domingo, 26 de abril de 2015

Santa Filomena conclui Plano Municipal de Educação (PME 2015/2024)

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Cerca de 40 pessoas, dentre educadores e convidados, participaram da última etapa do Plano Municipal de Educação

Com o objetivo de trazer novas discussões e ao mesmo tempo realizar estudos, a Secretaria de Educação de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, realizou sábado passado (25), na Escola Municipal Primavera, a última Plenária do Plano Municipal de Educação (PME).

O encontro teve a presença só de convidados e de educadores das escolas municipais, tendo em vista que os colégios da Rede Estadual não mandaram representantes, assim como as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, embora tenham sido convidadas.

O secretário municipal de Educação, professor Pedro Eimard Maia de Sousa, coordenou a plenária. Os educadores analisaram e debateram as metas do texto base do PME 2015/2024.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)A programação teve início às 8h e se estendeu até por volta das 15h, com apresentação dos trabalhos pelos  5 grupos
 
A programação iniciou às 8h e se estendeu até por volta das 15h. O encontro contou com palestras, grupos de trabalho e a apresentação do Plano Municipal de Educação (PME).

Foram 5 (cinco) os eixos trabalhados: Educação Infantil e Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação Profissional e Superior; Inclusão, Diversidade e EJA (Educação de Jovens e Adultos); Valorização dos Profissionais da Educação; e Gestão e Financiamento.

Também esteve presente o vereador José Bonifácio Bezerra, representando o Legislativo de Santa Filomena, além dos conselheiros tutelares Jane Rodrigues, Lúcia Farias e Rosendo Pereira. O evento foi fundamental para o encaminhamento do PME, que segue para aprovação na Câmara de Vereadores e sanção do prefeito Esdras Avelino Filho.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)MAIA:   "Seremos os responsáveis pelo que vier a acontecer na Educação de Santa Filomena pelos próximos 10 anos"

“Seremos os responsáveis pelo que vier a ocorrer na Educação de Santa Filomena durante os próximos 10 anos", avaliou o secretário de Educação, senhor Pedro Eimard. Segundo ele, o documento final do encontro será de extrema necessidade para o desenvolvimento da educação no município, pois foi elaborado por pessoas que atuam na área.

É como comparar o PME a uma bússola, que irá definir o caminho a ser seguido por 10 anos.

De fato, a elaboração do Plano Municipal de Educação viabiliza o planejamento conjunto entre os governos (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade. Com base cientifica e utilização de recursos previsíveis, o mencionado planejamento deverá responder às necessidades sociais.

Com isso, os educadores assumiram um compromisso com a conclusão do plano decenal e, ao mesmo tempo, garantiram a identidade do município de Santa Filomena. Afinal de contas, a educação é a única ferramenta que modifica o mundo e nos dá a chance de sermos iguais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário