sábado, 5 de dezembro de 2015

Piauí enfrenta o quinto ano seguido de seca, mas continua desperdiçando água

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Mesmo enfrentando o quinto ano seguido de seca, o Piauí se dá ao luxo de desperdiçar milhões de litros de água por dia 

Em 31 de julho de 2015 a Justiça Federal determinou que o Governo Federal, o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA) adotem providências para a elaboração de um plano que solucione o problema dos poços jorrantes no sul do Piauí. Na decisão, a juíza Marina Rocha Cavalcanti deu um prazo de quatro meses para que o projeto da Adutora do Sertão do Piauí seja feito e estabeleceu multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

Passados mais de 04 meses, não há no local nenhuma sinalização de que algo esteja sendo feito objetivando a solução do impasse, nem mesmo em relação a tal “Adutora do Sertão”.
Conforme constatamos na tarde da última quinta-feira (03), o Poço Violeta continua jorrando a uma altura de mais ou menos 20 metros (na década de 70 chegava a quase 60 metros).


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
As imagens são dignas de cartão-postal, com jatos de água brotando com uma força imensa, superiores a 20 m de altura 

Mais de mil municípios do Nordeste brasileiro estão em situação de emergência por causa da seca. No Piauí, são mais de 150. Mesmo assim, milhões de litros de água se desperdiçam todos os dias. Somente no Poço Violeta são cerca de 700.000 litros/hora, ou 16,8 milhões/dia.

Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Mas a água que jorra não é aproveitada com nada. O pior é que o desperdício pode estar rebaixando o Aquífero Urucuia 

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), já existe um projeto, aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, que prevê o aproveitamento da reserva subterrânea do Aquífero Urucuia, no Vale do Gurguéia. A água seria canalizada e distribuída para 51 municípios da região mais atingida pela seca no Piauí. O que não se sabe é se essa idéia vais sair do papel.

Enquanto isso, o Violeta e outros 400 poços, que há quase 40 anos jorram água todos os dias, sem parar, podem estar contribuindo para o rebaixamento do Aquífero Urucuia, manancial subterrâneo que se estende por 76.000 km2, do sul do Piauí ao noroeste de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário