sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Prefeito decreta situação de emergência no vale do Rio Taquara

Imagem: Iraciana LustosaA marca nas paredes mostra até onde chegou o nível das águas do Rio Taquara, na madrugada do dia 28/01 (quinta-feira)(Imagem:Iraciana Lustosa)
A marca nas paredes mostra até onde chegou o nível das águas do Rio Taquara, na madrugada do dia 28 (quinta)

Pelo menos 10 prefeitos do sul do Piauí decretaram Situação de Emergência por causa das enchentes. Eles alegam que as cidades estão isoladas e já desabastecidas de alimentos.

Aproximadamente 20 mil famílias foram desabrigadas ou tiveram as casas atingidas pela água das chuvas. Os decretos ainda não foram reconhecidos pela Secretaria Estadual de Defesa Civil. Porém, de acordo com Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, serão eleborados laudos de avarias e o planejamento de atendimento aos atingidas por enchentes nos últimos dias.

Os municípios de Curimatá, Júlio Borges, Pajeú, Santa Filomena e Wall Ferraz decretaram Situação de Emergência em decorrência de alagações e risco de desabamentos de casas.

Segundo o jornal DIÁRIO DO POVO, em sua edição desta sexta-feira (05), os decretos foram encaminhados à Defesa Civil para os laudos e as providências. Mas os prefeitos de Parnaguá, Dom Inocêncio, Canavieira, Queimada Nova e Betânia também pedem socorro ao Governo.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, Vitorino Tavares, dezenas de municípios em todo o Piauí estão sendo afetados pelas chuvas, e poderão decretar estado de Emergência.


Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)
Jornal Diário do Povo, edição desta sexta-feira (05),(Imagem:1)O Jornal Diário do Povo, na edição desta sexta-feira (5), anuncia o decreto de Santa Filomena e outros 9 municípios 

"O reconhecimento do estado de calamidade pela Defesa Civil do Estado ocorre logo após o desastre. Estamos visitando os municípios e inspecionando in loco para saber realmente qual a gravidade da situação. Esperamos a documentação enviada pelos municípios para adotar os procedimentos, para que seja reconhecida a situação de emergência ou calamidade pública", disse. O decreto de Situação de Emergência tem validade de 180 dias (6 meses) e visa dar celeridade à liberação de recursos para restabelecimento da situação nessas cidades.

Em alguns municípios a situação é dramática, com famílias desabrigadas e desalojadas, e a cidade, ilhada por conta das enchentes. Há pontes caídas e estradas cortadas. Uma comissão do Governo estará levantando a situação das pontes, estradas e adotando providências para socorrer mais de 20 mil famílias que foram afetadas. "Estamos acompanhando o atendimento dessas famílias nesses municípios. As equipes da Defesa Civil estão fazendo levantamento de danos e vendo a situação", informou o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaias.


Imagem: Iraciana LustosaTanto na localidade Várzea, como em todo o percurso do Rio, das Matas até Barra do Taquara, as roças foram inundadas(Imagem:Iraciana Lustosa)
Tanto no lugar Várzea, como em todo o percurso do Rio, das Matas até Barra do Taquara, roças foram inundadas

O secretário Hélio Isaias destacou ainda que o Governo do Piauí está ajudando os prefeitos na recuperação da infraestrutura e na remessa de alimentos para os municípios isoladas.

"Estamos buscando parcerias para resolver os problemas, inclusive as dificuldades de acesso. Estamos monitorando as barragens, açudes e de olho na meteorologia. Acompanhamos tudo isso atentamente, principalmente os reservatórios que estão cheios", adiantou Hélio Isaias.

No caso de Santa Filomena, cerca de 90 produtores ao longo do Vale do Taquara tiveram as plantações destruídas pela inédita cheia do Rio Taquara, dia 28/01. Alguns desses lavradores, não só viram lavouras e pastagens serem arrastadas pela enchente ou soterradas pela lama, mas também tiveram cercas arrancadas, criatórios de peixes destruídos e casas alagadas.

Em momento oportuno, o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) fez o que qualquer gestor sensato faria: recorrer à Defesa Civil, tentando amenizar a situação no Vale do Taquara.

Fonte: Jornal Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário