quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Moradores e visitantes de Santa Filomena deverão ser vacinados contra Febre Amarela

Moradores de Santa Filomena podem procurar a UBS e agendar junto à equipe o melhor dia para a vacinação
Santa Filomena e mais 57 cidades do Piauí foram incluídas na lista do Ministério da Saúde que recomenda a vacinação contra a Febre Amarela. O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que o alerta foi emitido devido à proliferação do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue. No Estado, 58 municípios entraram para a lista e o recomendado é que toda a população e visitantes sejam imunizados. Herlon Guimarães explica que a população deve ficar tranquila em relação à vacina, que já se encontra disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país.

"Os municípios fazem normalmente suas campanhas nas UBS e a população deve manter seu cartão de vacinação em dia, não só para a febre amarela, mas para todas as outras doenças. Esse alerta do Ministério da Saúde mostra que essas cidades próximas a matas podem ter o mosquito de forma silvestre e a população deve se prevenir", explica Herlon Guimarães, da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde. 

Inicialmente, a vacina é tomada aos nove meses de idade e, se necessário, será aplicada uma segunda dose. Quem pretende viajar para Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, ou uma das cidades listadas ou, ainda, para áreas endêmicas, também deve ser imunizado. Todas as pessoas de 09 meses a 59 anos de idade podem procurar uma UBS e agendar junto à equipe o melhor dia para serem vacinadas.

Santa Filomena, a 910 km de Teresina, uma das 58 cidades do PI na lista de vacinação contra Febre Amarela

MUNICÍPIOS PIAUIENSES QUE ENTRARAM PARA A LISTA
DE VACINAÇÃO: 

Alvorada do Gurguéia, Anísio de Abreu, Antônio Almeida, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bertolínia, Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Caracol, Colônia do Gurguéia, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Gilbués, Guadalupe, Guaribas, Itaueira, Jerumenha, João Costa, Júlio Borges, Jurema, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nazária, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Pavussu, Porto Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, Santa Filomena, Santa Luz, São Braz do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, S. R. Nonato, Sebastião Barros, Sebastião Leal, Tamboril do Piauí, Uruçuí e Várzea Branca.

Sintomas - A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Na cidade, o vetor da febre amarela é o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a febre Chicungunha e o Vírus Zika. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Aedes aegypty ou mosquito-da-dengue, temível vetor da FEBRE AMARELA, Dengue, Chikungunya e Zika
Transmissão - A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é - principalmente - o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo que transmite a dengue). 

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

A vacinação contra a FEBRE AMARELA é uma das medidas de proteção individual que devem ser tomadas
Prevenção - Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário