terça-feira, 1 de maio de 2018

População aguarda retomada do Programa Luz para Todos há quase 8 anos


A casa da dona Da Cruz Lima, na Fazenda Salto, a 13 km de Santa Filomena, continua sem energia elétrica
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica, o PLPT - Programa Luz para Todos, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, durante o primeiro Governo Lula, foi destinado a propiciar, até o ano de 2008, o atendimento em energia elétrica à parcela da população rural brasileira sem acesso a esse serviço público.

Pois é ... O Programa Luz para Todos completa 15 anos no dia 11 de novembro de 2018. Mas, por incrível que pareça, até o momento, apenas 4,2% da demanda - de aproximadamente 900 domicílios - foi atendida no extenso município de Santa Filomena, localizado no extremo oeste do Piauí, haja vista que só 30 famílias foram beneficiadas, pontualmente no Povoado Sete Lagoas, além de alguns produtores rurais do Cerrado.

Já no Povoado Brejo das Meninas, a 92 km da cidade de Santa Filomena, a Eletrobrás Piauí mandou fazer ...
A empresa Cabrália Construções Ltda. – EPP, escolhida desde 2015 pela Eletrobrás Distribuição Piauí (CEPISA) para analisar projetos, orçamentos e fiscalizar obras do Programa Luz Para Todos, começou a fazer o levantamento no município de Santa Filomena, que deveria ter sido contemplado com 40 quilômetros de rede elétrica trifásica, beneficiando a região do Riozinho, da Santa Fé até o Brejo das Meninas.

... levantamento e previu que a obra seria inaugurada até novembro de 2017, mas segue na mesma escuridão

Representantes da empresa chegaram a dizer que a obra seria concluída entre 90 e 120 dias (até novembro de 2017). Porém, por motivos alheios ao nosso conhecimento, não ocorreu. Palavras ao vento, apenas.

Situação idêntica vivem os moradores dos vales do Taquara e do Riachão, Almécegas, Lagoa, Fortaleza, Aldeinha, Várzea Grande, Bargado, Galuz e tantas outras localidades nos 5.285 km2 de Santa Filomena.



Enquanto isso, ver a novela da Globo e beber água gelada ainda são itens apenas na imaginação dessa gente
No Vale do Taquara, ao lado da BR-235/PI e a 13 quilômetros da cidade, das promessas descumpridas há quase 8 anos, restaram somente um adesivo na casa de Dona Da Cruz Lima, por exemplo, datado de 23/11/2010, atestando levantamento do PLPT, realizado pelo antigo consórcio Majestosa Energia Elétrica e Civil e Construtora Venâncio, de Petrolina (PE).

Enquanto isso, segue a exclusão social de quase 3 mil pessoas espalhadas pelo imenso territorio de Santa Filomena, da Almécegas ao Galuz, sem direito a energia elétrica. A novela da Globo, a água gelada, o refrigerante e a cerveja ainda são itens que vivem na imaginação dessa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário