sábado, 12 de setembro de 2015

Escolas promovem 'Noite Cultural' e resgatam a história de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Noite Cultural promovida pelas Escolas Estaduais deram um "show" de informações sobre a história de Santa Filomena

Fazendo parte das festividades em comemoração ao 150º Aniversário de Fundação do Município de Santa Filomena, ocorrido em 25 de Agosto de 2015, as escolas estaduais Professor Lourenço Filho, Educandário São José e Professora Delfina Sobreira Queiroz promoveram na última sexta-feira (11), uma NOITE CULTURAL na Praça Barão de Paraim.

O objetivo da Noite Cultural foi resgatar a história da colonização do Município de Santa Filomena, através de vídeos produzidos por alunos, em entrevistas com os historiadores Armando Dourado e Dulfe Lustosa Nogueira, além da espanhola Carmem Espinar Gual Avelino, radicada na cidade desde os anos 1950/60, que falou sobre o Padre Guilherme.

Contou ainda com o apoio do ambientalista Gilberto Lustosa de Matos, que esteve com uma comitiva de alunos na Caverna do Lourenço, sítio arquelógico situado a 20 quilômetros da cidade de Santa Filomena, que abriga grande porção de pinturas e inscrições rupestres.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Dupla de alunos apresentando o "telejornal", mostrando imagens e entrevistas em um telão, instalado ao lado da Igreja

Embora o Tenente Coronel José Lustosa da Cunha (Barão de Santa Filomena) tenha se tornado o mais importante incentivador do progresso local e líder maior da comunidade até a sua morte, ocorrida em 12 de abril de 1901 (pouco antes de completar 74 anos), documentos comprovam que o maior responsável pela fundação do povoamento de Santa Filomena foi o Capitão José Antonio Barreiras de Macedo, quem identificou a região como sendo uma Terra muito rica, com pastagens naturais e água em abundância, propícia à criação de gado.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
1(Imagem:1)Diversas pessoas prestigiaram a Noite Cultural promovida pelas escolas estaduais, realizada na Praça Barão de Paraim

É importante ressaltar que a povoação iniciada por José Antonio Barreiras de Macedo se transformou em Vila em 25 de Agosto de 1865, pela Resolução Provincial nº 586. Apesar da revogação da Resolução em 1871, a resolução anterior foi restaurada por meio da Resolução nº 811, de 7 de Agosto de 1873, sob pressão dos moradores junto ao presidente da Província, Manoel do Rego Barros Sousa Leão. Mas a data 25 de Agosto de 1865 permanece como sendo a oficial, por ter sido a primeira decisão a instituir o desmembramento de Parnaguá.

Também foi mencionada a contribuição do Padre Guilherme Hanhoster, alemão, que recebeu a Paróquia de Santa Filomena em 18 de março de 1944, ficando até 1966. Padre Guilherme foi quem fundou a primeira escola primária da cidade, ao lado da Casa Paroquial.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Parabéns aos diretores, professores e alunos das escolas Lourenço Filho, Educandário São José e Delfina S. Queiroz

O evento cultural, idealizado e organizado pelos professores Saulo Pinheiro Nogueira, José Dourado Farias, Patrícia Alves, Osiana Sena e Inácia Lustosa Nogueira, dentre outros, teve sim a participação de todos os professores e alunos das três escolas da Rede Estadual.

O Portal GP1/Blog do José Bonifácio cumprimenta e parabeniza a todos que estiveram envolvidos na NOITE CULTURAL. A importância dos eventos culturais não é pequena: a cultura pode transformar seus frequentadores e contribuir para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário