Igreja Matriz de Tasso Fragoso onde, com a presença de familiares e amigos, ocorreu a celebração da eucaristia (missa de corpo presente), principal celebração religiosa da Igreja Católica. Logo após, por volta da 10h00, o cadáver de Clóvis Barros foi sepultado no Cemitério Municipal.

Veja outras imagens do cortejo pela morte de Clóvis Dias Barros, o “Mestre Clóvis”: