quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bunge Brasil anuncia para 11 de março a inauguração do Silo Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Unidade armazenadora da Bunge Brasil, instalada ao lado da PI-254, na Serra do Riachão, a 35 km de Santa Filomena

A Bunge Brasil está convidando empresários rurais e autoridades de Santa Filomena para a solenidade de inauguração do Silo Santa Filomena. O evento acontecerá no dia 11 de março de 2015 (quarta-feira), às 11h00, na BUNGE ALIMENTOS S/A, localizada na Serra Cabeceira do Riachão, ao lado da rodovia PI-254, distante 35 km da zona urbana de Santa Filomena.
 

A nova unidade da Bunge Alimentos foi construída em 14 meses, dispõe de uma grande área edificada, em terreno de 35 hectares, e deve gerar dezenas de empregos diretos e indiretos.
 

A capacidade total da unidade de Santa Filomena é de 77 mil toneladas de soja, sendo um silo metálico para 32 mil toneladas, e mais um silo bolsa, capaz de armazenar até 45 mil toneladas.

Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)Com capacidade de armazenar 77 mil toneladas de soja, unidade deve gerar centenas de empregos diretos/indiretos

Como haverá rotatividade, o volume anual de armazenamento da unidade equivale a mais ou menos 1,280 milhão sacas de 60 quilos, equivalente à produção de cerca de 26 mil hectares.
 
EMPRESA - A Bunge Alimentos é a principal empresa de agronegócio e alimentos no Brasil. 
Atuando há 110 anos, é líder na comercialização de grãos (sobretudo soja), na produção de farelos, no refino de óleos vegetais, na produção de margarinas, óleos e gorduras vegetais e na fabricação de farinhas de trigo e pré-misturas para a indústria de alimentação/panificação.
 

“A inauguração do Silo Santa Filomena é mais uma conquista, porque a melhor maneira de acreditar no Brasil é construir o futuro agora. Você é nosso convidado especial”, diz o convite da Bunge, enviado a empresários e autoridades, assinado pelo gestor territorial Valder Panta.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Kátia Abreu propõe criação de agência para o desenvolvimento do MAPITOBA

Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)Região do MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) deverá ganhar sua Agência de Desenvolvimento já em 2015

Com área de 414.381 quilômetros quadrados, formada pelos estados do Maranhão, Piauí Tocantins e Bahia, a região produtiva do MAPITOBA é considerada a nova fronteira agrícola do Brasil, por ter clima favorável, perfil dos produtores e por esse conglomerado de quatro Estados possuir terras que podem - legalmente - ser abertas para a produção de grãos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está propondo, baseado em estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a criação da Agência do Mapitoba. O projeto visa melhorar os gargalos logísticos da fronteira agrícola, conforme divulgou o site Norte Agropecuário, de responsabilidade do jornalista Cristiano Machado.

A idéia da agência, idealizada pela ministra Kátia Abreu (Agricultura), é criar mecanismos e ações que visem desenvolver a região do MAPITOBA, em termos de logística e infraestrutura.


Imagem: ReproduçãoKátia Abreu, minstra da Agricultura,(Imagem:Reprodução)Kátia Abreu, ministra da Agricultura, vem discutindo com outros ministros ações para melhorar infraestrutura da região

Líderes ruralistas, como o presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Julio César Busato, estão otimistas quanto à agilidade no processo da criação da agência que, baseada em estudos da Embrapa, visa melhorar os gargalos logísticos da fronteira agrícola.

A estimativa para este ano é de aumento de 7,90% na produção de grãos, ante 2014. Já a soma da área destinada aos grãos entre os quatro Estados deverá crescer 4,37% na safra 2014/2015 no comparativo com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares. A produção saltará de 18,107 milhões de toneladas para 19,539 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).


Imagem: José Bonifácio/GP1Lavoura de soja no município de Santa Filomena, (Imagem:José Bonifácio/GP1)Lavoura de soja no município de Santa Filomena, localizado no sudoeste do Piauí, distante 905 quilômetros de Teresina
 
Entre os quatro estados do MAPITOBA, a Bahia lidera o ranking de produção, com a maior área. A estimativa de produção é de 8,433 milhões de toneladas de grãos em meio a 3,246 milhões de hectares. O Tocantins, prevê a Conab, deve alcançar 3,671 milhões de toneladas na safra 2014/2015, uma elevação de 9,4%. No Maranhão 2,4% e no Piauí 8,8% de aumento.

GRÃOS - Soja é a principal cultura dos quatro Estados. A Bahia deverá ter uma produção de 3,979 milhões de toneladas, um aumento de 20,3% ante a safra 2013/2014. Já para o Piauí, a estimativa é de 1,766 milhões de toneladas (+18,6%). A produção do Maranhão deve crescer um pouco menos: 2,123 milhões (+16,4%); e Tocantins 2,335 milhões de toneladas (+13,5%).


Fonte: Norte Agropecuário

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quadra cheia, alegria, empolgação e segurança marcam o Carnaval 2015

Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)O Bloco BOMBA, com quase 400 participantes, mais uma vez mostrou sua organização no carnaval de Santa Filomena

Alegria, empolgação, eventos prestigiados pela comunidade, segurança e quadra lotada todas as noites marcaram os quatro dias de folia em Santa Filomena, cidade do sudoeste do Piauí.

Graças ao apoio incondicional do prefeito Esdras Avelino Filho e à determinação do secretário de Educação e organizador Pedro Eimard Maia de Sousa, que montou uma boa infraestrutura, compatível com a grandiosidade do evento, tivemos, em sua sétima edição, o maior carnaval de todos os tempos em Santa Filomena, com a máxima segurança aos foliões e familiares.
 
Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Nove bandas locais e regionais animaram os foliões na Quadra da Cidadania, em 4 bailes noturnos e em um vespertino

E não foi à toa que a cidade registrou expressivo número de visitantes, vindos de Teresina (PI), São Luis (MA), Brasília (DF), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gurupi (TO), por exemplo, mostrando que Santa Filomena se transformou em destino das pessoas que procuraram diversão com segurança e tranqüilidade. Poderemos ter grandes novidades para 2016!

Durante o feriadão, a rede hoteleira de Santa Filomena (Pousada Lá em Casa e Hotel Santo Antonio) alcançou uma ocupação de 100%, segundo levantamento do secretário Pedro Maia.

Imagem: DivulgaçãoBloco(Imagem:Divulgação)Bloco MI INTERNA NA KUARTA, com muita alegria, descontração e irreverência, em desfile nas ruas de Santa Filomena

Além da participação dos blocos carnavalescos BOMBA, MI INTERNA NA KUARTA e TÔ LISO, a programação do Carnaval de Santa Filomena, contou com o agito de shows populares com nove bandas locais e regionais, sendo uma matinê, e sorteio de valiosos brindes, diariamente.

O BOMBA, novamente, bem organizado. E o MI INTERNA NA KUARTA, nota 10 em animação.

Imagem: Divulgação1(Imagem:Divulgação)
2(Imagem:1)No final da tarde de terça (17), os blocos MI INTERNA NA KUARTA e BOMBA desfilaram pelas ruas de Santa Filomena

A Polícia Militar, comandada pelo Capitão Carlos, e os nove seguranças privados contratados pela Prefeitura de Santa Filomena mantiveram a ordem na área do evento. Profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde ficaram de plantão nos quatro dias de Carnaval, para, a qualquer hora, dar atendimento aos foliões que necessitassem de auxílio.

O Portal GP1/Blog do José Bonifácio parabeniza a todos(as) que curtiram a programação diversificada do Carnaval 2015, oferecida pela Prefeitura de Santa Filomena; também a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, que trabalhou diuturnamente na cobertura dos quatro dias de folia; a Polícia Militar e o Conselho Tutelar; e os servidores municipais que se envolveram na organização (Educação, Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Transporte e Finanças).


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Carnaval de Santa Filomena reuniu cerca de 3 mil pessoas na primeira noite

Imagem: Pedro Maia1(Imagem:Pedro Maia)O secretário de educação e organizador do evento, Pedro Maia, estima que quase 3 mil pessoas foram à primeira noite

Cerca de três mil pessoas compareceram ao baile da noite de ontem, sábado (14), primeiro dia do Carnaval 2015 em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, distante 905 km de Teresina. O cálculo é do secretário de Educação e organizador do evento, Pedro Eimard Maia de Sousa.

A festa começou às 21h30, na Quadra da Cidadania, com a apresentação da Banda Mania Show, de Monte Alegre (PI), que mostrou ter qualidade para já se firmar entre as melhores da região. O grupo tocou até depois da meia noite e agradou aos milhares de foliões presentes na arena, bem como a outros milhares que acompanhavam pela Rádio Rio Taquara FM.


Imagem: Ronald Báccaro2(Imagem:Pedro Maia)A swingueira e a percussão da banda baiana Bacanaê foram a grande atração da noite, fazendo 'carnaval pé no chão'

Depois foi a vez da Banda Bacanaê, de Itaberaba (BA), cidade distante 265 km de Salvador. Por ser quase da capital baiana, composta por 20 integrantes, e bem ao estilo Chiclete com Banana, seu swing e percussão fizeram o que se pode chamar de um 'carnaval pé no chão'.

Os blocos MI INTERNA NA KUARTA e BOMBA, juntos a outros milhares de foliões, fizeram a alegria na arena da Quadra Poliesportiva João Sobreira Lima, a popular Quadra da Cidadania.


Imagem: Pedro Maia3(Imagem:Pedro Maia)Integrantes dos blocos MI INTERNA NA KUARTA e BOMBA, entre outros milhares de foliões, fizeram uma grande festa

Lá por volta das 3 da manhã, o secretário Pedro Maia sorteou e contemplou uma senhora moradora do Residencial Boa Esperança I, na cidade de Santa Filomena, com uma moto Shirenay JET, em nome da Prefeitura de Santa Filomena e do gestor Esdras Avelino Filho.

Outra moto Shirenay XY150GY será sorteada na terça-feira, 17. Para concorrer ao sorteio da segunda moto, o folião deverá comparecer às três últimas noites (domingo, segunda e terça).

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Esta moto Shirenay XY150GY será sorteada na terça (17); para concorrer, o folião deve participar das 3 últimas noites

E hoje teremos uma das maiores atrações do Carnaval 2015; a banda Pelotão 69 (A Voz do Comando), de Barreiras (BA), com o melhor do swing, conhecido como "pagode baiano". Na segunda (16), bandas EMOÇÕES (Corrente/PI) e TETEZINHO (Corrente/PI) e, finalmente na
terça (17), ATRAÇÃO (Alto Parnaíba/MA) e JOGADA DO BECKO (Remanso/BA).

Segurança Máxima - A polícia militar, comandada pelo Cap. Carlos, realiza elogiável trabalho preventivo. Além dele, outros 6 (seis) PM’s fazem a segurança, juntamente com mais 9 (nove) seguranças privados, contratados pela Comissão Organizadora do Carnaval. Eles monitoram, ainda, 8 (oito) câmeras de segurança, distribuídas estrategicamente na quadra e no entorno.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

Banda Pelotão 69 será a grande atração do carnaval em Santa Filomena (PI)

Imagem: DivulgaçãoBanda Pelotão 69,(Imagem:Divulgação)Banda Pelotão 69, de Barreiras/BA, se apresentará domingo (15) e será uma das grandes atrações do Carnaval 2015

Assim como nos seis anos anteriores, em 2015 os foliões filomenenses não terão motivos pra sair da cidade e ir brincar o carnaval em outros locais, pois o carnaval de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, animado por bandas locais e regionais, será o melhor de todos os tempos.

Além do Zé Pereira, que pela segunda vez reuniu foliões dos blocos “MI INTERNA NA KUARTA” e “BOMBA”, a prefeitura municipal de Santa Filomena realizará na Quadra da Cidadania mais 4 (quatro) dias de muita animação, de hoje à noite, sábado (14), até terça-feira, dia 17.


2(Imagem:1)

Uma das maiores atrações do Carnaval 2015 será o show com a banda Pelotão 69 (A Voz do Comando), de Barreiras (BA), com o melhor da swingueira, conhecida como "pagode baiano".

Hoje, sábado o baile carnavalesco estará sendo animado pelas bandas Mania Show, de Monte Alegre (PI), e Bacanaê, de Itaberaba (BA), que promete fazer um “carnaval pé no chão” na arena da Quadra Poliesportiva João Sobreira Lima, a conhecida “Quadra da Cidadania”.

Dentro da Quadra da Cidadania, onze bares estarão à disposição dos foliões, distribuídas nas duas laterais. Por razões de segurança, não será permitida a venda de bebidas em garrafas.
 
Imagem: Silvio Kênio1(Imagem:Silvio Kênio)

A Rádio Comunitária Rio Taquara FM estará fazendo ampla cobertura do Carnaval 2015 em Santa Filomena, com entrevistas descontraídas e transmissões dos bailes, direto da Quadra da Cidadania e das concentrações dos Blocos BOMBA, MI INTERNA NA KUARTA e TÔ LISO.

Se você está distante de Santa Filomena, e quer saber o que se passa no Carnaval 2015, é só acessar a Rádio Comunitária Rio Taquara FM, em um dos sites: Blog Cerrados, BPI FM, Blog do José Bonifácio, Blog do Carlos Biah, Mistura Total e Blog do Smith Rosa.

NOVE BANDAS – Segundo a Comissão Organizadora, três bandas locais (Atração, Canto da Terra e Desejo) e seis regionais estarão animando o Carnaval, com a seguinte programação:

Sábado, dia 14: MANIA SHOW (Monte Alegre/PI) e BACANAÊ (Itaberaba/BA);
Domingo, dia 15: FORRÓ DESEJO (Alto Parnaíba/MA) e PELOTÃO 69 (Barreiras/BA);
Segunda, dia 16: EMOÇÕES (Corrente/PI) e TETEZINHO & BANDA (Corrente/PI).
Terça, dia 17: ATRAÇÃO (Alto Parnaíba/MA) e JOGADA DO BECKO (Remanso/BA).


2(Imagem:1)

SHOW DE PRÊMIOS
- Nas seis últimas edições do carnaval filomenense, além das dezenas de prêmios distribuídos entre os foliões, as motos foram o grande atrativo, sempre sorteada na última noite, entre aqueles que haviam comparecido aos quatro bailes carnavalescos.

Agora em 2015, a primeira moto (modelo Biz) será sorteada hoje, sábado (14), enquanto que o sorteio da moto de 150 cilindradas ocorrerá na madrugada da quarta-feira de cinzas, dia 18.

Para concorrer ao sorteio da última moto, o folião deverá comparecer às três últimas noites (domingo, segunda-feira e terça-feira). Também haverá o sorteio de outros valiosos prêmios, incluindo: televisores, geladeiras, tanquinhos, máquinas de lavar, fogões e muito mais.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prefeitura atualiza e reajusta em 13,01% o piso salarial do magistério

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Projeto de Lei nº 07/2015, de 29/01/2015, estabelece que o piso do professor do ensino fundamental é de R$ 1.917,78

O prefeito de Santa Filomena (PI), senhor Esdras Avelino Filho (PTB), enviou à apreciação da Câmara Municipal a MENSAGEM Nº 07/2015, destinado a atualizar em 13,01% o Piso Salarial dos Professores, em cumprimento ao artigo 75 da Constituição Federal e à Lei Orgânica.

A matéria em apreciação no Legislativo de Santa Filomena, Estado do Piauí, é o instrumento que possibilita que o município possa acompanhar o reajuste de 13,01% (treze vírgula um por cento), concedendo o que determina a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica municipal, regulamentando uma disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

“Por fim, lembro ainda, que este instrumento apenas atualiza o Anexo II da Lei Municipal nº 027, de 05 de setembro de 2011, que assim dispõe em seu artigo 27: Vencimento é a retribuição pecuniária devida ao membro do magistério pelo exercício do cargo efetivo correspondente à classe e nível do ocupante do cargo, na forma especificada do Anexo II, desta Lei”, conclui a mensagem do prefeito de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.



2(Imagem:1)

Entretanto, o artigo 2º do Projeto de Lei nº 07/2015, de 29/01/2015, esclarece que “os efeitos financeiros desta Lei retroagem a 1º de janeiro de 2015, sendo as diferenças decorrentes da atualização pagas até o mês de junho de 2015, conforme a disponibilidade de recursos”.

De acordo com a nova tabela salarial, o piso salarial do professor (40 horas/Classe I) passou a ser de R$ 1.917,78 (Hum Mil, Novecentos e Dezessete Reais e Setenta e Oito Centavos).

Já o teto salarial do profissional do magistério público da educação básica (40 horas/Classe VII) ficou em R$ 4.701,88 (Quatro Mil, Setecentos e Hum Reais e Oitenta e Oito Centavos).

Ressalte-se que o piso salarial dos docentes da educação básica é de R$ 1.917,78 para a jornada de trabalho de 40 horas e de R$ 958,89 para a jornada de trabalho de 20 horas.